Ebrats 2009: O que há para ver na feira

O texto desta seção foi editado com base nas informações das empresas, em resposta ao convite enviado por Química e Derivados a todos os expositores do Ebrats 2009

AMZ

Química e Derivados, Retificador de alta frequência AMZ, Ebrats 2009
Retificador de alta frequência AMZ

A empresa nacional apresentará duas linhas de retificadores de alta frequência. A primeira conta com frequência alta na entrada de energia e pulsante na saída para os banhos.

Como novidade, esta série conta com empacotamento elétrico que reduziu o tamanho, o peso e o preço dos equipamentos.

A segunda linha possui alta frequência de corrente contínua na saída e nova concepção elétrica. Além disso, a AMZ presta informações sobre sua parceria com a italiana Saita, especializada em sistemas para tratamento de água para galvanoplastias.

ANION MACDERMID

A empresa de origem norte-americana especializada em processos químicos para tratamento de superfícies decorativo e técnico reservou algumas novidades para a Ebrats.

Serão destaques: novos processos de zinco-liga, de níquel químico teflon, de metalização em plástico, desengraxantes ecológicos e processos para formação de circuitos impressos.

ATOTECH

Sem lançamentos específicos para a feira, a Atotech participa de forma institucional para divulgar suas linhas tradicionais de processos de zinco e zinco-ligas eletrolíticos, e ainda, sua tecnologia de organometálicos.

Segundo a empresa, o portfólio inclui todos os tipos de aditivos para zinco, de processos de zinco-níquel e vários passivadores isentos de cromo hexavalente, selantes, top-coats e lubrificantes.

Na área decorativa, o destaque ficará por conta dos processos de cobre ácido, níquel brilhante, semibrilhante, acetinado e microporoso e do cromo trivalente.

BANDEIRANTES

Química e Derivados, Peças revestidas com Cr trivalente, Ebrats 2009
Peças revestidas com Cr trivalente

A Bandeirantes Unidade Galvânica mostrará novas linhas de zincagem e cromatização.

Para o setor automotivo, destacam-se os cromatizantes trivalentes preto e clear da empresa japonesa Dipsol, que atende às normas de resistência à corrosão e de aspecto visual.

Nessa série, a linha de zinco-níquel tem velocidade de deposição de 0,18 mícron/min em banhos rotativos e 0,40 mícron/minuto em banhos parados.

Na linha decorativa, o lançamento é um cobre ácido sem corantes e com alta velocidade de deposição, além de um níquel microfissurado e oxidações especiais para zamak e latão.

CHEMETALL

A empresa alemã de especialidades químicas para galvanoplastias destaca a inauguração de sua nova unidade produtiva e administrativa em Jundiaí-SP.

Prevista para entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2009, a fábrica foi construída em uma área de 15 mil metros quadrados e promete ampliar a produção da empresa sem aumentar seus impactos ambientais.

COVENTYA

Química e Derivados, Tecnorecupero é para recuperar Ni, Ebrats 2009
Tecnorecupero é para recuperar Ni

Com sede em Diadema-SP, a Coventya Química chama a atenção para a linha Diastar 100 de cobre alcalino isento de cianeto, do Crystal LC, de níquel brilhante com baixa concentração de Ni e ainda para o ouro ácido de coloração clara Epidor 201.

Outros lançamentos previstos para o Ebrats: um passivador preto trivalente para zinco puro (Lanthane Black 720), uma linha de produtos para tratamento de efluentes e o Tecnorecupero, equipamento de recuperação de níquel.

CVK

A CVK do Brasil mostrará novos modelos de seus retificadores e de painéis de comando. Segundo a empresa, os retificadores de alta frequência possuem consumo de energia 20% menor do que os modelos convencionais e dimensões compactas.

Já o novo painel de comando elétrico é fabricado conforme as especificações do cliente galvânico.

Oferece controle de posicionamento dos carros com sensores indutivos, sistema de bandeja furada com leitor óptico e sistema laser e possibilidade de transmissão de dados via rádio Ethernet.

DE NORA

A fabricante italiana de unidades e equipamentos eletroquímicos, também prestadora de serviços de manutenção e recondicionamento de máquinas e sistemas da área, destacará sua linha de anodos de titânio revestidos com óxidos de metais nobres empregados para vários tipos de aplicações na galvanoplastia.

ENTHONE

A empresa especializada em formulações químicas para galvanoplastia apresentará algumas novidades no Ebrats. O Trylite é um cromo trivalente com passivador isento de cromo e elevada resistência à corrosão.

O Udique é um processo de cromação de plástico estável e de baixo custo.

O Elpelyt é um processo de multicamadas de níquel para melhorar a resistência à corrosão –voltado para a indústria automobilística. Já o Zincrolyte CLZ NI III é uma nova versão de zinco-níquel ácido que assegura anticorrosividade e uniformidade de liga no depósito.

FOSFER

Química e Derivados, Nova linha de galvanoplastia da Foster, Ebrats 2009
Nova linha de galvanoplastia da Foster

A galvanoplastia Fosfer Tratamento de Superfícies destaca a inauguração em maio de 2009 da nova fábrica de Sorocaba-SP, com capacidade nominal de 2 mil t/mês.

A unidade tem linhas automáticas rotativas, sistema de exaustão e lavagem de gases (60 mil m3/h), gerador próprio, ETE com colunas de troca iônica para separação de metais e contenção contra derramamentos.

Além da nova fábrica, a Fosfer presta esclarecimentos sobre tratamento de ligas de zinco isentas de cromo hexavalente e revestimentos organometálicos isentos de cromo.

HENKEL

O grupo alemão apresentará três tecnologias para o mercado de tratamento de superfícies.

A tecnologia nanocerâmica Bonderite Tectalis, específica para o setor automobilístico, foi desenvolvida para revestir superfícies metálicas como aço, aço galvanizado ou alumínio, em substituição ao fosfato de zinco, que contém metais pesados.

Revestimento mais fino do que o convencional, ele reduz o consumo de água e o descarte de resíduos, o que facilita a limpeza das máquinas.

Além disso, por ser aplicado por imersão ou spray em temperatura ambiente, diminui os gastos com energia.

A segunda novidade é a tecnologia de autodeposição Aquence, revestimento químico de base aquosa de polímeros que depositam uma barreira orgânica de proteção anticorrosiva em peças automotivas, chassis, estruturas, componentes, equipamentos agrícolas e de construção.

Disponível nas cores preta e cinza, proporciona menor consumo e melhor controle dos acabamentos aplicados sobre o revestimento químico.

Por fim, a Henkel destaca o sistema de pré-tratamento nanocerâmico Bonderite NT-1, à base de fluorzircônio, isento de metais pesados e livre de fosfato, ao mesmo tempo em que melhora a resistência à corrosão em superfícies de metal pintado.

O sistema ainda reduz etapas químicas, o consumo de energia e dispensa o pós-tratamento.

METAL COAT

Com dez anos de existência, a empresa coloca seu experiente corpo técnico à disposição dos visitantes para apresentar seus dois mais recentes lançamentos.

O primeiro é o verniz cataforético Metal Clad Super Harp CB Plus, indicado para baixa cura (a 105ºC), sendo voltado para aplicação em fivelas, bijuterias e ferragens em geral por apresentar excelente resistência à sudorese e aos ácidos.

Outra novidade é o Trivecta Uniblack 100-X, um cromatizante preto que confere alta resistência à corrosão quando aplicado sobre superfícies com zinco eletrodepositado.

O produto é aplicado por técnicas convencionais de imersão, formando uma camada convertida negra esteticamente agradável, proporcionando um acabamento consistente de 72 a 144 horas de salt-spray.

METAL SPRAY SYSTEMS

Química e Derivados, Revestimento aquoso, Ebrats 2009
Revestimento aquoso garante proteção anticorrosiva

Atuante no segmento de metalização por aspersão térmica desde 1986, a MSS comercializa equipamentos, peças de reposição, arames e pós para metalização.

O processo é indicado para a recuperação e beneficiamento de peças e aplicação de revestimentos anticorrosivos, por meio dos seguintes processos: flame spray (chama a gás), arc-spray (arco elétrico) e HVOF.

A MSS aproveitará o Ebrats 2009 para lançar o arco elétrico MSS-500 de alto rendimento, chegando a 60 kg/hora, sendo de fácil manejo para aplicações com arame de zinco ou alumínio, com treinamento e suporte de pós-venda. Também serão divulgados os serviços de metalização que a empresa realiza com sucesso há 27 anos.

METALLOYS & CHEMICALS

O grupo MC fornece produtos químicos e metais para galvanoplastia desde 1996. Neste Ebrats, apresentará ao público os produtos fabricados pelas suas distribuídas, entre elas: Umicore, Eramet, Cyplus, Growel, Basf e Borax, com as quais mantém parcerias sólidas.

A distribuidora garante a qualidade de seus produtos, além do respeito à legislação e ao meio ambiente.

MR PLATING

A MR Plating oferecerá aos visitantes a experiência técnica acumulada em mais de 35 anos de atuação no setor para desenvolver soluções para aperfeiçoar os processos produtivos do setor galvânico.

A linha de produtos compreende desengraxantes, decapantes, ácidos, descarbonizantes, inibidores, oxidantes, selantes, vernizes, processos de zinco, níquel, cromo, cobre, latão, estanho e cromatizantes hexa e trivalentes.

A empresa enfatizará na feira a recente parceria firmada com a italiana Technochimica, que lhe permite trazer ao país o zinco preto trivalente, o zinco-níquel, o zinco-ferro, entre outros desenvolvimentos.

NAS TITÂNIO

Como o nome sugere, a empresa é especializada em titânio e divulgará no Ebrats os seus produtos: cestos, serpentinas, gancheiras, parafusos, ganchos, trocadores de calor, resfriadores e aquecedores.

Esses produtos são feitos sob encomenda, a fim de proporcionar o melhor desempenho dos banhos galvânicos, tanto em economia, quanto em qualidade da produção.

NIQUELFER

Criada em 1987 para atuar na recuperação de metais não-ferrosos, a Niquelfer hoje se destaca nos produtos para galvanoplastia, tratamento de efluentes e resinas termoplásticas, alimentando o desejo de ingressar nos perfis de alumínio.

Sua linha de distribuição compreende produtos como o cianeto de sódio da Evonik (ex-Degussa) e a linha Golpanol da Basf, incluindo cloretos, cobre eletrolítico/fosforoso laminado, níquel eletrolítico, sulfatos, catodos e placas Eramet.

Nas resinas, lista ABS, poliacetal, policarbonato, polímeros metacrílicos (PMMA), polipropileno e blendas ABS/PC.

SURTEC

A subsidiária da SurTec International (sediada em Zwingenberg, na Alemanha) foi criada no Brasil em 1999 para fabricar, desenvolver e comercializar especialidades químicas para tratamento de superfície nas linhas de galvanoplastia e fosfatização.

Seu campo de atuação está nos produtos de alta tecnologia e ecologicamente corretos, atendendo às mais rigorosas normas mundiais.

Em 2008, a SurTec firmou compromisso de transferência e licenciamento de tecnologia de seus produtos com a Produtos Químicos Quimidream.

Neste Ebrats, vai lançar os produtos: SurTec 609 ZetaCoat, camada de conversão à base de cromo trivalente para pré-tratamento multimetal para pintura convencional e a pó; o 716, um processo de última geração para a deposição da liga zinco-níquel; o 412, um ativador neutro para remover ferrugem e oxidações, em linha completa para aços inox e alumínio; e o 641, passivador para alumínio como base para pintura, totalmente isento de cromo e fosfatos, com aprovação Qualicoat.

TECITEC

A Tecitec iniciou suas atividades em 1983, produzindo tecidos para filtração. O portfólio foi ampliado com a linha completa de equipamentos para tratamento de água e efluentes, em contínuo desenvolvimento.

Para o Ebrats, a empresa levará seu filtro-prensa com tamanhos desde 325 x 325 mm até 1.500 x 1.500 mm, nos tipos standard, semiautomático e automático; separadores de óleo para não-emulsificados em água ou efluente, indicados para trabalho contínuo com drenagem constante do óleo separado para um tanque ou tambor posicionado lateralmente; um desmineralizador projetado para fornecer água pura e adequada para processos industriais; e o lavador de gases do tipo scruber ou coluna de contato com enchimento em anéis “Pall”.

Além disso, mostrará o filtro de areia com retrolavagem, indicado para polimento final e/ou clarificação dos efluentes tratados.

TECNO PLATING

Localizada no Paraná e especializada no tratamento superficial de peças metálicas, apresentará no Ebrats sua segunda linha automática de zincagem de grande porte, específica para a cadeia automotiva.

A Tecno Plating oferece serviços de zincagem alcalina isenta de cianeto; zincagem ácida para ferro fundido; passivadores trivalentes; zinco, ferro, níquel com passivações trivalentes; cromo duro para peças de pequeno e grande porte; níquel eletrolítico e químico; anodização dura e técnica; e pintura antiaderente à base de PTFE.

A empresa é certificada na ISO 9001 e foi homologada por várias montadoras automotivas. Possui cadastro na Onip, atendendo o setor de petróleo e gás.

TECNOREVEST

Contando com 40 anos de experiência no setor, a Tecnorevest lançará na feira os processos de latão e cobre alcalinos isentos de cianetos, além dos passivadores de zinco sem cromo em azul, amarelo e negro, com elevada resistência à corrosão branca de até 500 horas de névoa salina.

Além dessas duas novidades, a empresa destacará os banhos de zinco e zinco-ligas da Pavco e os sistemas de eletroforese da LVH, compondo um elenco de produtos de alta qualidade e respeito ao meio ambiente.

UMICORE

A filial brasileira da Umicore, empresa mundial sediada em Bruxelas (Bélgica), com mais de 200 anos de experiência e que adquiriu em 2003 o grupo de metais preciosos da Degussa, apresentará no Ebrats seus processos galvânicos, sais de metais preciosos (ouro, prata, paládio, platina, ródio e rutênio), desengraxantes especiais, decapantes, oxidantes e anodos especiais, todos desenvolvidos com tecnologia própria, com aplicações técnicas e decorativas.

O mais recente lançamento da empresa consiste em produtos para deposição seletiva de ouro com baixa concentração de metal, disponíveis nas tonalidades amarelo, amarelo-claro e rosado.

Também receberá destaque o ródio negro para banhos de imersão e brush plating. Além dos produtos de alta qualidade, a Umicore também oferece serviços de refino e recuperação de metais nobres.

VOTORANTIM

Química e Derivados, Níquel em vários formatos e tipos, Ebrats 2009
Níquel em vários formatos e tipos

Maior fabricante brasileira de níquel e única produtora de níquel eletrolítico na América Latina, a Votorantim Metais levará para a feira sua linha de produtos, incluindo carbonato de níquel, níquel eletrolítico, cobalto, sulfato de sódio, ácido sulfúrico e matte de níquel, este destinado ao mercado externo.

O níquel tipo coins é especialmente indicado para tratamentos de superfície, por ter formato arredondado que permite melhor acomodação e fluidez nos cestos de titânio, principalmente nos banhos de maior profundidade, com a vantagem de reduzir os riscos de acidentes no manuseio.

Leia mais: Ebrats 2009 – Encontro vira oportunidade para o setor superar retração

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.