Expansores – Espumas de poliuretano buscam substitutos para os HCFCs

 

A vez do hexafluorbuteno – Todos os hidrofluorcarbonos (HFCs), segundo a opinião de vários especialistas, apresentam potencial de aquecimento global indesejável aos padrões ambientais atuais. Contudo, pesquisas mais recentes realizadas nos laboratórios dos Estados Unidos da DuPont confirmaram ser possível neutralizar os efeitos indesejados dos HFCs, por meio do uso de uma nova molécula não-inflamável, interpretada por técnicos da empresa como uma variação de um HFC, porém, com a vantagem de apresentar zero ODP e baixo GWP.

Trata-se de um hexafluorbuteno, patente registrada pela companhia, especialmente desenhada para atuar na expansão de poliuretanos. O novo expansor, denominado FEA-1100, deverá entrar em produção a partir de 2012/2013, mas alcançará escala comercial somente em 2014. Para 2011, porém, já estão programadas atividades de suporte aos testes que serão realizados entre os usuários, a fim de otimizar processos e preparar produções em pequenos lotes até a fase de substituição total do HCFC-R141b.

“O FEA-1100 apresenta zero ODP, baixo GWP, não é inflamável, é compatível com todos os metais, elastômeros e polímeros; e também solúvel nos polióis mais comuns, estável térmica e quimicamente, e tem ponto de ebulição bem próximo ao do HCFC-R141b (32ºC), não incorrendo em custo de conversão de equipamentos, nem de embalagens, e com performance de isolamento térmico superior à do HCFC-R141b e também em relação a todos os alternativos que estão sendo apresentados ao mercado, como os HFCs e ciclo ou isopentanos”, resumiu o engenheiro químico Leonardo Souza, do departamento de soluções químicas e fluorprodutos da DuPont do Brasil.

Submetido a rigorosos testes toxicológicos de inalação repetida, realizados durante 90 dias, o FEA-1100 comprovou não produzir efeito mutagênico e apresentou baixa toxicidade, não sendocapaz de provocar danos a materiais genéticos, revelando ainda período de tempo reduzido de permanência na atmosfera, de 24 dias, em comparação com os demais candidatos a substituir o HCFC-R141b.

Outra grande vantagem apresentada pelo FEA-1100 é a flexibilidade para uso em grandes quantidades e também para permitir formulações em blendas, podendo ser composto com todos os demais alternativos, como os HFCs, metila, pentanos e formiato de metila, para balancear propriedades.

Revista Química e Derivados - Leonardo Souza, departamento de soluções químicas e fluorprodutos da DuPont do Brasil
Souza: fácil adaptação leva refrigeração local aos HFCs

“Em todas as composições de blendas já comprovamos que o FEA-1100 resulta em melhoria das propriedades de isolamento térmico, devendo por isso ter presença obrigatória em todas as casas de sistemas que, naturalmente, deverão deixar a opção de escolha do substituto do HCFC-R141b aos usuários”, acredita Leonardo Souza.

Migração na linha branca – Respondendo por cerca de 70% do consumo dos HCFC-R141b no Brasil, o setor de eletrodomésticos de linha branca, em apenas alguns meses, em virtude das restrições às importações, acelerou as substituições, optando pelo uso de tecnologias inflamáveis, como as dos pentanos, de acordo com especialistas da DuPont, grande fornecedora de HCFC-R141b.

Em lugar do HCFC-R141b, boa parte dos eletrodomésticos de linha branca de nova geração deverá embutir espumas de isolamento de poliuretano expandidas com pentanos, perfilando-se entre os próximos a migrar os setores que utilizam espumas expandidas de PU em painéis contínuos e na fabricação de pele integral, segundo previsões técnicas.

O modelo de substituição que vem sendo adotado pelo setor de refrigeração no Brasil, segundo Leonardo Souza, inspira-se no modelo europeu, que também utiliza grandes volumes de expansores pentanos. Há que se considerar, contudo, a forte tendência de uso dos hidrofluorcarbonos (HFCs), predominante nos Estados Unidos, segundo ele próprio enfatizou, até por razões técnicas, pois essa solução é a que propicia melhor capacidade de isolamento.

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios