Tratamento de Água

Fabricantes mantêm produtos atualizados – Bombas

Marcelo Fairbanks
7 de janeiro de 2019
    -(reset)+

    Automação e controle – A Netzsch avançou para adequar seus produtos aos conceitos de indústria 4.0. “A Alemanha está muito avançada nisso, a ideia é oferecer bombas inteligentes, sem onerar seu custo”, explicou Ferreira. Isso se faz com a inclusão de sensores e dispositivos inteligentes de comunicação, de modo a coletar e transmitir dados que permitam analisar a tendência de operação de cada bomba. “O próprio equipamento pode fazer essas análise, ou deixar que o ssitema central de controle da planta o faça.”

    Química e Derivados,Bombas de lóbulos Tornado da Netzsch

    Bombas de lóbulos Tornado da Netzsch

    Como informou, já existem protótipos em operação na Europa. A ideia é manter uma caixa de comando acoplada ao equipamento para permitir a comunicação com o cliente.

    Pugliese comentou que a KSB está atenta ao desenvolvimento e aplicação dos conceitos de indústria 4.0, tanto na sua linha de produção, quanto nos produtos entregues aos clientes. “Porém, é preciso ter clientes que atuem no mesmo conceito 4.0”, advertiu. Atualmente, já é oferecido aos clientes um sistema de controle avançado dos motores que acionam as bombas, buscando elevar ao máximo a eficiência energética durante a operação. “Muitos clientes estão prestando atenção ao consumo de eletricidade e recebem bem esse sistema”, comentou.

    A Omel acompanha o desenvolvimento de produtos para clientes interessados em aumentar a automação e o controle avançado de processos. “Colocamos acionador eletromagnético e transmissores de dados nos conjuntos, usando produtos de terceiros, compatíveis com o sistema dos clientes”, explicou Vallo. Embora essa modificação não tenha exigido alterações importantes nas bombas, foi preciso adquirir novas competências na produção.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *