Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Espaço para testar insumos conquista formuladores de cosméticos

Hamilton Almeida
27 de novembro de 2018
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    Química e Derivados, Flávia: Clariant lançou insumo contra os efeitos da luz azul

    Flávia: Clariant lançou insumo contra os efeitos da luz azul

    Biodiversidade – Reconhecida por fornecer matérias-primas da biodiversidade brasileira, a Beraca divulgou a manteiga de tucumã, “uma alternativa natural ao sensorial do silicone em formulações cosméticas”, nas palavras da gerente de marketing, Marianna Cyrillo. O ingrediente possui melhor espalhabilidade e textura leve, proporcionando um toque seco e não oleoso à pele.

    Outras inovações da Beraca: o ativo repelente com andiroba, que deixa a pele hidratada e macia (Beracare RAS); e o ARS, baseado na combinação dos óleos de açaí, maracujá, arroz e babaçu, que além de revitalização cutânea recupera o brilho e a cor das tatuagens. Marianna informou ainda que, em agosto, a empresa firmou parceria com a belga Oleon, que agrega novos emulsionantes, solubilizantes e ésteres indicados para a formulação de cosméticos para os cuidados com a pele, cabelos e produtos destinados ao público masculino.

    Alinhada às tendências globais de consumo, a quantiQ levou para a exposição dois ativos franceses 100% naturais da Óleos (grupo Hallstar). Conforme a coordenadora de marketing para cosméticos, Mônica Antunes Batistela, os óleos são obtidos por meio de um processo patenteado totalmente “green”, eco-extraction com solventes vegetais, baixa energia de consumo, baixo impacto ambiental, sem produtos químicos, sem solventes e de acordo com a certificação Cosmos.

    O Blue Oleoactif é derivado do arroz preto, branco e marrom. Aumenta a defesa das células e repara danos e desordens da pigmentação causados pela luz azul. O Life Oleobooster é derivado da stévia e cistus. Ajuda a minimizar os sinais de fadiga na pele. “Tem mercado para vender muito”, pontuou Mônica.

    Química e Derivados, Mônica mostrou óleos naturais franceses obtidos sem solvente

    Mônica mostrou óleos naturais franceses obtidos sem solvente

    Também distribuidora da Oxiteno, a quantiQ pertence ao grupo GTM Holdings. Controlada desde 2014 pela Advent International, a GTM adotou uma estratégia de aquisições de subsidiárias no Peru, México e Brasil. A última compra foi justamente a da brasileira quantiQ. Neste período, José Berges assumiu como CEO e inaugurou a nova fase de crescimento da holding, que conta com cerca de 11 mil clientes e 3 mil produtos, e faturou, no ano passado, US$ 621 milhões.

    Inspirado em uma pesquisa que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017, a Clariant desenvolveu o ingrediente ativo B-Circadin, extraído da planta Lespedeza Capitata, cultivada na Coréia do Sul, que combate os danos à pele causados pelo estresse. “Devido às altas horas de trabalho, à exposição à luz azul, a pele perde a noção de tempo, gerando sinais de fadiga. Esse produto ataca os estressores deixando a pele mais radiante; e reduz as olheiras. Após 4 dias de uso, a pele já fica mais bonita”, comentou Flávia Igreja, especialista de marketing para a América Latina.

    Química e Derivados, Amanda: novos conceitos para aprimorar cuidados com a pele

    Amanda: novos conceitos para aprimorar cuidados com a pele

    A Clariant promoveu, da mesma maneira, a nova geração de moléculas inteligentes Genadvance para condicionamento capilar. Repair, Life e Hydra reparam, revitalizam e hidratam os cabelos. Para cuidados com a pele, o polímero Aristoflex Silk propicia “toque seco e alta espalhabilidade”. É tolerante ao sal e pode ser utilizado em formulações com pH ácido ou básico.

    Com 15 representadas em seu portfólio de personal care, a Dinaco não só distribui uma ampla gama de especialidades químicas como cria soluções em seu Laboratório de Desenvolvimento e Inovação. Na categoria desodorante, apresentou o complexo Smart protection, composto por Sensidin DO, Trehalose 100 e Zinc Sebum, que, juntos, hidratam, protegem a pele e combatem bactérias causadoras de odores corporais.

    Outra novidade destacada pela diretora de negócios e supply-chain, Viviane Gandelman, é o exclusivo complexo de hidratação que une diferentes mecanismos de ação chamado Sweet block hydration, composto por Genencare OSMS BA, Trehalose 100 e Neossance Squalane: “Mantém o equilíbrio hídrico da pele, fortalece a barreira cutânea e proporciona sensação de pele suave e macia”.

    Química e Derivados, Gislene: inovações permitem formular produtos inovadores

    Gislene: inovações permitem formular produtos inovadores

    A Dow difundiu 13 lançamentos “para inspirar os clientes a desenvolverem produtos alinhados com os desejos dos consumidores”, alegou Gislene Attilio Meyer, gerente de marketing de personal care na América Latina. As formulações focaram três tendências globais que também estão presentes na região. Para protection, o Soltex INO Polymer é um booster de FPS que melhora a transparência e a estética dos produtos que contenham filtros UV inorgânicos.

    Dentro do be yourself, o batom Endless tem longa duração e é confiável graças ao Dowsil FC-5002 IDD Resin Gum e o Dowsil FA 4103 Silicone Acrylate Emulsion. A união do Aculyn 28 Rheology Modifier e do Dowsil CE-8411 Smooth Plus Emulsion formam o Fast Dry, um spray para os cabelos com proteção térmica, secagem rápida e que não desbota os coloridos.

    Para os genderless, Gislene citou que, após cinco anos de estudos, produziu-se um antirrugas “totalmente inovador”, que age de dentro para fora: o AgeCap Smooth Cosmetic Ingredient atua na diminuição das rugas existentes e evita o aparecimento de outras. Um hidratante em barra, elaborado com água de coco, chamou, do mesmo modo, a atenção do público.

    Química e Derivados, Viviane: complexo hidratante mantém o equilíbrio hídrico

    Viviane: complexo hidratante mantém o equilíbrio hídrico

    Quem visitou o estande da Evonik se deparou com dois conceitos – Beauty-Tech e Functional Make-Up – e sete formulações que promovem redução de manchas provocadas pelas telas de dispositivos eletrônicos; soluções selfie-ready para a maquiagem e os cabelos; controle de bactérias nas mãos e dispositivos; e proteção contra o envelhecimento provocado pela luz visível e pelo tech-neck.

    “Os consumidores estão cada vez mais conectados e compartilhando informações”, justificou Amanda Caridad, analista de marketing. “As relações entre as marcas e os consumidores mudaram muito. Agora, o mundo digital está influenciando o consumo e o sensorial dos produtos garante a fidelidade”, acrescentou. A Evonik preparou um kit com as formulações que “atendem à tendência por uma pele naturalmente saudável e bonita”. Novidades: Rheance One, Skinolance, Hairflux e Tego Smart Polymers.

    Os organizadores informam que a 6ª in-Cosmetics Latin America será realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2019, no Expo Center Norte.



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