Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Envelhecimento Capilar – Coluna ABC Cosmetologia

Quimica e Derivados
8 de novembro de 2019
    -(reset)+

    CONCLUSÃO

    Química e Derivados - Ana Carolina Henriques Ribeiro Machado, vice-presidente técnica da Associação Brasileira de Cosmetologia

    Ana Carolina Henriques Ribeiro Machado, vice-presidente técnica da Associação Brasileira de Cosmetologia

    Embora os mecanismos do envelhecimento capilar não sejam totalmente conhecidos, pode-se afirmar que são multifatoriais e fatores como alterações hormonais, poluição, radiação ultravioleta, inflamação e até o mau uso de cosméticos podem acelerar esse processo. Dentre os sinais do envelhecimento estão as alopecias e a canície, que são queixas comuns dos consultórios dermatológicos.

    Os tratamentos médicos, farmacológicos ou não, têm auxiliado muito no controle dessas alterações. Dentre as condutas para a prevenção do envelhecimento capilar, pode-se incluir a utilização de produtos cosméticos para a manutenção das condições da fibra e do folículo piloso. Nesse cenário é válido ressaltar a ação de ativos cosméticos sebo reguladores, antioxidantes, filtros solares, normalizadores da microbiota, protetores da barreira cutânea, entre outros.

    Num cenário demográfico em que a pirâmide etária teve uma inversão e apresenta uma grande fatia da população com idade acima de 40 anos, vale a pena investir em estudos e protocolos para a prevenção do envelhecimento em todos os âmbitos, incluindo o desenvolvimento de cosméticos para a prevenção do envelhecimento capilar.

    Referências:

    FERNANDEZ-FLORES, A. et al. Histopathology of aging of the hair follicle. J Cutan Pathol, 2019. Vol. 46.

    LEI, M., CHUONG, C. Aging, alopecia, and stem cells. Science, 2016. Vol. 351, Issue 6273.

    MATSUMURA, H. et al. Hair follicle aging is driven by transepidermal elimination of stem cells via COL17A1 proteolysis. Science, 2016. Vol. 351, Issue 6273.

    TRUEB, R. M.; TOBIN, T. J. (eds.). Aging Hair. Springer, 2010.

    TRUEB, R. M. The impact of oxidative stress on hair. International Journal of Cosmetic Science,2015. Vol. 37, Suppl. 2.

    ZHANG, Z. et al. Wnt/β-catenin signaling promotes aging-associated hair graying in mice. Oncotarget, 2017. VOL. 8, Issue 41

    Texto: Ana Carolina Henriques Ribeiro Machado, vice-presidente técnica da Associação Brasileira de Cosmetologia 



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *