Eletrodeionização no tratamento da água

Para utilização da água nos processos industriais é necessário seu tratamento de forma adequada. Tanto para geração de vapor quanto para utilização da água na produção de produtos finais como fármacos cosméticos e alimentos é fundamental a remoção dos sais minerais presentes na água. Existem diversos sistemas que realizam essa função sendo que os mais comuns são sistemas com tecnologia de resina de troca iônica e sistemas de osmose reversa. Porém, na operação desses equipamentos é observado a utilização de produtos químicos e dificuldades na remoção completa dos íons presentes, sendo necessário o polimento final da água produzida.

A eletrodeionização combina a tecnologia de resina de troca iônica e membranas juntamente com a utilização de corrente elétrica contínua. Nos módulos de eletrodeionização são posicionados dois eletrodos e entre eles existem placas de membranas impregnadas com resinas de troca iônica. O equipamento está constantemente conectado a uma fonte de energia elétrica que por sua vez proporciona a passagem de corrente elétrica entre os eletrodos. Durante a passagem da água entre as placas,  os íons são removidos nas resinas de troca iônica presentes e o campo elétrico gerado permite a regeneração das resinas.

Devido à capacidade de remoção dos íons, a água que abastece o sistema de eletronização deve ser desmineralizada, ou seja, a tecnologia de eletrodeionização é ideal para produção de água ultrapura onde é requerida baixíssima condutividade ou quando o controle  da qualidade da água é medido pela resistividade elétrica Sendo assim, os módulos de eletrodeionização são aplicados no polimento de osmose reversa  e em substituição de leitos mistos convencionais de resinas de troca iônica.

Vantagens da Eletrodeionização

  • Produção contínua de água;
  • Não necessita de produtos químicos;
  • Alta qualidade final da água;
  • Facilidade de operação e controle;
  • Fácil instalação (demanda pequenos espaços);
  • Regeneração contínua;
  • Pode ser adaptável aos sistemas de OR e troca iônica existentes;

Atualmente, observa-se uma crescente demanda de módulos de eletrodeinização, pois sua utilização apresenta diversas vantagens em relação à qualidade final da água, segurança de processo, controle operacional e riscos ambientais comparados aos sistemas de leito misto convencional de resinas de troca iônica para o polimento final da água.

A Veolia é empresa destaque no GuiaQD.com.br, saiba mais.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2021, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios