FCE Cosmetique 2016: Novas tecnologias para a qualidade de vida

Prévia: Cosméticos e farmacêuticos divulgam novas tecnologias para ampliar qualidade de vida

A esperança de concretização de um bom volume de negócios, demonstrando que há fôlego para driblar o ciclo recessivo da economia nacional, dita o rumo da 21ª edição da FCE Cosmetique – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética e da FCE Pharma – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica.

Os dois eventos ocorrem simultaneamente, de 10 a 12 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e contam com grandes players do mercado e a apresentação de inovações em toda a cadeia produtiva, desde insumos até embalagens.

Ocupando praticamente quase todo o pavilhão do Transamérica, 500 marcas estarão em exposição. Esse é um indicador de que esses eventos se mantêm e se fortalecem como vitrines dos respectivos setores.

“Nesse momento de crise, em que as empresas estão reavaliando investimentos, as feiras de negócios despontam como um valor estratégico e crescente”, afirma Laura Snitovsky, gerente de desenvolvimento da NürnbergMesse Brasil.

A expectativa dos organizadores é que 13 mil profissionais, em sua maioria tomadores de decisão, fornecedores e revendedores, circulem nos três dias de eventos das principais plataformas de negócios dos dois setores na América Latina.

Em uma evidência do potencial do mercado brasileiro, 84 marcas estrangeiras, ainda não presentes no país, participam da exposição.

Química e Derivados, Laura: em momento de crise, feira tem valor estratégico
Laura: em momento de crise, feira tem valor estratégico

Congresso – De acordo com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), o 29º Congresso Brasileiro de Cosmetologia aborda “o que há de mais atual no mercado cosmético em termos de pesquisas, tecnologias e tendências, com palestras apresentadas por pesquisadores, academia e empresas”.

A proposta está calcada na diversidade de temas e no alto nível de conteúdo científico. A cerimônia de abertura acontece às 8h30 do dia 10.

No primeiro dia haverá debate, no Fórum de Repelentes, sobre as epidemias das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, com abordagens sobre o aspecto regulatório dessa categoria de cosméticos.

Majella Lane, da Universidade de Londres e também diretora da UCL Skin Research Group, dissertará sobre “Desenho racional da formulação”, às 12h20. O brasileiro Michel Alcorofado, proprietário da Consumoteca, desenvolverá o tema “Um novo olhar sobre o consumo”, às 14h.

No dia 11, Renato Meirelles, do Data Popular, falará sobre o consumo das classes C, D e E, às 9h. Gustavo de Campos Dieamant, do Grupo Boticário, discorrerá sobre o ambiente de criatividade no desenvolvimento de um cosmético. No dia 12, María Luisa Pérez, da Universidade Autónoma Metropolitana, do México, tratará de

“Neurociência e o papel social do cosmético”. A palestra apresentará o uso da “cosmética social” como ferramenta de autoestima para crianças e jovens em processo de adoção.

Esse último dia também receberá, entre outros palestrantes, Bernard Fink, PhD em Antropologia da Universidade de Göttingen, Alemanha. O especialista falará às 16h10 sobre “O que é a beleza? Perspectivas de um cientista evolucionista”.

O Congresso faz parte do Circuito do Conhecimento e Inovação, projeto que integra diferentes atividades oferecendo ao público um ambiente único de interação, negócios e conhecimento.

Dentro desse circuito também estão a Arena do Conhecimento, um auditório aberto ao público que apresenta palestras voltadas à inovação, tendências e lançamentos e que já conta com diversas novas parcerias para a geração de conteúdo qualificado, e o FCE Showcase.

A Arena do Conhecimento discutirá importantes temas, como “Inovações em embalagens de protetor solar”. A palestrante Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens e da Consultoria FuturePack, apresentará as tendências de consumo mundiais com destaque para a higiene pessoal.

O prof. Cleber Barros, pesquisador e especialista em desenvolvimento cosmético e cosmetologia, desenvolverá o assunto “Como inovar utilizando tendências mundiais da cosmetologia em suas formulações”.

Daniel Castro, gerente regional da BTSA Brasil, também estará no espaço promovendo discussões sobre “Cosméticos naturais e sua demanda por eficiência” e “Biotecnologia e a indústria de cosméticos verdes”.

A psicóloga e professional coach Cilene Moreno, e a consultora de imagem Márcia Malheiros, da Linus, também participarão discutindo temas relacionados ao perfil comportamental e marketing pessoal.

A Arena do Conhecimento contará ainda com palestras da analista de beleza global e cuidados pessoais Emmanuelle Moeglin.

A especialista inglesa apresentará a palestra “Experience is all”, abordando a experiência sensorial e a conexão entre produto e usuário, no dia 11. No dia seguinte, ela será ministrará a palestra “Good enough to eat”, sobre ingredientes naturais.

O espaço também contará com palestras de especialistas de empresas como a Vult Cosmética, que apresentará o seu case de sucesso, além de Cosmotec, Univar Brasil, Instituto de Embalagem e Associação Brasileira de Embalagem (Abre), entre outras.

Completando as atividades, há também a área de trabalhos científicos em formato de E-pôsteres, a Estação ExSenses – uma estação sensorial que, por meio de demonstrações, tratará de temas como pigmentação, matérias-primas com modificação sensorial e fragrâncias –, e o FCE Innovation Area, uma iniciativa em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) Mantiqueira – um arranjo de NITs das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, ligado à Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do governo federal.

Química e Derivados, Lígia: Pharma é o primeiro encontro do ano na região
Lígia: Pharma é o primeiro encontro do ano na região

“Há mais de 20 anos a FCE Cosmetique se destaca por ser a porta da entrada dos lançamentos e tendências para o setor cosmético. É o primeiro evento no calendário da América Latina, organizado logo após os eventos internacionais”, comenta Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil.

Indústria farmacêutica – O Brasil está posicionado entre os seis maiores mercados farmacêuticos do mundo e as projeções apontam para um avanço de duas posições no ranking até 2018, segundo dados da IMS Health.

Deve ficar atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), houve uma movimentação estimada de R$ 132,15 bilhões, em 2015.

A 21ª FCE Pharma receberá mais uma Rodada de Negócios Apex-Brasil/Abiquifi. A iniciativa contará com oito empresas compradoras provenientes da África e dos países árabes.

O evento receberá também, pela primeira vez, a International Pharmaceutical Technology Conference, conferência desenvolvida em parceria com a International Association for Pharmaceutical Technology (APV).

“A estreia da International Pharmaceutical Technology Conference na FCE Pharma coincide com o nosso objetivo de criar um espaço ideal para compartilhar experiências, networking, gerar discussões sobre o setor e incentivar à produção e troca de conteúdo”, comenta Ligia Amorim.

Três macrotemas direcionarão as palestras, com novidades tanto para cientistas novos no mercado quanto para pesquisadores farmacêuticos experientes nos setores de pesquisa & desenvolvimento, controle de qualidade, garantia de qualidade e produção.

“A International Pharmaceutical Technology Conference receberá renomados especialistas da indústria, instituições acadêmicas e autoridades (Anvisa) em um momento em que a indústria farmacêutica está migrando de um perfil de produção majoritariamente genérico para a produção de originais”, comenta Martin Bornhöft, diretor administrativo da APV.

No dia 10 de maio, primeiro dia da conferência, as palestras contemplarão pré-formulação básica e pré-formulação aplicada e tradução em escala.

No dia seguinte, o tema Aprimoramento de solubilidade será debatido e detalhando o panorama das diferentes tecnologias favoráveis para melhorar a taxa de dissolução e biodisponibilidade de medicamentos pouco solúveis. Já no dia 12 de maio, o assunto será o Lançamento de drogas in vitro e teste de dissolução.

Especialistas como o prof. dr. Guy van den Mooter, da Universidade de Leuven (KU Leuven, Bélgica); Maico de Menezes, industrial farmacêutico da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), especialista em pré-formulação e mestre em ciência da Universidade Estadual de Campinas; e Geert Verreck, da Janssen R&D, uma divisão de Janssen Pharmaceutica N.V., estarão presentes.

O último dia terá a palestra, entre outros, da profa. dra. Sandra Klein, do departamento de farmácia do Instituto de Biofarmacêutica e Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Greifswald, Alemanha: “Aspectos fisiológicos relevantes para a absorção de medicamentos por via oral”.

A 21ª edição da FCE Pharma, ocorre paralelamente à 3ª Powtech Brasil, que contará com o espaço ampliado. Esse evento terá, pela primeira vez, uma área de exposição com as principais ferramentas, tecnologias e tendências mundiais.

O evento abrange todo o segmento de processamento e manuseio de pós e sólidos a granel e tecnologias para a fabricação de medicamentos sólidos, semissólidos e líquidos, englobando os setores farmacêutico, cosmético, alimentício e químico, entre outros.

O auditório exclusivo contará com uma grade completa de palestras gratuitas apresentadas por renomados profissionais. Em cada um dos três dias de evento serão abordados diferentes macrotemas. O primeiro dia será sobre estudos analíticos e tecnologias analíticas; no segundo dia, o desenvolvimento de produtos e tecnologias de processo; e o terceiro dia será destinado à nanotecnologia e à inovação.

Exposição – A quantiQ apresenta na FCE Cosmetique o conceito Seasonality Beauty, que tem as estações climáticas como guia para a elaboração de cosméticos para pele e cabelos. Apesar de ainda pouco divulgada no Brasil, a procura por produtos que aliem beleza e saúde é uma tendência mundial.

“A quantiQ tem grande preocupação em atrelar tendências globais aos desejos de seus clientes e consumidores. Sabe-se que o consumidor nota mudanças em sua pele e cabelos sob determinadas condições climáticas e, por esta razão, a empresa desenvolveu uma temática aliada às estratégias de marketing, novas soluções e oportunidades para o mercado cosmético”, declara Mônica Batistela, coordenadora de marketing técnico – cosméticos.

“Buscamos conhecer mais profundamente todas as reações fisiológicas que ocorrem com a pele e cabelos nas diferentes estações e, em contrapartida, desenvolvemos soluções com nossas matérias-primas especialmente selecionadas para diversos tratamentos para cuidados com a pele e cabelos”, observa Mônica.

No inverno, por exemplo, quando a umidade é menor e as temperaturas são mais baixas, normalmente as pessoas tomam banho mais quente, que remove a camada de proteção natural da pele e cabelo, causando incômodos, como ressecamento, descamação e irritação.

“A partir do Seasonality Beauty foi possível identificar uma série de oportunidades de mercado. Com isso, se tornou possível introduzir novas cores e aromas, mas ir além com tratamentos específicos para cada estação do ano, considerando os impactos impostos por mudanças climáticas. Embora seja um conceito novo, este é um desejo que já identificamos no mercado há algum tempo e que tem evoluído”, explica Monica.

Ela informa que foram desenvolvidos especialmente para a feira 13 protótipos de produtos com formulações específicas para cada estação do ano e seus impactos. Entre eles, sabonetes para o outono, máscaras capilares para o inverno, filtro solar para o verão e cremes para a primavera.

Diante do crescimento da população da terceira idade, a Nanovetores, que utiliza de nanotecnologia em seus ativos, está lançando um hidratante especial para peles maduras, o Nano Mature Skin. A francesa Silab divulga outro ativo inovador, o Mitokinyl, um ingredientge rico em glicomananas obtidas da levedura Pichia heedii, que protege as peles fragilizadas pelo estresse do meio urbano.

A Química Anastácio expõe uma linha de ingredientes ativos e substitutos “verdes” e ativos a base de algas azuis, cultivadas em um processo 100% sustentável.

Outra novidade é a linha de polímeros acrílicos para auxiliar na estabilidade e suspensão em sabonetes líquidos e xampus, resultando em melhor desempenho em relação aos produtos encontrados no mercado, além de sua tradicional linha de produtos, com destaque aos surfactantes, ésteres, glicerinas, álcoois graxos, óleos minerais, filtros solares e ceras naturais.

Com muita cor em seu estande, a Cosmotec tem como novidade o gel capilar tonalizante. Com tonalidades suaves de rosa, roxo e azul, ele permite a personalização da cor dos cabelos de forma fácil e prática. Outro lançamento é o Melting Make-Up Remover, um demaquilante sólido com tecnologia inovadora que se funde com o calor da face, promovendo limpeza instantânea sem irritação da pele.

A BTSA participa com o antioxidante e a vitamina E 100% naturais. Eles protegem as formulações cosméticas contra a oxidação, preservam os ingredientes ativos e garantem maior durabilidade de loções, óleos essenciais e outros produtos cosméticos, sem afetar a cor ou o odor do produto final

Referência mundial em especialidades químicas, a Evonik participa da FCE Pharma apresentando produtos e serviços inovadores, tendências e novos conceitos de marketing focados nas áreas farmacêutica e alimentícia. A sua plataforma de produtos e serviços inclui o desenvolvimento de formulações, sistemas de liberação controlada oral e injetável, síntese de ativos farmacêuticos e scale-up.

Destaque para os polímeros Eudragit, excipientes presentes na indústria farmacêutica há mais de 60 anos e que estão disponíveis na forma de suspensões aquosas, grânulos e pós, e se caracterizam pela versatilidade em atuar na liberação imediata de fármacos ou liberação controlada, mediada por pH ou por tempo.

O Eudragit Epo ReadyMix foi desenvolvido para agilizar o processo de preparo de suspensões de revestimentos para comprimidos que necessitam de proteção contra umidade e mascaramento de sabor e odor. A linha de detergentes Chematic é indicada para a limpeza de equipamentos após processos de revestimentos com Eudragit insolúveis (RL e RS) e pH dependentes (L 100, L 100-55, L 30 D-55 e Acryl-EZE). Já o PlasAcryl é um sistema desenvolvido para tornar mais simples e rápido o preparo de suspensões e aplicação de revestimentos gastroresistentes.

As marcas Aerosil e Aeroperl – excipientes essenciais utilizados como agente de deslizamento e carreamento de ativos farmacêuticos – também farão parte das soluções apresentadas pela Evonik durante o evento.

“Com nosso portfólio de produtos e serviços, entregamos ao mercado soluções customizadas de formulação e de liberação modificada de princípios ativos”, destaca Luís Roberto Cardoso, diretor para a América Latina de Health Care, Nutrition & Care, da Evonik.

Atuante na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes, a Veolia Water Technologies divulga soluções para tratamento de água, como a modular Polaris que tem produtos de destilação para a produção de água altamente purificada para fabricação de injetáveis, o que aperfeiçoa a fabricação de produtos e os custos de operação, eliminando falhas no processo e fornecendo uma solução confiável para atender as necessidades WFI.

A empresa informa que, com altas capacidades e uma gama de modelos disponíveis, as soluções Polaris são projetadas de acordo com as diretrizes GAMP, cGMP, ISPE e FDA e atendem as especificações de qualidade de produto de todas as principais normas do mundo, incluindo a USP e Ph Eur.

O SDI Pharma UF é um equipamento que produz água PW associando duas tecnologias: a troca iônica e a ultrafiltração, oferecendo água de excelente qualidade microbiológica e com um rejeito 25% inferior comparado ao de uma osmose reversa.

O ultrapurificador de água Purelab Flex é um sistema modular flexível que pode ser configurado para fornecer a qualidade da água purificada necessária para diversas aplicações e constantemente monitorada até o ponto de distribuição.

Já o ultrapurificador de água Purelab Option foi desenvolvido para gerar água ultrapura sem a necessidade de uma alimentação pré-purificada. O equipamento pode produzir até 15 litros por hora de água com 18,2 MΩ.cm, a partir de água potável.

Química e Derivados, Polímeros atuam como excipientes farmacêuticos versáteis
Polímeros atuam como excipientes farmacêuticos versáteis

O Purelab Ultra é considerado ideal para aplicações críticas, como técnicas de ICP-MS e análises moleculares que exijam a melhor pureza de água. Este sistema oferece o mais alto nível de água ultrapura, que permite a obtenção de resultados exatos.

O Centra 200 é um sistema de purificação integrado de armazenagem e distribuição de água tipos I, II e III. Com capacidade de distribuição de 10 a 38 litros de água por minuto, o Centra alimenta sistemas de lavagem, sistemas de purificação de água ultrapura e pontos de utilização a partir de uma única unidade central.

No estande da Lonza, os visitantes poderão conferir o WinKQCL: software que oferece soluções totalmente integradas para testes de quantificação, gerenciamento de dados e elaboração de relatórios. A Máquinas Neuberger apresenta a sua linha de maquinários de alta eficiência para fabricação de comprimidos. A Rotativa MN-25F, por exemplo, é capaz de produzir de 24 mil a 72 mil comprimidos por hora.

Ainda para auxiliar na produção de comprimidos, a Blanver lança o Solutab Croscarmelose Sódica, um superdesintegrante que também atua como auxiliar de dissolução. Outro destaque da FCE Pharma é a Tovani Benzaquen, que está lançando o Neo Zero Sódio, produto que substitui totalmente o sal.

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