Química

Expositores atualizam opções tecnológicas para o setor – Abrafati

Antonio C. Santomauro
27 de dezembro de 2019
    -(reset)+

    Cura UV e linha automotiva – Novos fotoiniciadores foram apresentados pela Quiminutri: entre eles, produtos da linha Omnirad para cura UV por LED, tecnologia em fase crescimento. “Temos também os produtos da linha Omnipol, que resultam em tintas com baixíssima migração, importantes para aplicações como embalagens de alimentos”, observou Maurício Locatelli, vice-presidente para América do Sul da Quiminutri, que mostrou ainda um aditivo que evita a fixação de pichações nas superfícies e resinas para sistemas base água que, por meio de modificação química, combinam as vantagens da resina acrílica e monômeros de silicone.

    Também para cura UV, a BRChemical chamava a atenção para suas linhas de radiômetros Profiler e de radiômetros para sistemas LED, além de pastas pigmentárias e aditivos (para esse mercado fornece também fotoiniciadores, monômeros e oligômeros). Para outras aplicações, a BRChemical disponibiliza dispersões de pigmentos para base água, dispersões PU, copolímeros acrílicos para madeira, emulsões hidrofóbicas, pigmentos orgânicos e perolados, entre outros itens. “Nesse caso, destacamos dispersões de pigmentos para sistemas base água e pigmentos especiais”, afirmou o diretor Sérgio Medeiros.

    A SQ Química divulgou sua atual presença em outros mercados além da cura UV, no qual teve origem e que ainda gera 40% de seus negócios. “Estamos lançando novos insumos para a indústria automotiva, entre eles, promotores de aderência à base de poliolefina clorada, indicada especialmente para polipropileno, e silanos para plásticos e metais em geral; copolímeros de cera base PE-EVA, excelentes orientadores de pigmentos metálicos; e CAB (aceto butirato de celulose), um ótimo estabilizante para OEM e repintura”, detalhou a diretora comercial Janaina Souza.

    O nome adotado no início deste ano (era Search Química) também foi enfatizado pela SQ, que além de produtos para cura UV agora fornece antiespumantes, nivelantes, dispersantes, promotores de aderência, silanos, entre outras especialidades. “Temos hoje um portfólio bem diversificado”, observou a fundadora e diretora de marketing Petra Shie.

    Química e Derivados - Petra: portfólio cresce e inclui opções para tintas automotivas

    Petra: portfólio cresce e inclui opções para tintas automotivas

    Distribuição – A ampliação e a diversificação de seus portfólios – seja pela extensão de parcerias anteriores, seja pela chegada de novos fornecedores – foram muito enfatizadas pelos distribuidores de insumos químicos.

    A MCassab anunciou as parcerias com a Sudarshan e a Elementis. “A Sudarshan é uma das maiores produtoras de pigmentos no mundo, e a Elementis tem produtos para os mais variados tipos de formulações”, ressaltou Ana Amélia Horta, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa.

    Por sua vez a quantiQ (Grupo GTM) comunicava as parcerias com fornecedores como a italiana Sapici (pré-polímeros de isocianato para revestimentos de PU) e a suíça CLiQ SwissTech, da qual agora distribui dispersantes, antiespumantes e aditivos. “Essas parecerias estão sendo muito bem recebidas por nossos clientes”, afirmou Felipe Picinini, head de marketing de tintas, adesivos e construção civil da empresa, que no evento divulgou agora distribuir também os monômeros metacrílicos básicos da Röhm GmbH e novos agentes de cura da Evonik (da qual já distribuía outros produtos).

    Química e Derivados - Krueder apresentou pacote de resinas e aditivos para epóxi

    Krueder apresentou pacote de resinas e aditivos para epóxi

    A Química Anastácio participou com grande interesse da Abrafati deste ano. “O setor de tintas responde por apenas 10% da nossa operação, nós queremos chegar a 15% em pouco tempo”, afirmou o seu presidente Jan Krueder. Para tanto, reforçou a equipe técnica de vendas e apresentou um novo pacote de aditivos e resinas para epóxi. Com isso, a distribuidora passou a contar com resinas epóxi líquida, sólida e para cura por UV. Também introduziu no portfólio hidroquinona, ácido benzóico, óxidos de ferro, entre outros. “E começamos a distribuir oficialmente o dióxido de titânio da Lomon Billions, da China, um dos maiores fabricantes do mundo”, salientou Krueder.

    Química e Derivados - Marina: aditivo para suportar condições extremas de abrasão

    Marina: aditivo para suportar condições extremas de abrasão

    A Dinaco teve várias novidades, como o aditivo UH-1250, um PE de ultra-alto peso molecular da Inhance que aumenta a resistência à abrasão em condições extremas de abrasão e desgaste – em equipamentos de mineração, por exemplo – e aditivos da Sozio que mascaram odores em sistemas de base água ou solvente. Mostrou também pigmentos para tintas automotivas da Oxen em cores e tonalidades visualmente atrativas, entre outras atrações. “Queremos ser uma operação one stop shop, na qual o cliente encontre todas as soluções das quais necessita”, ressaltou a diretora de marketing estratégico Marina Fernandes.

    Resinas à base de MMA da Röhm, marcas Degadur e Degaroute, respectivamente para pisos e para tintas de demarcação viária via plástico a frio, estavam entre as atrações da IMCD. “Também iniciamos a comercialização dos fotoiniciadores Speedcure, da Lambson, para tintas de cura UV. Em pigmentos, temos novidades tanto em tintas decorativas quanto para linha de OEM”, relatou Débora Zago, gerente comercial dessa distribuidora cujo portfólio de parceiros inclui ainda nomes como Evonik e Covestro.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *