Dolomita
Dolomita: Veja suas principais características, conceito e a sua grande importância para a indústria

A Dolomita é um carbonato muito comum que, em grau de importância, vem atrás apenas da calcita, inclusive perde para este minério em relação a aplicação industrial, visto que a sua utilização é menos ampla do que daquele.
O que é dolomita?
Trata-se de um mineral branco, anidro, composto por carbonato de cálcio e de magnésio, encontrado em abundância na natureza sob a forma de rochas sedimentares dolomíticas.
Ao ser extraído das rochas calcárias, segue para um processo de purificação, onde serão retirados possíveis contaminantes.
O carbonato de cálcio, por sua vez, é um composto inorgânico, também muito comum na natureza, e que pode ser encontrado no calcário, no mármore, argonita, calcita, calcário, mármore, gesso cré, casca do ovo, conchas, recifes dos corais, nas carapaças de seres marinhos. O carbonato de cálcio natural é compacto, duro e pesado, e consiste na calcita, aragonita ou calcário. Já o carbonato de cálcio precipitado é leve e sedoso.
Qual é sua fórmula?
A formula da dolomita é CaMg(CO3)2, enquanto a fórmula química do carbonato de cálcio é CaCO3 e do carbonato de magnésio é MgCO3.
Características da dolomita
- Sólido (Pó fino);
- Inodoro;
- Cor branca. Mas é preciso dizer que pode apresentar-se, algumas vezes, como incolor, amarelada ou rosa;
- Pertence ao grupo dos carbonatos, constituída por carbonato de cálcio e de magnésio;
- Reage com ácido clorídrico;
- Insolúvel;
- Apresenta baixa absorção à óleo;
- Incompatível com: ácidos e sais de amônio.
O carbonato de cálcio também apresenta as seguintes propriedades: sólido branco (pó); inodoro; insípido e insolúvel em água.
Para que serve a dolomita
A dolomita é utilizada por uma série de setores, inclusive como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, dentre eles tintas, plásticos, borrachas, colas, materiais de fricção e muito mais. Veja onde ela é mais aplicada:
- Tintas e texturas: a utilização da dolomita trouxe grandes benefícios ao setor de tintas, veja alguns: ela serve para melhorar a resistência; oferece melhor condições quanto à abrasão do filme; proporciona ganho em desempenho de diferentes tipos de tintas; apresenta amplo uso como base para a produção de massa corrida; é muito utilizada para a produção de tintas imobiliárias, tintas de demarcação, texturas, entre outas.
- Plásticos: serve como carga de reforço nas resinas termoplásticas, capaz de melhorar as propriedades mecânicas, o que resulta em maior resistência. Nos masterbatches, é utilizada para favorecer a dispersão dos pigmentos, principalmente os orgânicos. Outra aplicação da dolomita se dá na produção de compostos plásticos.
- Vidros
- Borrachas: A dolomita também possui grande utilização no setor de borrachas, visto que a baixa absorção de plastificantes, favorece a adição de carga ao composto. Também vale dizer que atua como como coadjuvante ou enchimento, aumentando a qualidade do composto e do produto.
- Fiberglass
- Colas, adesivos e selantes
- Cal
- Cerâmica
- Elétrica
- Papel
- Agronegócio: é utilizada cada vez mais em combinação com outros aditivos minerais para a correção do solo. Serve para melhorar o pH do solo; reduzir a acidez; fornecer elementos essenciais para a fertilidade do solo, como cálcio e magnésio; reduzir os prejuízos causados pelo alumínio e manganês ao solo; entre outros benefícios.
- Artesanato
- Suplemento alimentar
- Cosmético
- Materiais refratários.
- Fonte de óxido de magnésio
- Medicamentos: a dolomita possui ação calmante, anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, clareadora e tonificante. Também pode contribuir para absorção de cálcio e magnésio.
Quanto ao carbonato de cálcio, podemos lembrar que ele é aplicado na indústria do plástico, borracha, tintas, papel, plástico, vidros, cosméticos, domissanitários, cimento, farmacêutica e muito mais. O carbonato de magnésio também tem ampla aplicação na farmacêutica; tintas, papel; plástico e borracha, além da indústria química; alimentícia, textil, entre outros.
Leia Mais
Filtração: Evolução dos auxiliares busca aumentar qualidade e eficiência do processo
Silos Sistemas Completos Agregam Funções de Armazenam, Dosagem e Homogeneização
Cargas Minerais – Aditivos evoluem e ampliam funções nas tintas para além do simples enchimento
Dióxido de Titânio
Carbonato de cálcio
Curiosidade
A denominação dolomita consiste em uma homenagem ao minerologista francês Déodat de Dolomieu (1750-1801) que foi o primeiro a identificá-la como um mineral diferente da calcita, em 1791. O nome foi dado por Nicolas-Théodore de Saussure em 1792.
Onde encontrar fornecedores de dolomita?
Você pode encontrar os principais fornecedores de dolomita no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.
Esta fantástica ferramenta online proporciona uma série de: permite achar rapidamente as empresas fornecedoras de dolomita em um só lugar; oferece a possibilidade de solicitar vários orçamentos de uma só vez para vários fornecedores; reduz o tempo de busca e otimiza o trabalho da empresa e muito mais.
Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!
* Dolomita
Carbonato de Cálcio
Carbonato de magnésio
Carbonato de magnésio alimentício/ farmacêutico