Notícias

Embalagem: Feira sofisticada aponta tendências mundiais

Quimica e Derivados
2 de Março de 2004
    -(reset)+

    Química e Derivados: Embalagem: Privitera - produtos de luxo vivem momento favorável.

    Privitera – produtos de luxo vivem momento favorável.

    Com apenas 21 expositores, divididos em 2 mil metros quadrados no Espaço Unique, em São Paulo, a 3ª edição do Salão da Embalagem dos Produtos de Luxo – Luxepack cumpriu a função de apresentar as tendências internacionais e as novidades em insumos e design para o segmento de embalagens de luxo.

    Nos dias 17 e 18 de março, multinacionais, tais como a DuPont, Eastman, Merck, Alcan Packaging e Saint-Gobain, entre outras, divulgaram suas apostas para as indústrias de bebidas finas, cosméticos, moda, farmacêutica, alimentícia, etc.

    Com três expositores a mais e menor número de estrangeiros em relação à edição anterior, o evento anual se destacou em função dos lançamentos. “Atraiu empresas de grande porte interessadas em reforçar a participação nacional no segmento de produtos de luxo, cada vez mais efervescente”, afirma o diretor da SPR Internacional Assessoria de Marketing e coordenador da Luxepack, Salvatore Privitera. Já a dificuldade de exportar para o Brasil, em virtude da supervalorização do euro frente ao real, afugentou os estrangeiros. Foram seis em 2003 contra um deste ano.

    Química e Derivados: Embalagem: Florencia - frasco nacional substitui importados.

    Florencia – frasco nacional substitui importados.

    Dos plásticos ao vidro, passando pelas embalagens de papel, os cerca de 2 mil visitantes tiveram acesso a tecnologias e materiais recém-apresentados em feiras internacionais, como a Luxepack Mônaco, realizada em Monte Carlo, em novembro do ano passado. Além das resinas especiais, a DuPont divulgou nova estratégia de atuação no segmento de artigos de luxo com a criação DuPont Cosmetic Solutions. “Fornecemos soluções completas e não apenas insumos”, garante a gerente de vendas e desenvolvimento de polímeros industriais, Florencia Canale.

    Com isso, a companhia promete auxiliar o cliente final, desde o projeto de criação da embalagem à definição dos materiais e da tecnologia de produção. “Cada vez mais os consumidores são atraídos por artigos com design diferenciado e que reúnem robustez e sensação agradável ao toque. A embalagem é um diferencial importante no momento da venda de perfumes e cosméticos de alto luxo”, avalia.

    Tampa metalizada – Apesar de pequeno, o mercado de embalagens especiais está em plena ascensão no Brasil e envolve materiais de expressivo valor agregado. “A produção local tende a substituir gradativamente a importação de frascos e tampas de luxo”, diz.

    Entre as novidades, Florencia destaca a nova família de poliacetal, marca Delrin, que aceita pintura e metalização. Tal característica permite a fabricação de tampas em uma única operação, ou seja, dispensam co-injetadas ou montagem posterior.

    Química e Derivados: Embalagem: Frasco de Surlyn resiste bem a ataques químicos.

    Frasco de Surlyn resiste bem a ataques químicos.

    Moldada por injeção, a tampa de poliacetal passa por um banho químico que a prepara para receber a pintura ou metalização no processo de galvanoplastia. Além da resina, a DuPont fornece a substância e respectiva tecnologia para a ativação da superfície, os pigmentos e as tintas. Em geral, tampas que vão receber acabamento metalizado são confeccionadas internamente em polipropileno, em virtude da resisência mecânica e química do material, com a parte externa (capa) em ABS indicado para receber o acabamento.

    O Delrin, segundo Florencia, cumpre as duas funções. Tem alta resistência química, não se altera ao entrar em contato com o perfume ou cosmético envasados, e aceita acabamento. “A principal vantagem dessa tecnologia é aliar a resistência ao apelo visual numa única operação de moldagem.” Os insumos e o processo para metalização do poliacetal são os mesmos empregados com o ABS. “Não há necessidade de alterar a linha”, garante.

    A DuPont aproveitou o evento para divulgar outros produtos de seu portfólio lançados recentemente, como a poliamida amorfa marca Selar e o copolímero ácido Surlyn. O primeiro oferece alta barreira a gases, aumentando a vida útil de produtos com grande quantidade de componentes voláteis. “Garante elevada resistência química e transparência”, afirma Florencia. Entre as aplicações, cita a fabricação de embalagens injetadas e sopradas para a indústria de cosméticos, tais como máscaras para cílios e esmaltes. “Substitui o PET e o PP com vantagens”, diz.

    O Surlyn proporciona, segundo o fabricante, flexibilidade de design para a criação de embalagens sofisticadas, sopradas e injetadas, para produtos de beleza, além de elevada resistência a substâncias químicas. Com aplicações variadas, também pode ser extrudado e moldado por compressão, usado como revestimento em pó ou modificador de resina. “Considerado o melhor selante de uso geral da indústria de embalagens, garante excelente aderência ao papel e alumínio.”

    Transparência – A Eastman também aposta todas as fichas nos polímeros com aparência de vidro. O conceito de The Glass Polymer é um dos principais apelos dos copoliésteres desenvolvidos pela companhia e importados dos Estados Unidos para o Brasil. Na exposição apresentou o AN001, novo contratipo da linha Eastar. “Resina 100% amorfa que garante alta transparência mesmo em embalagens de paredes grossas”, explica o gerente de vendas de especialidades plásticas para o Mercosul, Gabriel E. Crosta.

    As resinas convencionais não mantêm a transparência na moldagem de paredes grossas em virtude de problemas de cristalização. “Não resfriam na velocidade adequada, ficando esbranquiçadas.” A nova família 100% amorfa assegura a translucidez dos frascos. Moldada no processo de injeção-estiramento-sopro, adequa-se à fabricação de frascos, potes e estojos, entre outros itens. “Proporciona aparência e toque do vidro”, garante Crosta.


    Página 1 de 3123

    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *