Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Esmalte – Formulações atuais geram cores vibrantes

Renata Pachione
9 de maio de 2020
    -(reset)+

    A Adexim-Comexim distribui no país as resinas da norte-americana Estron Chemical, especialmente desenvolvidas para o mercado de esmalte de unhas. O portfólio é extenso. Um dos destaques da marca é a Isocryl C-70 Estron, uma resina acrílica sólida em flocos, carboxil funcional, desenvolvida para uso como modificadora para vernizes e esmaltes de unha. “É a resina de maior pureza disponível no mercado”, afirma a gerente técnico-comercial Lilian. Solúvel em álcoois, ésteres e cetonas, o polímero auxilia na dispersão, aderência, dureza, aparência e clarificação de formulações em aplicações cosméticas.

    Lilian comenta ainda que a linha de resinas Estron apresenta excelente compatibilidade com a nitrocelulose, mas possui outra estrutura polimérica e funcional. “A nitrocelulose é um ingrediente coadjuvante e constante nas nossas formulações de esmalte de unhas”, ratificou. Ela destaca também o nível residual de monômero de estireno no Isocryl C-70, considerado bem abaixo de qualquer outra resina concorrente. “O uso típico de C-70 no esmalte de unhas é de 1% a 5%, o que faz com que o teor de estireno fique abaixo dos limites detectáveis na fórmula final”, reforça.

    O portfólio conta com outros destaques, como as linhas Polytex e Sulfonex. A Polytex NX-55 é uma resina tosilamida modificada e patenteada, utilizada para promover adesão, plastificação interna, brilho, profundidade de imagem e durabilidade. Enquanto a Polytex E-75 é uma resina de tosilamida modificada em acetato de butila em que um de seus atributos é a capacidde de aprimorar o brilho. Já a Sulfonex M-80 trata-se de uma resina de tosilamida/formaldeído modificada para uso em composições de esmalte de unhas a fim de promover brilho, adesão e durabilidade.

    Para atender ao mercado de solventes, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, possui em seu portfólio acetato de etila, acetato de n-butila e acetato de n-propila, químicos considerados essenciais nas formulações de esmaltes, removedores e recuperadores de esmaltes para unhas. Os dois primeiros são destaques da companhia. Segundo Vicentim, do Grupo Solvay na América Latina, eles apresentam propriedades excelentes quanto ao poder de solvência para as principais resinas utilizadas na produção do esmalte de unha, além de possuírem taxa de evaporação equilibrada que promove perfeito alastramento e formação de filme. “Isso se reflete diretamente no aumento de brilho do esmalte de unha após a secagem”, explica Vicentim.

    Um diferencial da companhia é a plataforma Solsys, sistema digital que auxilia os clientes na reformulação dos seus sistemas de solventes. Há também uma versão online, a Solsys Lite.

    A Colormix Especialidades atua no mercado de esmaltes para unhas com um extenso portfólio de produtos, dos quais os principais são os pigmentos orgânicos FDA, inorgânicos FDA, pigmentos de efeitos (micas sintéticas e naturais, borossilicatos, metálicos e glitters) e ésteres naturais. Alguns destaques ficam por conta dos pigmentos de cores sólidas do grupo Ferro e os pigmentos de efeito da Eckart.

    Os pigmentos para cosméticos da Ferro são os inorgânicos conhecidos como ultramarines (azul, pink e violeta). “O nosso carro-chefe é o Azul Ultramar, porém oferecemos como diferencial, em relação às outras distribuidoras, a coloração pink”, afirma Abreu. Ele explica que os pigmentos são conhecidos por sua alta pureza, uniformidade, fácil dispersão (água e óleo) e estabilidade dimensional proporcionada.

    Os pigmentos da Eckart, por sua vez, se dividem em três linhas: Mirage (borossilicatos de sódio que proporcionam efeitos cintilantes e aparência glamourosa), Silverdream (linha de pigmentos metálicos) e Syncrystal (pérolas sintéticas revestidas de óxidos de metal). Esse último, por exemplo, devido à sua natureza sintética, possui baixíssimo nível de impurezas e apresenta como diferenciais a obtenção de efeitos perolizados, de interferência, prateados, tons terra quentes ou cores expressivas. “Oferecem máximo brilho e coloração”, diz Abreu.

    Química e Derivados - Abreu: bons pigmentos geram esmaltes de alta qualidade

    Abreu: bons pigmentos geram esmaltes de alta qualidade

    A Croda, por sua vez, apresenta ativos e especialidades que oferecem fatores protetivos às unhas, e pigmentos de efeito. Entre as novidades, há a linha Moonshine que foi desenhada para trazer brilho e cor às aplicações cosméticas. Ela é composta por pigmentos de efeito produzidos à base de borossilicato, o que lhes confere níveis de intensidade e brilho, que, segundo Flavia, não se alcança com pigmentos à base de mica. São cinco séries de pigmentos que compõem a linha, entre as quais variam a espessura do substrato, o tipo de recobrimento, os efeitos de brilho e o tamanho de partícula. Flavia destaca a Astral Effect: “apresenta substrato com espessura exclusiva de 350 nm, a mais fina do mercado”.

    Do segmento de tratamento de unhas, ela fala sobre o Neonyca e o NailHero. O primeiro é um extrato natural das sementes de aipo (Apium graveolens), que possui ação biológica sobre a formação da unha, de modo a tratar e reparar os efeitos das agressões provocadas por removedores de esmalte, álcool e afins. Por sua vez, o NailHero é um complexo de ingredientes de tratamento de unhas encapsulado em microesferas lipídicas. Segundo Flavia, a encapsulação do complexo de ingredientes permite a penetração mais profunda nas unhas, entregando os ingredientes onde são necessários, garantindo a eficácia do ativo “A adição de NailHero a esmaltes e produtos de tratamento ajuda a fortalecer as unhas, proporcionando uma melhora significativa na sua aparência e fragilidade”, finaliza.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *