Equipamentos – Consultoria e assistência técnica ampliam portfólio

Consultoria e assistência técnica ampliam portfólio das empresas

Mais do que um pós-venda, algumas empresas também disponibilizam conhecimentos específicos capazes de agregar valor às operações dos clientes, mesmo antes de eles adquirirem qualquer equipamento. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o comprador comparece à loja motivado para melhorar o desempenho da sua empresa, mas não sabe exatamente como fazê-lo.

Nesse caso, indiretamente, surgem oportunidades para fortalecer o vínculo entre vendedor e comprador por meio de orientação, ou mesmo de realizar outras modalidades de negócio, focadas na prestação de serviços de assessoria técnica.

“Às vezes, um cliente manifesta interesse em adquirir um reator, que é um misturador para trabalhar com pressão, mas, dependo da aplicação em sua linha de produção, pode optar por uma alternativa até mais econômica”, explica Raul Santucci, gerente comercial da Fórmula.

“Em situações como essa, nós orientamos o cliente, argumentando que a aquisição de um tanque dotado de um misturador atende bem sua necessidade, com menor custo. Além disso, quando o cliente precisa de alguém para fazer a instalação e manutenção de um equipamento, nós também indicamos profissionais confiáveis para realizar essas tarefas”, complementa Santucci.

Essas orientações são gratuitas e ocorrem já no primeiro contato com o cliente.

Certos tipos de demanda implicam uma expertise diferenciada do vendedor, observa Felipe Antonicci Exposito, diretor comercial da Expomaq.

Ele relata que, por conta do conhecimento de sua empresa sobre o conteúdo das normas referidas na portaria 3.214/1978, do Ministério do Trabalho, que tratam da observância da regulação das atividades de segurança e saúde no trabalho, foi possível realizar um contrato de desmontagem de uma planta inativa em São Paulo, adquirida por uma empresa química, onde a Expomaq seguiu rigorosamente os protocolos estabelecidos.

Mas o executivo ressalta que o fechamento do negócio também levou em conta o conhecimento técnico e a própria infraestrutura de que a empresa dispõe para esse tipo de serviço, incluindo pessoal capacitado, mesmo terceirizado, ferramentas hidráulicas, meios de transporte etc.

O serviço em questão consistiu na desmontagem integral da planta, remoção e transporte do material para uma instalação do cliente, com vistas a expandir sua área de produção, utilizando algumas peças que puderam ser reaproveitadas.

A Expomq também assessorou a empresa na remontagem das peças, conforme explicou o diretor comercial.

Montagem, desmontagem, demolição e remoção completa de plantas integram, igualmente, o portfólio de serviços prestados pela Jemp.

O sócio-diretor José Cavalcanti acrescentou que um dos grandes diferenciais da companhia consiste em sua competência para lidar com caldeiraria e adaptação de seus equipamentos, conforme o processo de cada cliente.

Existem também no setor de compra e venda de equipamentos modalidades de serviços baseadas em soluções disruptivas, capazes de ampliar significativamente as oportunidades de ganhos dos comerciantes.

Um exemplo é a plataforma, chamada ARMS ™ (Asset Redeployment Management System), disponibilizada pela EquipNet aos seus clientes, facilitando a realocação do equipamento dentro do próprio site do cliente vendedor, conforme explicou Roberta Bosignoli, gerente de operações e de desenvolvimento de negócios.

A ferramenta opera como um tipo de intranet, permitindo que uma unidade poste equipamentos usados e consulte a existência de equipamentos disponíveis em outras unidades do mesmo grupo, no país e no mundo, detalha Bosignoli.

A empresa também dá assistência às demandas internas de compliance dos clientes. Esse serviço é realizado por meio do sistema de operação da EquipNet, facilitando a rastreabilidade do processo de trabalho das empresas. Com isso, as atividades dos clientes tornam-se mais transparentes e seguras para ambos os lados, explica a executiva.

Leia mais:

Clarificação: Avanço tecnológico melhora eficiência e permite construir equipamentos mais compactos

Transformação ; Empresas atualizam máquinas e projetam demanda firme

Máquinas ; Indústria mecânica prevê crescer com base na demanda

Máquinas ; Projetos de óleo e gás se destacam – Perspectivas 2020

Equipamentos para Tintas ; Demanda firme também nos usados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios