Embalagens para produtos químicos

Confira as principais embalagens utilizadas para produtos químicos, os segmentos em que são utilizadas e mais informações relevantes sobre o tema

Não é qualquer embalagem que serve para produtos químicos, estas precisam atender alguns requisitos para oferecer proteção e segurança, tanto no manuseio como no transporte, além do armazenamento. No caso de embalagens de produtos para produtos químicos perigosos as regras são ainda mais severas, visto que envolvem produtos que podem causar riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Na matéria Embalagens de produtos perigosos já abordamos esse assunto por completo, caso queira se aprofundar sobre esse tema, dê uma olhada! Agora vamos trazer uma visão sobre embalagens de produtos químicos em geral.

Acesso Rápido no post

Qual é a embalagem adequada para acondicionar produtos químicos?
Quais são os tipos mais comuns de embalagem para produtos químicos?
As embalagens de produtos químicos atendem quais segmentos?
Como as embalagens de produtos químicos contribuem para a segurança do colaborador e do meio ambiente?
Onde comprar embalagens para produtos químicos?

Qual é a embalagem adequada para acondicionar produtos químicos?

Uma embalagem de produto químico adequada é aquela que apresenta durabilidade, confiabilidade e resistência contra atritos, impactos e corrosão. Também é importante que não ofereça risco de transpassar odores nem liberar resíduos e não modifique as características do produto.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Quais são os tipos mais comuns de embalagem para produtos químicos?

    As embalagens podem ser de vários modelos, materiais, tamanhos e capacidades, a depender do produto que será embalado e da finalidade. Dessa forma, podemos encontrar embalagens com polímeros de alto desempenho, como polietileno de alta densidade (PEAD); polietileno de baixa densidade (PEBD); polipropileno, politereftalato de etileno (PET); vidros; metal e muito mais.

    Vale destacar que o polietileno de alta densidade PEAD tem alto peso molecular e apresenta as seguintes características: rigidez, densidade, leveza, cor leitosa, resistência ao atrito, aos produtos oriundos da química e derivados e à variação da temperatura de –100°C a 120°C. Consiste em uma resina termoplástica de fácil processamento por injeção, extrusão ou sopro.

    O mercado oferece variados tipos de embalagens resistentes e duráveis e ainda trabalha com embalagens personalizadas para atender negócios específicos.  Conheça alguns tipos muito utilizados para o armazenamento de produtos químicos:

    1. Tambores: recipientes cilíndricos de grande porte, normalmente desenvolvidos como polietileno de alta densidade (PEAD) ou metal. Servem para armazenar grandes quantidades de líquidos.
    2. Bombonas: recipientes maiores que os galões, utilizadas para líquidos com volumes médios e grandes. São normalmente produzidos em polietileno de alta densidade (PEAD) e com capacidades para 5L, 10L, 20L, 25L, 30L, 50L, 60L.
    3. Galões: recipientes para o armazenamento de volumes menores de líquidos. Também são feitos normalmente com polietileno de alta densidade (PEAD)
    4. Frascos: recipientes menores, geralmente feitos de polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno (PP), vidro ou metal. São mais indicados para líquidos e pós, em pequenas quantidades.
    5. Potes PET: também são recipientes menores, feitos de polietileno tereftalato (PET) e utilizados para armazenar pequenas quantidades. O PET é um material que apresenta as seguintes propriedades: transparência, leveza, resistência e capacidade de reciclagem.
    6. Container IBC (Intermediate Bulk Container): o contentor intermediário para mercadorias a granel é um recipiente intermediário, utilizado para líquidos, sólidos, semissólidos e pastosos. Geralmente é feito em plástico ou metal e pode ser rígido ou flexível.
    7. Sacos big bags (FIBCs – Flexible Intermediate Bulk Containers): recipientes flexíveis de diversos tamanhos para variados produtos a granel. Apresentam como característica a versatilidade, resistência, durabilidade e proteção UV e contra umidade. Geralmente, são feitos em tecido de polipropileno.

    Também já é possível verificar no mercado embalagens combinadas, ou seja, com a mistura de diferentes materiais, e opções sustentáveis, por exemplo, tambores de plástico virgem + 30% de material reciclado.

     

    Embalagens para produtos químicos

    As embalagens de produtos químicos atendem quais segmentos?

    Uma ampla gama de setores necessita de embalagens resistentes e duráveis para seus produtos químicos. Confira abaixo os segmentos que mais fazem uso dessas embalagens:

    • Químico.
    • Agroquímico.
    • Petroquímico.
    • Farmacêutico.
    • Alimentos e Bebidas.
    • Veterinário.
    • Tintas e vernizes.
    • Construção.
    • Embalagens homologadas.
    • Higiene e limpeza.
    • Domissanitários.
    • Álcool e Açúcar.
    • Tratamento de superfícies.
    • Papel e celulose
    • Adesivos e selantes.
    • Saneamento.

    Como as embalagens de produtos químicos contribuem para a segurança do colaborador e do meio ambiente?

    Para oferecer segurança em toda a cadeia logística, incluindo manuseio e armazenamento, as embalagens precisam seguir especificações técnicas de segurança e qualidade, regulamentações e padrões ambientais. Além disso, devem conter comunicações claras sobre o produto químico, eliminando riscos e danos.

    Uma característica importante das embalagens de produtos químicos é oferecimento de resistência química, ou seja, elas evitam o vazamento e o derramamento de produtos químicos, contribuindo para manter a estabilidade do produto e para proteção da biodiversidade e da saúde do colaborador. Por isso, é essencial a escolha de uma embalagem compatível com o produto químico.

    Um sistema de fechamento seguro também é fundamental para garantir que a embalagem fique hermeticamente fechada durante o armazenamento e transporte, impedindo a entrada de ar, umidade, outros contaminantes, além do contato direto dos colaboradores com os produtos químicos.

    Leia Mais
    Normas sobre embalagens reforçam sustentabilidade
    Tendências em embalagens
    Setor de embalagens pega carona na retomada da economia
    ESG nas embalagens: grandes marcas exige avanços no setor
    Entraves regulatórios atrasam a chegada de inovações – Embalagens
    Embalagens Plásticas – Avanços e crescimento do setor
    Embalagens: Entidades discutem com governo detalhes para implantar a PNRS
    Embalagens: Demanda firme anima a ampliar produção e desenvolver linhas

    Qual é a importância da rotulagem adequada nas embalagens de produtos químicos?

    A rotulagem de produtos químico é obrigatória e essencial para uma comunicação correta e para evitar acidentes e riscos, garantindo à saúde humana, do meio ambiente e do patrimônio da empresa.

    Dessa forma, todo produto químico deve trazer uma informação objetiva e legível do conteúdo, com a identificação, descrição, apresentação dos seus perigos, palavras de advertência, cuidados necessários, entre outros.

    A atualização dos rótulos também é outro ponto a que as empresas devem estar atentas para oferecer segurança e um bom armazenamento.

    Onde comprar embalagens para produtos químicos?

    Para encontrar os principais fornecedores de embalagens para produtos químicos no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.