Dióxido de Titânio

O dióxido de titânio tem destaque no setor de tintas em razão da sua capacidade de dar cor, cobertura, resistência e brilho.

O dióxido de titânio é um pigmento inorgânico branco utilizado por uma infinidade de setores industriais e para as mais diferentes aplicações, possui grande relevância para os setores de tintas. Confira a seguir outras aplicações, propriedades e mais detalhes!

Acesso Rápido no post

O que é dióxido de titânio?
Qual é sua fórmula química
Características
Para que serve o dióxido de titânio?
Como encontrar um fornecedor de dióxido de titânio?

O que é dióxido de titânio?

O titânio é um óxido que pode ser encontrado em minerais nas rochas terrestres, o dióxido de titânio, por sua vez, é uma substância branca, sólida, em pó, obtido quando o titânio reage com o oxigênio. Do processamento dos minérios, como ilemita e rutilo, o resultado é o dióxido de titânio.

Também é chamado de óxido de titânio, (IV) ou titânia, titanium dioxide, TiO2

Qual é sua fórmula química?

Sua fórmula química é TiO2

Dessa forma, podemos dizer que ele é composto por um átomo de titânio e dois átomos de oxigênio, ou seja, um dióxido.

Características

  • Sólido (pó);
  • Pigmento inorgânico branco;
  • Composto versátil;
  • Estável (inerte): não reage com outros produtos químicos;
  • Não-inflamável;
  • Não tóxico;
  • Inerte: não reage com outros.

Para que serve o dióxido de titânio?

Sua aplicação é altamente verificada nos setores cosméticos, tintas e alimentício, além do têxtil, plástico, papel, automotivo, construção civil e muito mais. Normalmente, é utilizado na produção de variados produtos, como maquiagem, cremes, protetores solares, pasta de dente, medicamentos, tintas para parede, tintas para impressão, laticínios, molhos, bebidas, doces, sorvetes, balas, biscoitos, coberturas, chocolates e em itens de confeitaria.

Na área de cosméticos, é utilizado principalmente nos filtros solares em razão das propriedades de branqueamentos e de filtros dos raios ultravioletas.

Dióxido de titânio está presente no protetor solar
Dióxido de titânio está presente no protetor solar

Nas tintas, o pigmento branco tem relevância por sua capacidade de oferecer cor, cobertura e brilho. Também vale dizer que a mica quando envolta por dióxido de titânio produz o pigmento perolado branco ou colorido.

Já no segmento de alimentos e bebidas sua aplicação ocorre nos produtos industrializados para deixa-los mais atraentes. Sua importância deve-se ao fato deste corante melhorar ou realçar as cores sem alterar o sabor dos alimentos.

É importante dizer com relação a sua aplicação nos alimentos que o EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) soltou uma publicação sobre a avaliação de segurança do aditivo alimentar dióxido de titânio, onde afirma que não é possível estabelecer uma dose diária admissível para o aditivo INS 171, considerando que sua aplicação nos alimentos não é segura. Embora tenha alertado sobre o potencial de toxidade, não baniu o seu uso em alimentos. Diante deste cenário, precisamos estar atentos, pois essas considerações podem gerar reflexos em outros Países, incluindo o Brasil.

Veja também
Tintas e revestimentos: Aumenta a concentração no setor
Abrafati Show 2022: Inovações respondem ao panorama de mercado
Tintas: Vendas seguem aquecidas em todos os segmentos

Como encontrar um fornecedor de dióxido de titânio?

Os principais fornecedores de dióxido de titânio estão no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

Através deste portal, você tem acesso a diversos fornecedores e pode realizar vários orçamentos para empresas diferentes de uma só vez. Experimente essa incrível facilidade e veja como ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios