Dióxido de Cloro: um poderoso desinfetante

Dióxido de Cloro: O que é? Quais são suas principais propriedades? Em quais setores ele é mais aplicado?

O dióxido de cloro é um composto químico muito importante para diversos segmentos, graças as suas propriedades oxidantes e desinfectantes. Destaca-se no tratamento de água potável, em que é aplicado amplamente para a eliminação de microrganismos e outras finalidades. A seguir abordaremos outras aplicações possíveis para este produto, não deixe de conferir. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é dióxido de cloro?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o dióxido de cloro?
Como o dióxido de cloro deve ser manipulado?
Onde comprar produtos químicos?

O que é dióxido de cloro?

O dióxido de cloro consiste em um gás instável em sua forma pura, é excepcionalmente reativo, portanto, não pode ser estocado, tem que ser produzido no local de uso. Normalmente é aplicado na forma de solução aquosa em diversos setores.

Pode ser obtido por diversas reações químicas a partir de compostos com cloro. Exemplos: a partir de clorito de sódio e de ácido hipocloroso; a partir de clorito de sódio e de gás cloro; a partir de clorito de sódio e de ácido hidroclórico; a partir de clorato de sódio, peróxido de hidrogênio e de ácido sulfúrico; a partir de clorato de sódio e de ácido hidroclórico;

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula?

    A fórmula química do dióxido de cloro é ClO2, sendo, portanto, composto por 1 átomo de cloro e 2 átomos de oxigênio. Este composto químico não se confunde com o cloro que apresenta a fórmula química Cl2.

    Quais são suas principais características?

    • Forma: gás, em condições normais de temperaturas e pressões. Pode ter aspecto líquido em situações específicas. Também pode ser dissolvido em água, formando uma solução aquosa de dióxido de cloro.
    • Cor: gás verde-amarelado  (pode apresentar cor amarela em sua forma líquida).
    • Odor: ele tem um cheiro característico muito parecido com o do cloro, mas menos irritante.
    • Volátil.
    • Peso molecular: 67,45.
    • Oxidante: ele é um agente oxidante que pode ser usado em diversas finalidades.
    • Desinfetante universal: este desinfetante de alto nível é usado principalmente para o tratamento de água, atuando na eliminação de microrganismos e odores desagradáveis. Também é aplicado para desinfecção industrial.

    Para que serve o dióxido de cloro?

    A maior aplicação do dióxido de cloro se destina ao tratamento de água potável, mas seu consumo não é exclusivo por este segmento. Outros setores também fazem uso deste composto químico, por exemplo podemos citar a indústria de papel e celulose, o setor químico, agrícola e muito mais. Veja a seguir alguns detalhes da sua utilização em variados setores:

    • Tratamento de água potável e águas residuais: o dióxido de cloro serve para eliminar bactérias, vírus, algas, esporos e outros microrganismos patogênicos da água, permitindo que ela fique segura para o consumo.

    Veja algumas vantagens da sua utilização no tratamento de água:

    • Excelente neutralizador de odor.
    • Eficiente na remoção de cor.
    • Ótimo para o controle de algas.
    • Não reage com a amônia.
    • Degradação de biofilmes em tubulações e tanques.
    • Oxidante poderoso.
    • Mantém o efeito desinfetante independentemente do pH: diferentemente do cloro, o efeito de desinfecção não diminui com o aumento do valor de pH.
    • Não há formação de clorofenóis e outros compostos de forte odor, normalmente produzidos durante a cloração da água.
    • Permanece estável em sistemas hidráulicos por longos períodos.

    Vale lembrar que o cloro também é comumente utilizado para desinfecção da água.

    Confira algumas desvantagens da sua utilização no tratamento de água:

    • Formação de alguns compostos organo-halogenados.
    • Formação de possíveis subprodutos (clorito e clorato).
    • Necessidade de geração do dióxido de cloro no local.

    Dentre outros oxidantes e desinfetantes utilizados no tratamento de água podemos destacar: cloro, ozônio, ultravioleta, cloraminas, permanganato de potássio, ácido peracético, peróxido de hidrogênio, combinados (O3 + UV; O3 + H2O2), entre outros.

    • Indústria de papel e celulose: o dióxido de cloro é usado neste setor para o branqueamento da polpa de madeira. Pode ser utilizado como substituto do cloro nesta função, visto que forma menos subprodutos tóxicos. Além disso, é aplicado para o controle de iodo.
    • Tratamento de efluentes industriais: é aplicado ainda para o tratamento de efluentes industriais, contribuindo para remover poluentes orgânicos antes da liberação no meio ambiente.
    • Tratamento de Água de Piscina: pode ser usado em piscinas como um desinfetante alternativo ao cloro.
    • Desinfecção de equipamentos: também pode ser utilizado para desinfecção de equipamentos, instalações e superfícies em diversos estabelecimentos, como a indústria de alimento.
    • Setor agrícola: a aplicação do dióxido de cloro ocorre neste segmento para o tratamento da água de irrigação de cultivo de plantas, além da utilização como desinfetante dos locais de criação de animais.
    • Setor químico: ele pode ser aplicado também como intermediário em sínteses químicas e processos industriais específicos.

    Leia Mais
    Substitutos do cloro ganham espaço no saneamento – Meio ambiente
    Desinfecção – Alternativas ao cloro melhoram qualidade da água, com segurança
    Soda-Cloro: Escassez de energia breca investimentos
    Água para Cosméticos – ABC Cosmetologia
    Têxtil: Insumos químicos ajudam a melhorar processos
    Meio ambiente: Crescimento da demanda por químicos
    Meio Ambiente – Mercado de químicos para tratar água vai crescer
    Água recuperada de esgoto supre demanda industrial
    Indústria quer reúso na matriz hídrica nacional – Meio Ambiente
    Tecnologia ambiental – Saneamento: Feira destaca soluções para o setor público

    Como o dióxido de cloro deve ser manipulado?

    Tendo em vista que ele pode ser tóxico em altas concentrações, é relevante que seja manuseado com cuidado, de acordo com as regras de segurança e higiene, inclusive com a utilização de equipamento de proteção individual.

    São exemplos de EPI: óculos de segurança para proteção dos olhos; máscara respiratória em caso de espaços confinados; luvas de nitrilo ou neoprene para proteção das mãos; botas de borracha ou protetor de calçados; entre outros.

    Onde comprar o dióxido de cloro?

    Para encontrar os principais fornecedores de produtos químicos no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    – Ácido Clorídrico.
    – Clorito de sódio.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.