E foi assim que nasceu a ABC

A Associação Brasileira de Cosmeologia (ABC) completou 50 anos no dia 11 de abril de 2023.
No Início dos anos 1970, A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP introduziu no curriculum universitário a disciplina “Tecnologia Cosmética ”.
O fato foi divulgadoa um grupo restrito de empresas fabricantes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, visando estabelecer uma integração universidade/ indústria. Iniciou-se assim um ciclo de palestras para alunos e demais interessados, convidando-se profissionais atuantes do setor.
Em 1971, estava em São Paulo um dos fundadores da Associação Chilena de Cosmetologia, o Dr. José Joaquim Perez de Villalba, que foi convidado para dar uma palestra na USP.
No final da palestra, ao saber que no Brasil ainda não havia uma associação no setor cosmético, ele aproveitou o momento para lançar a ideia da formação de uma associação nos mesmos moldes das que já havia na Argentina e no Chile, ambas filiadas à International Federation of Societies of Cosmetic Chemist (IFSCC).
A sugestão foi aceita por um grupo seleto de representantes da indústria que trabalhou durante cerca de dois anos para elaborar o estatuto da nova associação.
A assembleia geral da fundação da ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia foi realizada no dia 10 de abril de 1973, sendo eleita a sua primeira diretoria.
Ao Dr. Bruno Carlos de Almeida Cunha, coube o cargo de primeiro presidente.
O objetivo da ABC era e continua sendo prover o desenvolvimento técnico-científico do setor e o alinhamento com as melhores práticas regulatória do mundo.

Não foi um começo fácil.
Sem recursos financeiros e dependendo de aportes de algumas empresas, a ABC começou a organizar uma série de palestras técnicas proferidas no auditório do CRF-8, conseguiu aglutinar os profissionais do setor e construir um quadro associativo que aumentava a cada evento.
Também foi de extrema importância a maciça adesão das empresas do setor, que liberaram os seus técnicos para que fossem os palestrantes.
Somente em março 1975 é que a ABC passou a cobrar uma módica anuidade; até aquela data as despesas eram rateadas entre os membros da diretoria e suas empresas.
50 anos se passaram e a ABC participou e continua participando ativamente do crescimento e amadurecimento do setor cosmético brasileiro, desempenhando papel estratégico de agente difusor do conhecimento científico e qualificação de profissionais para a indústria cosmética, através da realização do Congresso Brasileiro de Cosmetologia, do Colamiqc – Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos e da IFSCC, cuja conferência foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2013, e também de cursos realizados em nossa sede, universidades e entidades afins.

Desde a sua fundação, a ABC desempenhou e desempenha papel importantíssimo, em parceria com as demais entidades representativas do setor, trabalhando de forma incansável junto aos órgãos reguladores que definiram novos e atualizados marcos regulatório e sanitário brasileiro contribuindo para a modernização das legislações que regem o setor cosmético, sem os quais não seria possível o desenvolvimento desta indústria no Brasil.
A ABC chega aos seus primeiros 50 anos, graças ao trabalho voluntário de todos os membros sua diretoria, desde a primeira até hoje, de seus colaboradores e, especialmente, de seus associados físicos e jurídicos, razão de ser da ABC.
Texto: João Hansen
João Hansen é químico, consultor do setor cosmético, conselheiro da ABC, da qual foi presidente de 2013 a 2017, e presidente da Felascc – Federação Latinoamericana de Associações de Ciências Cosméticas (Felascc) para o período de 2023-2025.
ABC Cosmetologia
A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC Cosmetologia), é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 10 de abril de 1973, com objetivo de promover o desenvolvimento da cosmetologia nacional.
Formada por um grupo de profissionais das áreas de Farmácia, Química e afins, ligados a universidades e empresas de produto acabado e matérias-primas para a indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, a ABC promove atividades tecnológicas, científicas e de regulamentação em prol do setor.
Mais informações: https://www.cosmetologiabrasil.com/
Leia Mais: