Domissanitários (sabões, detergentes e limpeza)

Domissanitários: Insumos modernos formulam produtos mais eficientes

Renata Pachione
23 de outubro de 2019
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    Sustentável – Produtos que contenham ingredientes ativos “amigos do ambiente” e apresentem atributos de biodegradabilidade e atoxicidade têm conquistado espaço cada vez maior no mercado. Até por isso, na Dow, são diversas as soluções nesse sentido, como as linhas de surfactantes Ecosurf e SupraCare 133. Este último, aliás, um lançamento.

    De origem celulósica, o SupraCare 133 é um aditivo para uso em detergentes e lava-roupas líquidos, que promete menos enxague e ação antiamassamento. O Ecosurf, por sua vez, é um surfactante também de origem natural, com cadeia hidrofóbica renovável, com fácil dispersão em água e alta eficiência para limpadores ecológicos. “Foi desenvolvido visando à diminuição do consumo de água durante a criação de novas alternativas de limpeza, garantindo uma produção sustentável”, afirma José Alberto Pino Andrade, Home Care Marketing Latin America, Dow Consumer Solutions.

    Segundo Andrade, o mercado latino-americano de produtos de limpeza está se sofisticando com mais lançamentos de produtos com valor agregado. Ele cita o caso dos tensoativos. “Os formuladores buscam produtos mais eficientes, suaves e amigáveis ao meio ambiente”, resume.

    A Dow possui uma linha completa de produtos para as mais diversas aplicações de domissanitários, como lava-roupas, limpadores de superfície, lava-louças e limpadores específicos. Um dos destaques da companhia é a linha de dispersantes Acusol, utilizada em limpadores de superfícies, detergentes de roupas líquidos e em pó. “É um agente anti-incrustação para a remoção da sujeira e minerais da água”, conta.

    Aliar processos e tecnologias mais eficientes com apelo ambiental também tem sido um dos pilares do Grupo Solvay, que no Brasil também atua com a marca Rhodia. E ao que parece tem dado certo. Prova disso, está na sua receita. No ano passado, as soluções sustentáveis representaram 50% do lucro líquido. “É possível trabalhar com química sustentável e de alta performance”, diz Rafael Ishikawa, da área de Pesquisa e Desenvolvimento de Home e Personal Care do Grupo Solvay na América Latina.

    Não por acaso, um recente lançamento da companhia é justamente um produto da linha derivada de fonte renovável (glicerina). Trata-se do Augeo Clean Multi, um substituto dos tradicionais solventes feitos a partir de éteres de glicol. “É capaz de dissolver sujeira solúvel em água e óleo, ajudando a formulação a limpar de forma efetiva e melhorar a sua capacidade de molhabilidade”, afirma Ishikawa.

    Segundo Sandra Mori, responsável pela área comercial da linha Augeo, o produto é aprovado em testes de toxicidade oral e inalatória. Ela conta que atende às inúmeras legislações ambientais em âmbito mundial e, por isso, seu uso cresceu em aplicações no mercado de cuidados domésticos, principalmente, devido ao seu alto poder de solvência e segurança ao consumidor. O Augeo Clean Multi está nas formulações dos cinco líderes globais de mercado de produtos de limpeza.

    São diversas as soluções da companhia para atender à demanda de produtos com apelo sustentável. Algumas ficam por conta dos tensoativos coco-betaína Mirataine BB/FLA, o anfoacetato Miranol C2M Conc NP e o surfactante aniônico coco-sulfato de sódio chamado de Mackol CAS 100N. Além deles, Ishikawa cita o Mirataine CBS. Ele explica que é uma sultaína extremamente suave, capaz de abater a irritabilidade de tensoativos aniônicos.

    Entre os lançamentos para o segmento de especialidades químicas, Ishikawa destaca o Mirapol Surf e o Repel-O-Tex. O primeiro possui diferentes polímeros desenvolvidos para adsorver nas mais diversas superfícies, como vidro, inox, cerâmica e plástico. Além disso, segundo o fabricante, os polímeros aceleram a secagem das superfícies e trazem um benefício de antiembaçamento. Já a linha Repel-O-Tex de polímeros especiais pode ser usada para a hidrofilização de tecidos, formando um escudo contra a profunda penetração de sujidades gordurosas nas fibras.

    Para Ishikawa, houve uma transformação no perfil de compra do brasileiro, pois a falta de tempo o estimula a otimizar as tarefas com produtos mais eficientes. “Os consumidores estão cada vez menos dispostos a utilizar produtos de limpeza que deixam mãos ressecadas ou gastar horas limpando o banheiro”, exemplifica.

    Alinhada à demanda de mercado por maior agilidade e facilidade, a Basf levou essa ideia também para os formuladores. Em janeiro deste ano lançou a Soluprat, uma linha de soluções semiprontas para os fabricantes de produtos de limpeza. Criado no Centro de Experiências Científicas e Digitais, o onono, o produto é composto por blends concentrados para lava-roupas líquido, lava-louças manual e limpadores de superfícies.

    Em geral, para produzir lava-roupas, por exemplo, é preciso uma grande variedade de matérias-primas, como tensoativos, agentes quelantes, branqueadores ópticos e outros ingredientes. A ideia do Soluprat é otimizar o processo, oferecendo ao formulador um produto base já elaborado. “Precisa apenas ser diluído e customizado com cor e fragrância, antes de chegar ao mercado, reduzindo a complexidade e as etapas de desenvolvimento”, reforça Fabricio Soto, gerente do negócio de Home Care, I&I e Industrial Solutions da Basf.

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    Para Soto, as inovações da companhia atendem às crescentes demandas por conceitos sustentáveis e eficientes. Até por isso, ainda neste ano será lançado o Soluprat Louças Vegano, um produto biodegradável e livre de testes em animais. A Basf atende aos principais segmentos de home care: roupas, louças e superfícies, com opções nas versões básica e premium O portfólio contempla agentes quelantes, tensoativos, branqueadores ópticos e polímeros, entre outros.



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