Tintas e Revestimentos

Disseminando informação para o consumidor – Abrafati

Quimica e Derivados
12 de maio de 2019
    -(reset)+

    Química e Derivados, Disseminando informação para o consumidor - Abrafati

    Química e Derivados, Disseminando informação para o consumidor - Abrafati

    No último dia 21 de março – data simbólica, que coincidiu com o Dia Internacional da Cor –, a Abrafati lançou a campanha Tinta de Qualidade. É uma iniciativa inovadora, que inaugura uma etapa na nossa forma de nos comunicarmos com o público, aproveitando as possibilidades abertas pelo avanço tecnológico e pela capilaridade das mídias sociais, que nos permitem alcançar um universo muito vasto que, anos atrás, exigiria um investimento multimilionário em anúncios na televisão, inviável para o nosso setor.

    Química e Derivados, Disseminando informação para o consumidor - AbrafatiO objetivo dessa campanha é nos conectar de forma mais direta com a sociedade, entendendo que é imenso o número de pessoas que são consumidoras potenciais de tintas imobiliárias, mas que elas pouco ou nada sabem sobre o produto. Na hora de escolher e comprar as tintas para embelezar, proteger e valorizar seu imóvel, assim como de renová-lo e redecorá-lo no todo ou em parte, o público leigo hoje tem muitas dúvidas sobre qual produto levar. Para completar, de maneira geral não consegue distinguir um produto do outro e desconhece completamente os requisitos que uma tinta deve cumprir – o que faz com que, às vezes, use o preço como único fator no processo de escolha – levando, algumas vezes, gato por lebre.

    Foi a partir da situação descrita no parágrafo acima que se estabeleceu a linha-mestra da campanha que criamos. Queremos levar a esse público amplo informações que funcionem como uma prestação de serviço, com orientações que permitam fazer escolhas mais seguras do produto, tendo como referencial o trabalho sério e reconhecido desenvolvido pelo Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ). Nosso alvo prioritário é o consumidor final, mas as mensagens também são dirigidas a outros grupos que lidam com as tintas com mais frequência e, apesar disso, também têm necessidade de informações adicionais. É o caso dos pintores e especificadores (como arquitetos, decoradores e designers de interiores), assim como dos profissionais que atuam no varejo especializado.

    Envolvendo também ações de relações públicas, a campanha foi desenvolvida por agências especializadas, tendo a duração inicial de doze meses e abrangendo todo o território nacional. Sua ferramenta central é a plataforma www.tintadequalidade.com.br, que foi concebida exatamente para a função de apoio aos públicos interessados em tintas imobiliárias: as orientações e informações são fáceis de encontrar e estão em linguagem acessível, sem o jargão técnico que dificulta a compreensão. Um dos destaques, que ajudará a assegurar a isonomia competitiva e a defesa dos interesses do consumidor, é a possibilidade de consultar se uma empresa ou um produto estão em conformidade com os requisitos das normas técnicas vigentes, que estabelecem limites mínimos a serem cumpridos em relação ao poder de cobertura, à durabilidade e à resistência.

    Para usar uma palavra em voga atualmente, a campanha empodera o consumidor, que agora dispõe de recursos que o ajudam a fazer escolhas certeiras. As pessoas precisavam saber que existe um programa que verifica a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise sistemática de produtos e que esse programa é a sua proteção, a sua garantia na hora da compra. É esse conhecimento que a Campanha Tinta de Qualidade busca disseminar!

    Texto: Antonio Carlos de Oliveira*



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. Marcelo Colasurdo

      Antonio Carlos, excelente iniciativa ! Eu mesmo já passei por experiências interessantes ao comprar tintas para pintar um imóvel, para as paredes e tetos ou madeiras…o vendedor tinha opções bem baratas, e dizia que “era tudo igual” , quando sabemos que não são.
      Será que os fabricantes de qualidade aceitariam ter um selo/adesivo nas suas latas informando sobre a iniciativa?
      Parabéns pela iniciativa e pelo respeito ao consumidor!



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *