Comércio e Distribuição de Produtos Químicos e Especialidades

Distribuição – Atividade industrial prevê retomada – Perspectivas 2020

Marcelo Fairbanks
8 de março de 2020
    -(reset)+

    Química e Derivados - Medrano: onda de aquisições e fusões ainda não terminou

    Medrano: onda de aquisições e fusões ainda não terminou

    Administrando crises – A distribuição química brasileira se especializou em sobreviver a períodos de crise econômica. Houve uma calmaria entre o início do Plano Real, em 1992, e a crise de 2012, esta ainda não superada totalmente. “Os empresários do ramo aprenderam que, durante as crises, é preciso reduzir custos e manter a solidez financeira”, comentou.

    Atualmente, verifica-se um deslocamento geográfico da produção industrial para fora da Região Metropolitana de São Paulo, em direção ao interior do estado ou mesmo para outras regiões do país. “A distribuição não precisa necessariamente acompanhar esse deslocamento, mas deve contar com estrutura logística capaz de atender bem seus clientes onde eles estejam”, considerou o dirigente. “O ideal seria ficar em um ponto médio entre o fornecedor e o cliente, além de aproveitar eventuais ofertas de terrenos de baixo custo.” A facilidade de acesso aos portos está se tornando crucial, uma vez que a distribuição tem investido em desenvolver fontes de suprimento alternativas.

    Medrano considera que o desempenho dos países vizinhos do Brasil também está sendo igual ou pior, embora já tenham sido vistos como um campo para expansão de negócios das empresas brasileiras. “Talvez consigamos algum crescimento adicional de negócios em bloco, via Mercosul, com a União Europeia”, comentou.

    O dirigente setorial comentou que já operam no Brasil quase todas as maiores distribuidoras químicas globais, que ainda têm apetite para promover consolidações – a mais recente por aqui foi a compra da Quimisa pela Brenntag. “Empresários chineses têm vindo ao Brasil prospectar oportunidades, geralmente em áreas ligadas à agropecuária, isso pode ser interessante para quem atue com insumos para nutrição animal, além de fertilizantes e defensivos”, ressaltou. Nesses casos, a posição geográfica é importante.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. José Carlos de Souza

      Empresa com foco na preparação de superfície e proteção anticorrosiva em metais
      ferrosos e não ferrosos. Todos oxidam. Gestor ambiental. Especificações técnicas.
      Acompanhamento técnico na execução.
      Temos interesse no recebimento de informes técnicos atualizados.
      Boas notícias na área do Biodiesel onde atuamos.



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *