Encontro setorial recebe novidades recém-lançadas – FCE Cosmetique
As 23ªs edições das exposições internacionais de tecnologia para as indústrias cosméticas e farmacêuticas – FCE Cosmetique e Pharma – vão surpreender não só pela expectativa de realização de expressivos volumes de negócios e intercâmbios de conhecimentos, mas também porque aumentaram de tamanho.
Agendadas para os dias 22 a 24 de maio, as duas feiras ocuparão 40 mil m2 do pavilhão de exposições do São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista, para abrigar cerca de 1.100 marcas expositoras, um crescimento de 10% em relação ao ano passado, informa o diretor de portfólio da NürnbergMesse Brasil, Diego Carvalho. Em 2017, mil marcas expuseram os seus produtos para 15 mil pessoas. Este ano, o executivo espera um público visitante superior a 16 mil.
A FCE Cosmetique é o primeiro evento do calendário brasileiro a receber os lançamentos de ingredientes e insumos apresentados há poucos meses na Europa. Reúne toda a cadeia de fornecedores: matérias-primas, maquinário, fragrâncias, embalagens, válvulas e sprays, acessórios e serviços.
“Em 2017, reunimos 500 marcas expositoras em mais de 20 mil m2. Este ano, com maior número de expositores, os visitantes encontrarão maior variedade de soluções para a sua empresa e maiores serão as oportunidades de negócios”, afirma Carvalho. “Vamos receber grandes empresas de matérias-primas que não participaram das edições anteriores, como a Symrise e a DSM. Isso é muito bacana e ajuda no desenvolvimento da indústria cosmética brasileira”, completa.

A parceria com a Suppliers’ Day, que começou no ano passado, foi renovada. A feira americana, que antecede a FCE Cosmetique, terá um estande para atender aos interessados em expandir os negócios para outros países. Carvalho acredita que a exposição receberá um número maior de grandes compradores e fornecedores no Hospitality Class. No ano passado, foram cerca de 200 pessoas.
O mercado brasileiro de produtos de beleza projeta um crescimento nominal de 7,5% no faturamento em 2018, chegando a R$ 118,2 bilhões, impulsionado pela recuperação econômica. As categorias de perfumaria e cremes hidratantes devem continuar a ser destaque nas vendas.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o crescimento real em 2017 ficou entre 1,5% e 2,5%. No acumulado do ano passado, até outubro, as categorias de desodorantes e sabonetes tiveram o pior resultado, considerando as vendas em valor ao consumidor, com quedas de 6,94% e 3,01%, respectivamente.
O segmento de cosméticos masculinos abriu novos caminhos para a indústria da beleza e vem se transformando ao longo dos últimos anos. Em 2016, gerou, de acordo com a consultoria internacional Factor Kline, um faturamento de US$ 4,5 bilhões, com taxa de crescimento superior a 3% de 2011 a 2016. A Global Industry Analysts Inc., calcula que este ramo deverá duplicar o seu crescimento no planeta e valerá US$ 43,6 bilhões até 2020.

Congresso – “Grandes expoentes da ciência cosmética nacional e internacional apresentarão as suas descobertas em palestras e debates. Vamos conhecer as tendências do Brasil e do mundo que irão impactar o perfil de consumo”. Esta é, para Tania Cristina de Sá Dias, a pauta do 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, evento do qual ela é a coordenadora geral.
Esse Congresso “é o único do setor no país que reúne os principais fomentadores de pesquisas no país: os players (fábricas de produto acabado e fornecedores de insumos e serviços) e a academia (instituições de pesquisa e universidades) em uma jornada de três dias de divulgação de trabalhos técnico-científicos, na forma de e-poster e apresentações orais, serão mais de 70”, agrega. O lema do evento é: “Desafios tecnológicos e o consumidor do futuro”.
O pré-Congresso está reservado para o dia 21 de maio, sob a coordenação do presidente do conselho da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), João Hansen. Ele presidirá a sessão de abertura, que será seguida de palestra de Rafael de Sá Marques, do Ministério do Meio Ambiente (MMA): “6 meses após a implantação do SisGen, o que sua empresa já deve estar fazendo para se adequar”. Também haverá um “Debate empresarial: MMA/ABC/Abifra (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins”, entre outras apresentações.
Em 22 de maio, Jüergen Laderman, do Hospital Universitário Charité, da Alemanha e vice-presidente da IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists), falará sobre “Caminhos de penetração de formulações cosméticas aplicadas topicamente: intercelular versus folicular”. Sintia Martins, da Yamá Cosméticos: “Do liso ao cacheado: cabelos e produtos em transformação”. Às 11h30, debate: “Inovação, saúde e qualidade. Desafios e barreiras da indústria de produtos para os cabelos”. Na parte da tarde, diversas palestras técnicas.
No dia 23, “Inovação disruptiva: descontruindo o status quo”, por Jefferson Santos, vice-presidente financeiro da ABC. “O comportamento do jovem consumidor nas redes sociais”, por Jonathan Biancarelli, da L’Óreal Paris. “Panorama regulatório de cosméticos no Brasil e no mundo”, por Mara Augusto, da Avon. “Gerações e diversidade: o desafio na gestão de pessoas”, por Cilene Moreno, da Linus RH. E talk show de tendências: “Os rumos do mercado de maquiagem para 2020”. À tarde, várias palestras na Arena de inovação científica.
No dia 24, será a vez de se abordar “a explosão do mercado masculino. “Nos últimos 5 anos, havia poucos produtos para homens; hoje a quantidade é muito maior”, assinala Tania. Haverá uma palestra sobre o “Universo das fragrâncias masculinas” e um painel: “30% até 2021: o boom dos produtos para homens”. No mesmo dia, o colombiano John Jiménez, da Belcorp, fará a palestra “Inovação genderless baseada na neurociência”. E o bailarino Jaime Rincón “vai dançar uma fragrância”.
O “grande diferencial” desta edição, na opinião de Tania, é o Desafio ABC de inovação 2018 – o pitch da cosmetologia brasileira. Quando estudantes estão desenvolvendo as suas pesquisas, uma das principais preocupações é conseguir investimentos para transformar a ideia em negócios. O Desafio ajudará jovens cientistas a se tornarem empreendedores, desenvolvendo habilidades para apresentação de projetos para investidores em forma de pitch. A iniciativa é da Associação Brasileira de Cosmetologia, com o apoio da OroLab.
FCE Pharma – “No cenário de incertezas e necessidade de inovação e de união, a FCE Pharma se fortaleceu como a melhor plataforma de marketing, comunicação e vendas da indústria farmacêutica. Por isso, a edição de 2018 promete ser a maior da história”, declara o diretor de porfólio da NürnbergMesse Brasil, Diego Carvalho.
“Crescemos em todas as frentes. Serão mais de 20 mil m² com todos os tipos de soluções para o mercado; o número de expositores é 10% maior do que ano passado, o que equivale a mais de 550 marcas, sendo 64 novas; esperamos receber mais de 15 mil visitantes; e elaboramos uma série de conteúdos para atualização profissional e desenvolvimento do setor”, salienta o representante do grupo organizador.
A FCE Pharma está com uma intensa grade de conteúdos que devem pautar os próximos anos. Na Arena do Conhecimento, durante um dia inteiro especialistas do Sindusfarma farão palestras sobre as boas práticas de armazenagem, transporte e distribuição; o uso de tecnologias disruptivas na logística; as novas tecnologias utilizadas disponíveis para indústria 4.0; e os principais campos de aplicação da indústria 4.0 na indústria farmacêutica.
Graças à parceria com a Associação Brasileira das Organizações Representativas de Pesquisas Clínicas (Abracro), se realizará uma palestra sobre o Brasil no panorama da pesquisa clínica mundial. “Será um debate muito importante”, destaca Carvalho.
No mezanino, o tradicional Simpósio da Academia Nacional de Farmácia discutirá: ciências farmacêuticas, tecnologia na indústria farmacêutica, regulamentação sanitária e sistemas de qualidade. Outra novidade no campo de conhecimento será o InnoPharma Conference, que terá a sua estreia no dia 23, também no mezanino, debatendo sobre as boas práticas e últimas tecnologias da indústria farmacêutica.
Os assuntos em alta são: rastreabilidade de medicamentos, questões logísticas, cadeias frias e, principalmente, como a indústria 4.0 pode ajudar no desenvolvimento da indústria farmacêutica. No Insight Experience, que faz parte do programa Hospitality Class, por exemplo, haverá uma palestra, com consultoria da Boston Consulting Group, sobre como os laboratórios farmacêuticos brasileiros devem se comportar nos próximos anos para sair da crise, incluindo o desenvolvimento de patentes nacionais e pesquisa clínica. “Isto é muito importante, porque iremos colocar o Brasil no patamar de países da Europa e também dos Estados Unidos”, acrescenta o executivo.
A área farmacêutica não sentiu tão fortemente a crise econômica nacional. Pelos dados do IMS Health, divulgados pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), as vendas de 2016 fecharam na casa de R$ 69 bilhões. As consultorias QuintilesIMS e Close-Up estimam, para este ano, um crescimento entre 6,9% a 9,3% em faturamento e, aproximadamente, 3% em unidades.
Exposição – Para a Química Anastacio, a FCE Cosmetique é uma forte plataforma de relacionamento e geração de novas oportunidades de negócios. A empresa traz como novidade produtos naturais e orgânicos em parceria com a Natura Tec, como: óleos, manteigas, ceras e ésteres em geral como opção aos produtos convencionais. Conta também com a base vegetal para sabonetes em barra, da KLK. Da japonesa Tayca, filtros solares inorgânicos, com uma grande gama de dióxido de titânio e óxido de zinco. Já para a área capilar, apresenta a linha de modeladores da parceira Purekemika. Essas novidades se somam ao portfólio de produtos, que já inclui filtros orgânicos, óleos, emulsionantes, conservantes, emolientes, entre outros.
Com uma árvore de 5 m de altura em seu estande, a Dinaco pretende homenagear o ecossistema brasileiro e o jequitibá-rosa Patriarca, de 3 mil anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Empresa 100% nacional, que atua há 80 anos na distribuição de especialidades químicas, a Dinaco ressalta o Serum antipoluição para uso durante o dia, que protege a pele contra metais, poluentes e danos causados pela exposição à luz azul de computadores e celulares; o gel de tratamento de couro cabeludo, que tem sensorial agradável, condiciona levemente os cabelos, esfolia o couro cabeludo, favorece a microcirculação local, além de hidratar, reforçar a barreira da pele e fortalecer os fios e é eficaz contra bactérias, fungos e leveduras; e a máscara hidratante capilar, que neutraliza o tom amarelado e deixa uma tonalidade prata aos cabelos.
A quantiQ, referência na distribuição de produtos químicos no país, controlada pela GTM Holdings S.A., mostra o seu portfólio de soluções para aromas e fragrâncias, cosméticos e pharma. Já consolidada como uma das principais fornecedoras de insumos farmacêuticos, agora oferece também opções de revestimentos e novos agentes de enchimento. Para o segmento de cosméticos, divulga as parcerias com duas novas representadas: a HT Nutri, que produz ingredientes derivados do arroz de alta performance; e a Ingredion, empresa já parceira em outros negócios que comercializa “excelentes” ativos modificadores sensoriais a partir do milho. Este movimento está alinhado com a tendência e a demanda crescente por produtos mais naturais e sustentáveis.
A Chemyunion vai expor novos ingredientes: 4MAN é uma solução natural e multifuncional com quatro efeitos em um único ingrediente ativo. É capaz de tratar a pele com oleosidade excessiva, reduzir os sinais de envelhecimento, promover hidratação além de oferecer propriedades suavizantes, benefícios atraentes para os homens. Hebeatol CG é um novo ingrediente funcional que atua como agente antimicrobiano de amplo espectro, proporcionando aos formuladores maiores chances de diversificação em termos de preservação do produto. É compatível com várias formulações cosméticas, sendo ideal para águas micelares, lenços umedecidos e máscaras para cílios.
O Powderfeel WR foi criado para facilitar a formulação de múltiplas texturas (do fluido à manteiga) em processos a frio. A empresa difunde que esse ingrediente inovador é um emulsificante O/A baseado na tecnologia de emulsão por pickering, que suporta o desenvolvimento a frio com alta eficiência de estabilização, além de reduzir o impacto ambiental e os custos de processamento, permitindo o desenvolvimento de fórmulas minimalistas.
Sob o lema “A inovação nos inspira”, a Cosmotec quer realçar que “fornece as melhores soluções, com um pacote de ingredientes e tendências que agrega valor aos desenvolvimentos cosméticos”. Com a divisão Fragrâncias, expandiu a sua atuação. A empresa conta com o respaldo do grupo Sumitomo Corporation “e uma sólida rede de parceiros internacionais”.
Há mais de 20 anos trabalhando com fragrâncias, a FAV 105, de Diadema-SP, comunicará que é distribuidora exclusiva da Firmenich no Brasil, “fornecendo produtos de qualidade e alto nível de excelência” para indústrias de fragrance, skin care, hair care e pet care. Possui certificação ISSO 9001:2008.
Nascida em 2006 em São Paulo, a P.E. Latina Labellers vai propagar que se transformou, em poucos anos, “em uma das principais fabricantes de rotuladoras lineares autoadesivas”. A empresa comercializa a gama completa de rotuladoras produzidas pela P.E. Labellers na Itália. São rotuladoras automáticas e lineares para qualquer tipo de aplicação: autoadesiva, cola fria, hotmelt, roll fed, termo-encolhível e 100% modular.