Espaço para testar insumos conquista formuladores de cosméticos

Química e Derivados, Espaço para testar insumos conquista a atenção dos formuladores de cosméticos

Química e Derivados, Espaço para testar insumos conquista a atenção dos formuladores de cosméticos

Química e Derivados, Espaço para testar insumos conquista a atenção dos formuladores de cosméticos

Um público recorde à cata de novidades e atualização profissional marcou a 5ª edição da in-Cosmetics Latin America, nos dias 19 e 20 de setembro, no pavilhão azul do Expo Center Norte, na capital paulista. Um total de 4.844 visitantes (3,3% superior a 2017), sendo 54% novos, teve a oportunidade de ver de perto o que mais de 150 marcas de 22 países estão desenvolvendo.

Química e Derivados, Zanetti: interesse de grandes players consolida a exposição ©QD Foto: Divulgação
Zanetti: interesse de grandes players consolida a exposição

Na visão dos organizadores, esta foi uma edição histórica assinalada pelos números e, principalmente, pela consolidação de um ecossistema único. O formulador que participou do evento conheceu e testou ingredientes inovadores, teve acesso aos maiores nomes da indústria, aprendeu sobre regulamentação, novos comportamentos e diferenças regionais e entendeu como traduzir esses insights em oportunidades reais de negócios.

“A validação acontece quando empresas como a Sarfam e a Gattefossé escolhem a in-Cosmetics Latin America para um lançamento mundial. Isso significa que o planejamento estratégico passa pela feira como um ambiente perfeito para apresentação de suas próximas apostas”, declarou o diretor da mostra, Daniel Zanetti.

Com o tamanho 6% maior em comparação com o ano passado – 28 novos expositores –, a feira também exibiu ingredientes lançados na exposição global de abril, em Amsterdã (Holanda), como o PrimalHyal Ultrafiller, da Givaudan. A produção made in Brazil mostrou a sua força com o ativo da Chemyunion que protege a fibra capilar da agressão térmica, e as alternativas naturais ao silicone, da Beraca, entre outros.

Nesse movimentado ramo industrial vêm ganhando espaço os ingredientes antipoluição, antiestresse, contra a luz azul dos computadores e dispositivos móveis, os protetores solares… É notória igualmente a maior procura tanto por produtos masculinos como de sem gênero.

Química e Derivados, Basílio da Silva: expectativas são muito favoráveis ao setor ©QD Foto: Divulgação
Basílio da Silva: expectativas são muito favoráveis ao setor

Os cuidados com a pele e o cabelo lideram a demanda mundial. Ao mesmo tempo, movimentos sociológicos revelam novas tribos de consumidores que impactarão o setor nos próximos três a cinco anos: “ativistas locais”, que têm interesse contínuo em marcas independentes e de nicho; os que usam produtos premium; os “cautelosos”, que respeitam a saúde e o meio ambiente; e os “radical dandies”, entre outras correntes, na definição de Fernanda Pigatto, da Beautystreams, plataforma online de tendências.

Bons números não faltam para celebrar o momento. O presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basílio, projeta um crescimento real de 1,5% a 2% ao final deste ano, comparado ao desempenho do exercício passado. O faturamento preço fábrica, sem impostos, deverá somar R$ 52 bilhões em 2018.

E 2019 poderá ser melhor ainda, se confirmada a sua previsão de expansão de 4,1%, já descontada a inflação. “Aí, voltaremos a recuperar o patamar de 2015”, afirmou. O ano de 2015 é um ponto fora da curva. Foi a primeira vez, em relação aos 23 anos anteriores, que houve uma retração no comércio de HPPC. As estatísticas da associação registram uma queda real no faturamento de 9% em 2015, e de 6% em 2016. Nesses dois anos, devido à elevação da carga tributária, tanto no IPI como no ICMS, em 22 Estados e o Distrito Federal, aliada à crise econômica que aumentou o desemprego, o segmento apresentou perdas muito próximas à da indústria em geral (-8,3% e -6,6%, respectivamente).

Segundo Basílio, o primeiro semestre de 2018 só não foi melhor por causa da greve dos caminhoneiros, em maio. Mas o otimismo voltou a preponderar na segunda metade do ano, apesar das incertezas políticas. No período das campanhas eleitorais, a forte desvalorização do real obrigou as empresas a trabalhar com margens de lucro menores. “Não dá para repassar 100% do aumento dos custos de importação porque a concorrência é grande”, argumentou o executivo.

Química e Derivados, Karina: heptapeptídeo protetor da pele deu prêmio à Lubrizol
Karina: heptapeptídeo protetor da pele deu prêmio à Lubrizol

Algumas categorias de produtos vêm crescendo em ritmo acelerado. É o caso de perfumaria (11,7% em 2017 e 8,1% em 2018) e cuidados com a pele (7,2% e 5,4%, respectivamente). Os lenços umedecidos devem apresentar uma expansão de 4,5% neste ano. “O consumidor está cada vez mais consciente da importância dos cuidados com a pele”, salientou Basílio. O mercado masculino vem incorporando novos itens e cresce acima da média.

O Brasil é o 4º maior mercado mundial de HPPC (3º maior em cuidados do cabelo e em higiene oral). Entre os ramos industriais que mais investem em inovação, desponta em 2º lugar. A Abihpec calcula que 30% do faturamento a cada dois anos é fruto dos novos lançamentos de produtos.

O ano de 2018 deverá fechar com um déficit na balança comercial entre US$ 90 milhões a US$ 100 milhões, estimou Basílio. As exportações devem variar de US$ 630 milhões a US$ 680 milhões (+8% no confronto com 2017). Produtos para cabelo lideram as vendas externas do país, que se destaca por abrigar os 8 diferentes tipos capilares. As compras internacionais devem subir 11% e são, em grande parte, de perfumaria e desodorantes. O Brasil representa 49,1% do mercado latino-americano e fabrica o equivalente a 65% do total.

Premium – O mercado mundial de beleza e cuidados pessoais chegou a US$ 465 bilhões em 2017 (+5%), informou Elton Morimitsu, analista sênior de beleza e saúde da Euromonitor International. Ele detecta uma tendência de “premiunização” na América Latina. Os consumidores estão em busca de produtos diferenciados, inovadores, que simplifiquem a sua vida. Se 52% dos latino-americanos preferem marcas conhecidas, quase 80% querem testar novos produtos e serviços, segundo estudo Lifestyle Survey da consultoria, realizado no ano passado.

“O segmento premium está puxando o crescimento setorial em todas as regiões, exceto na África e Oriente Médio”, observou. Considerando que, em 2012, 20% dos lares latino-americanos eram de classe média e que a projeção, até 2030, é chegar a 26%, o potencial de consumo daqueles produtos só aumenta. “O consumidor está disposto a pagar mais por um produto de maior qualidade”, frisou Morimitsu.

Química e Derivados, Karine: modificação do ácido hialurônico reduz as rugas
Karine: modificação do ácido hialurônico reduz as rugas

A Euromonitor International prevê que o Brasil deve continuar sendo o maior mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais premium na AL, com projeção de movimentar US$ 77,4 bilhões em 2022 (US$ 65,4 bilhões em 2017). O México, contudo, apresenta melhores oportunidades, uma vez que possui um segmento premium maior proporcionalmente ao mercado de beleza e cuidados pessoais como um todo.

Enquanto o segmento premium de beleza e cuidados pessoais no Brasil representa em torno de 5% das vendas do setor (taxa que se manterá estável nos próximos cinco anos), no México já chega a 14% e deverá atingir 15% em 2022. O segmento premium de produtos infantis, desodorantes e maquiagens está entre os itens que devem apresentar maior expansão regionalmente, crescendo a uma taxa média anual de 20%, 8% e 8%, respectivamente, entre 2017 e 2022.

A coordenadora de assuntos regulatórios do Conselho das Indústrias de Cosméticos, Higiene Pessoal e Doméstica da América Latina (Casic), Soledad Busnelli, explicou que a organização tem como objetivo central tornar a AL um mercado autossuficiente, de livre comércio e com eficiência em todos os processos aduaneiros, de comércio, logística e regulatórios. “Estamos em convergência com as normas internacionais aplicadas às indústrias. Com isso, a perspectiva é chegar em 2020 com um faturamento de US$ 80 bilhões”, revelou.

Com o grande interesse dos consumidores em cosméticos orgânicos, as indústrias estudam formas de atender a expectativa com o mesmo desempenho dos sintéticos. O mercado na AL ainda é pequeno, mas a região tem grande potencial com a biodiversidade local. Estudo apresentado por Cleber Barros, pesquisador da Vinia, indica que 64% dos brasileiros se interessam por produtos com ingredientes orgânicos.

Química e Derivados, Patrícia e Tristão: inovações para retirar maquiagem e dar proteção térmica para os cabelos
Patrícia e Tristão: inovações para retirar maquiagem e dar proteção térmica para os cabelos

Itehpec – O Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos promoveu, na noite do dia 19, o Prêmio Itehpec de Inovação, que reconhece os cases mais inovadores inscritos pelos fabricantes de ingredientes.

O Fensebiome peptide, da Lubrizol, conquistou a categoria ouro. “Este prêmio é o maior reconhecimento que temos no Brasil. É importante estarmos atentos para identificar uma lacuna no mercado e oferecer um diferencial dentro de uma tendência”, disse Karina Teixeira, gerente de marketing da empresa que já conquistou o Prêmio Itehpec 3 vezes: 2 medalhas de ouro e uma de bronze.

Lançado na última in-Cosmetics global, o Fensebiome peptide é um heptapeptídeo que ajuda a impulsionar o próprio sistema de defesa da pele, favorecendo a presença de bactérias benéficas, melhorando a sua resposta imune e a integridade da barreira física. Na pele urbana, promove um microbioma saudável, semelhante aos dos antepassados que viviam em contato com a natureza. Além disso, foi observado um reforço na coesão celular e um efeito de barreira protetora, prevenindo a desidratação.

Comemorando 90 anos de atividade e 60 da marca Carbopol, a Lubrizol levou à feira o conceito de prestar atenção ao que realmente importa, mindfulness ou consciência plena, salientou Karina. Entre as novidades, ela destacou o Fixate Keratin, novo tratamento capilar de ativação térmica, que utiliza formulação isenta de ácido glioxílico ou formaldeído. Com dois componentes termoativados, confere ao cabelo brilho, redução de volume e alinhamento dos fios.

Oilkemia 5S polymer é um modificador reológico multifuncional solúvel em óleo que aprimora a interação entre os ingredientes cosméticos e componentes oleosos, permitindo texturas surpreendentes. Lumicease blue ingredient: extrato de fermentação obtido através de biotecnologia de um microorganismo resistente à radiação; ativa os fotossensores epidérmicos e prepara, protege e repara a pele dos danos provocados pelas luzes solar e azul.

Química e Derivados, Almeida: Miracare OGE melhora emulsões para limpeza da pele
Almeida: Miracare OGE melhora emulsões para limpeza da pele

Na Innovation Zone, que trouxe nada menos que 28 dos ingredientes mais recentes, com demonstrações ao vivo, o prêmio ouro coube à Givaudan com o ativo PrimalHyal Ultrafiller, nova geração de ácido hialurônico – “modificamos a molécula”, contou Karine Lages, suporte técnico do laboratório de aplicações. O produto penetra profundamente na pele, reduzindo rapidamente as rugas. Ela diz que é possível notar a redução uma hora após a aplicação. O efeito dura até 6 horas. “Com o uso contínuo, consegue-se reduzir as linhas de rugas”, garantiu.

Apresentado em primeira mão em Amsterdã, o novo produto tem efeito anti-idade e pode melhorar a textura da pele, reforçar as defesas antioxidantes, proteger contra a poluição e contra os danos causados pelos raios UV.

Na área Spotlight ON, que reuniu as matérias-primas mais interessantes aos cuidados com os cabelos, antienvelhecimento e formulações aplicadas em um produto final, o ouro foi para o Makeup Eraser, da Chemyunion. É um removedor de maquiagem em bastão que substitui a água micelar, gel etc. A sua base sólida facilita o uso em qualquer lugar, bastando apenas um lenço de papel para a retirada do excesso.

“Este é um produto inédito, lançado aqui. O formato stick, comum em desodorantes e batons, facilita o uso. É muito prático e conveniente, portátil e sem enxague”, explicou Patrícia Moreira, gerente de marketing de skin care.

Alan Tristão, gerente de marketing de hair care, anunciou o TermoShield, que “atua como isolante térmico natural”. O ativo é capaz de aprisionar a água na fibra capilar e estruturar barreira térmica, blindando os cabelos contra bolhas, rachaduras e outros danos. “Até agora, os silicones dominaram esse segmento. O nosso ativo atua de forma semelhante substituindo-o em proteção térmica”, assinalou. O produto foi desenvolvido durante um ano e meio no laboratório de Sorocaba-SP.

Química e Derivados, Marianna: manteiga de tucumã gera sensorial suave e seco
Marianna: manteiga de tucumã gera sensorial suave e seco

Lançado mundialmente neste segundo semestre para clientes internacionais, o Miracare OGE, da Solvay, foi apresentado agora na região. Alessandro Almeida, diretor de home e personal care na América Latina, elucidou:

“Temos uma série de reuniões técnicas marcadas com os clientes. Estamos otimistas porque o Miracare OGE oferece benefícios que os formuladores de produtos de personal care ainda não encontram. É um emulsificante fácil de usar, altamente eficiente, que permite a formulação de produtos com concentração entre 60% e 80% de fase oleosa e tem como resultado texturas tipo gel, transparentes ou translúcidas, que são mais convenientes de usar e oferecem uma experiência sensorial mais agradável para os consumidores”.

Ainda de acordo com Almeida, as formulações proporcionam uma limpeza eficaz, inclusive em maquiagens à prova d’água, uma vez que o produto emulsiona facilmente em contato com água. Além disso, limpadores faciais em gel com alta concentração de óleo, preparados a partir do Miracare OGE, ajudam a manter a pele hidratada e suave ao toque, uma vez que diferentemente dos limpadores tradicionais no mercado não rompem a barreira de proteção da pele.

Indagado se a elaboração de produtos que propiciam um sensorial mais agradável é uma tendência global que veio para ficar, Almeida não titubeou: “Sem dúvida. Essa exigência é percebida em todos os estudos e pesquisas”.

Química e Derivados, Flávia: Clariant lançou insumo contra os efeitos da luz azul
Flávia: Clariant lançou insumo contra os efeitos da luz azul

Biodiversidade – Reconhecida por fornecer matérias-primas da biodiversidade brasileira, a Beraca divulgou a manteiga de tucumã, “uma alternativa natural ao sensorial do silicone em formulações cosméticas”, nas palavras da gerente de marketing, Marianna Cyrillo. O ingrediente possui melhor espalhabilidade e textura leve, proporcionando um toque seco e não oleoso à pele.

Outras inovações da Beraca: o ativo repelente com andiroba, que deixa a pele hidratada e macia (Beracare RAS); e o ARS, baseado na combinação dos óleos de açaí, maracujá, arroz e babaçu, que além de revitalização cutânea recupera o brilho e a cor das tatuagens. Marianna informou ainda que, em agosto, a empresa firmou parceria com a belga Oleon, que agrega novos emulsionantes, solubilizantes e ésteres indicados para a formulação de cosméticos para os cuidados com a pele, cabelos e produtos destinados ao público masculino.

Alinhada às tendências globais de consumo, a quantiQ levou para a exposição dois ativos franceses 100% naturais da Óleos (grupo Hallstar). Conforme a coordenadora de marketing para cosméticos, Mônica Antunes Batistela, os óleos são obtidos por meio de um processo patenteado totalmente “green”, eco-extraction com solventes vegetais, baixa energia de consumo, baixo impacto ambiental, sem produtos químicos, sem solventes e de acordo com a certificação Cosmos.

O Blue Oleoactif é derivado do arroz preto, branco e marrom. Aumenta a defesa das células e repara danos e desordens da pigmentação causados pela luz azul. O Life Oleobooster é derivado da stévia e cistus. Ajuda a minimizar os sinais de fadiga na pele. “Tem mercado para vender muito”, pontuou Mônica.

Química e Derivados, Mônica mostrou óleos naturais franceses obtidos sem solvente
Mônica mostrou óleos naturais franceses obtidos sem solvente

Também distribuidora da Oxiteno, a quantiQ pertence ao grupo GTM Holdings. Controlada desde 2014 pela Advent International, a GTM adotou uma estratégia de aquisições de subsidiárias no Peru, México e Brasil. A última compra foi justamente a da brasileira quantiQ. Neste período, José Berges assumiu como CEO e inaugurou a nova fase de crescimento da holding, que conta com cerca de 11 mil clientes e 3 mil produtos, e faturou, no ano passado, US$ 621 milhões.

Inspirado em uma pesquisa que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017, a Clariant desenvolveu o ingrediente ativo B-Circadin, extraído da planta Lespedeza Capitata, cultivada na Coréia do Sul, que combate os danos à pele causados pelo estresse. “Devido às altas horas de trabalho, à exposição à luz azul, a pele perde a noção de tempo, gerando sinais de fadiga. Esse produto ataca os estressores deixando a pele mais radiante; e reduz as olheiras. Após 4 dias de uso, a pele já fica mais bonita”, comentou Flávia Igreja, especialista de marketing para a América Latina.

Química e Derivados, Amanda: novos conceitos para aprimorar cuidados com a pele
Amanda: novos conceitos para aprimorar cuidados com a pele

A Clariant promoveu, da mesma maneira, a nova geração de moléculas inteligentes Genadvance para condicionamento capilar. Repair, Life e Hydra reparam, revitalizam e hidratam os cabelos. Para cuidados com a pele, o polímero Aristoflex Silk propicia “toque seco e alta espalhabilidade”. É tolerante ao sal e pode ser utilizado em formulações com pH ácido ou básico.

Com 15 representadas em seu portfólio de personal care, a Dinaco não só distribui uma ampla gama de especialidades químicas como cria soluções em seu Laboratório de Desenvolvimento e Inovação. Na categoria desodorante, apresentou o complexo Smart protection, composto por Sensidin DO, Trehalose 100 e Zinc Sebum, que, juntos, hidratam, protegem a pele e combatem bactérias causadoras de odores corporais.

Outra novidade destacada pela diretora de negócios e supply-chain, Viviane Gandelman, é o exclusivo complexo de hidratação que une diferentes mecanismos de ação chamado Sweet block hydration, composto por Genencare OSMS BA, Trehalose 100 e Neossance Squalane: “Mantém o equilíbrio hídrico da pele, fortalece a barreira cutânea e proporciona sensação de pele suave e macia”.

Química e Derivados, Gislene: inovações permitem formular produtos inovadores
Gislene: inovações permitem formular produtos inovadores

A Dow difundiu 13 lançamentos “para inspirar os clientes a desenvolverem produtos alinhados com os desejos dos consumidores”, alegou Gislene Attilio Meyer, gerente de marketing de personal care na América Latina. As formulações focaram três tendências globais que também estão presentes na região. Para protection, o Soltex INO Polymer é um booster de FPS que melhora a transparência e a estética dos produtos que contenham filtros UV inorgânicos.

Dentro do be yourself, o batom Endless tem longa duração e é confiável graças ao Dowsil FC-5002 IDD Resin Gum e o Dowsil FA 4103 Silicone Acrylate Emulsion. A união do Aculyn 28 Rheology Modifier e do Dowsil CE-8411 Smooth Plus Emulsion formam o Fast Dry, um spray para os cabelos com proteção térmica, secagem rápida e que não desbota os coloridos.

Para os genderless, Gislene citou que, após cinco anos de estudos, produziu-se um antirrugas “totalmente inovador”, que age de dentro para fora: o AgeCap Smooth Cosmetic Ingredient atua na diminuição das rugas existentes e evita o aparecimento de outras. Um hidratante em barra, elaborado com água de coco, chamou, do mesmo modo, a atenção do público.

Química e Derivados, Viviane: complexo hidratante mantém o equilíbrio hídrico
Viviane: complexo hidratante mantém o equilíbrio hídrico

Quem visitou o estande da Evonik se deparou com dois conceitos – Beauty-Tech e Functional Make-Up – e sete formulações que promovem redução de manchas provocadas pelas telas de dispositivos eletrônicos; soluções selfie-ready para a maquiagem e os cabelos; controle de bactérias nas mãos e dispositivos; e proteção contra o envelhecimento provocado pela luz visível e pelo tech-neck.

“Os consumidores estão cada vez mais conectados e compartilhando informações”, justificou Amanda Caridad, analista de marketing. “As relações entre as marcas e os consumidores mudaram muito. Agora, o mundo digital está influenciando o consumo e o sensorial dos produtos garante a fidelidade”, acrescentou. A Evonik preparou um kit com as formulações que “atendem à tendência por uma pele naturalmente saudável e bonita”. Novidades: Rheance One, Skinolance, Hairflux e Tego Smart Polymers.

Os organizadores informam que a 6ª in-Cosmetics Latin America será realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2019, no Expo Center Norte.

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