Notícias

Embalagem: Feira sofisticada aponta tendências mundiais

Quimica e Derivados
2 de março de 2004
    -(reset)+

    Química e Derivados: Embalagem: Cintia - novos pigmentos criam efeitos multicores.

    Cintia – novos pigmentos criam efeitos multicores.

    Para demonstrar o material, a Eastman expôs os frascos da base facial líquida da Merle Norman Cosmetics, destaque da Luxepack Mônaco, em novembro de 2003. No Brasil, o grade AN004 foi utilizado pela Natura e Boticário nos frascos dos perfumes Kaiak e Clipping, respectivamente. A primeira aplicação deu-se na linha de cosmésticos Victoria´s Secret.

    Para divulgar a tecnologia, demonstrar as vantagens dos materiais e auxiliar os profissionais de marketing e desenho industrial no desenvolvimento das embalagens, a Eastman criou o site www.theglasspolymer.com. “A família Eastar é grande e pode ser ampliada de acordo com as necessidades dos clientes. Não há limites para a criatividade”, afirma.

    A empresa aproveitou o evento também para ressaltar a parceria com a SPP Resinas, de São Paulo, distribuidor autorizado de seus copoliésteres e metacrilatos desde 2002. “O distribuidor exerce papel fundamental na melhoria dos serviços prestados na pré e pós-venda, assegurando estoque local e pronta-entrega de todos os itens em moeda nacional.”

    Efeitos especiais — Tanto no mercado do plástico quanto do vidro e papel, os acabamentos superficiais foram os principais destaques da feira. Muita cor, brilho e efeitos especiais prometem diferenciar os produtos nas prateleiras. O diretor comercial da Plast Clean, de Barueri-SP, Kleber de S. Von Dentz confirma essa tendência. “O acabamento ganha cada vez mais importância, pois além de valorizar o produto agrega outras vantagens, como resistência química, ao risco, atrito e às intempéries.” A empresa, especializada em pinturas especiais, oferece soluções de cor e textura para embalagens de plástico, vidro e metais, incluindo o emborrachamento. A Solev, de Indaiatuba-SP, também divulgou os processos de metalização a vácuo e envernizamento UV sobre plásticos e vidros.

    A Merck, fabricante alemão de especialidades químicas, apresentou nova linha de pigmentos de efeitos multicoloridos, marca Colorstream. “Oferecem variações de cor que fluem constantemente numa multiplicidade de cores”, explica a assessora de marketing do departamento de especialidades químicas, Cintia Saito.

    Química e Derivados: Embalagem: Crosta - copoliéster amorfo oferece elevada transparência.

    Crosta – copoliéster amorfo oferece elevada transparência.

    Fabricado com partículas laminares de sílica recobertas com óxidos metálicos, está disponível no Brasil em três variações de cores Autumn Mystery, Viola Fantasy e o recém-lançado Artic Fire, cuja variação de cor vai do turquesa, passa pelo prata brilhante até o vermelho metálico. “A incidência da luz nas partículas laminares é refletida em mais de uma direção, fazendo com que as cores sejam alteradas, conforme a posição em que se encontra o objeto e o observador.”

    Outras três cores devem ser lançadas até o final deste ano. As aplicações variam desde pintura automotiva até embalagens plásticas.

    Divulgou também a tradicional linha de pigmentos de efeito perolado marca Iriodin, à base de mica com revestimento de óxidos metálicos. Entre eles, destacou a linha Interferência, com revestimento de dióxido de titânio. “Atribuem ao substrato uma característica perolizada e efeito de cor iridescente. Isso significa que, de acordo com o ângulo de incidência da luz, a percepção de cor muda”, explica Cintia.

    Toda a linha é composta por pigmentos transparentes que não dão cobertura à peça, mas agregam efeito. “Garantem excelente dispersão no masterbatch. Quanto mais escuro o concentrado, maior o efeito.” São inertes e resistem a até 800ºC, segundo o fabricante. Dentre os segmentos de aplicação, Cintia destaca o mercado de PET, uma das resinas que mais cresce no envase de bebidas e cosméticos. “A Merck criou a campanha `Pinte o PET´ com o objetivo de incentivar fabricantes de todo o mundo a usar o Iriodin e o Colorstream para dar vida às suas embalagens.”

    Na avaliação de Cintia, embalagens coloridas tornam o produto mais atraente para o consumidor, destacam-se entre as concorrentes e geram um apelo maior de compra. Os pigmentos de efeito podem ser usados também em todos os processos de impressão gráfica, como off-set, silksreen, flexografia, rotogravura. Fazem parte da linha ainda os pigmentos Xirallic e Biflair.

    Papel e vidro – A Arjo Wiggins, de Salto-SP, representou o segmento de papéis finos. Dentre os produtos, destacou o Clear Plus, papel vegetal com toque acetinado, fabricado com fibras de celulose pura. Trata-se de um material reciclável e isento de ácidos. A linha Color plus Wave é composta de papel corrugado de base lisa ou microondulada. Segundo o fabricante, a coloração é feita na própria massa do papel o que evita que as dobras e vincos apresentem falhas brancas.

    O acetato de celulose reciclável foi o destaque da Uvpack Acabamentos Especiais, de São Paulo. O material, fabricado pela Clarifoil e vendido no Brasil pela Uvpack, está disponível nas versões transparente brilhante, semi-opaco, opaco e colorido, em rolo ou folhas, e promete substituir o Bopp (polipropileno biorientado) em algumas aplicações. Entre as características, o fabricante cita a alta taxa de transmissão de vapor d´água, ou seja, trata-se de um filme permeável à umidade, podendo ser usado para embalar produtos quentes.

    Destaca ainda a boa aderência aos tipos padronizados de papelão para caixas. Com isso, as embalagens laminadas com acetato de celulose podem ser cortadas, vincadas e coladas facilmente. Os filmes para laminação de impressos podem ser revestidos com folhas metálicas, além de colados e impressos sem pré-tratamento, adequando-se à maioria dos processos, desde off-set, flexografia, flexogravura e silk-screen ao hot-stamping.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *