Dióxido de Cloro é uma das mais eficazes soluções para democratização de água tratada e segura para todos

Além do maior controle na formação de trihalometano, subproduto comprovadamente cancerígeno, o dióxido de cloro é um excelente neutralizador de odor, atua na remoção de cor e é altamente eficaz sobre o biofilme e o controle de algas.

Não é novidade: o planeta apresenta escassez de água potável. Segundo a Organização das Nações Unidas, 97,61% da água do mundo é proveniente dos oceanos e apenas 3% do total corresponde aos rios e afins que originam a água doce. Portanto, tão imprescindível quanto a humanidade utilizar de forma consciente esse escasso recurso, é a população ter acesso à água tratada para o consumo.

Para piorar o cenário, continuamos a viver, principalmente no Brasil, a maior crise sanitária mundial da nossa época. Já são mais de 380 mil mortes por Covid-19 no Brasil, e mais de 3 milhões no mundo todo.

A simples tarefa de lavar as mãos com água e sabão ajuda a reduzir em mais de 40% a possibilidade de doenças como viroses e infecções diarreicas, mas a falta de serviços de água potável, coleta e tratamento de esgoto em algumas regiões do Brasil estabelece um ambiente propício ao desenvolvimento de diversas doenças graves.

E os dados são alarmantes: ainda existem 35 milhões de brasileiros sem o acesso à água tratada, segundo dados extraídos do Instituto Trata Brasil.

Controle de doenças

Outro fator preocupante é a garantia de água potável, pura e saudável disponível a todos. Isso porque, o excesso de concentração de matéria orgânica e elementos inorgânicos podem promover aumento no teor de nutrientes na água bruta com o surgimento intenso de florações como algas e cianobactérias, além da formação de trihalometanos (THM’s), compostos organohalogenados relacionados com a morbidade e a mortalidade por câncer.

Não à toa, sua presença na água deve ser evitada e este tema deve ser tratado com muita atenção pela área de saúde pública.

Dióxido de Cloro como solução sustentável

Para reverter esta preocupante realidade, ao longo dos últimos anos, já se observa uma busca maior por tecnologias mais eficientes e sustentáveis.

Nesse sentido, o Grupo Sabará por meio da Sabará Químicos e Ingredientes oferece o Dióxido de Cloro (Diox®), que alia características que o tornam um produto extremamente versátil e de grande atuação por apresentar características únicas em relação aos demais oxidantes do mercado. Algumas delas:

  • É umas das soluções mais seguras para tratamento de água com qualidade e sem desperdício, pois apresenta elevado potencial oxidante e desinfetante, além do maior controle na formação de trihalometanos e ácidos haloacéticos;
  • Utilizado na pré-oxidação em estações de tratamento de água, este produto é um excelente neutralizador de odores e atua na remoção de cor;
  • É uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas que matam milhares de pessoas todos os anos, principalmente em regiões mais carentes, justamente onde o acesso ao saneamento é precário ou inexistente;
  • No comparativo com o tratamento por cloro gás, o Diox®, ganha destaque por não se hidrolisar com facilidade – permanecendo na água na forma de gás dissolvido – e assim mantendo a forma molecular em amplas faixas de pH (4 a 10) usualmente encontradas em águas naturais.

“O uso dessa solução é possível devido à planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, que  começou a operar em 2019, e transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina.

Este é um grande motivo de orgulho para nós, que ao nacionalizarmos a produção, não só aumentamos a nossa competitividade no mercado, como conseguimos gerar novos empregos na região e, assim, contribuir cada vez mais com a economia do nosso país”,

explica Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos.

A fábrica oferece processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, produtividade e rendimento que aumentam a eficiência de seus clientes de forma global.

Além disso, para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes 100% renováveis do mercado livre de energia.

O resultado é um Dióxido de Cloro com elevado grau de pureza e eficácia.

sabará

Sobre a Sabará Químicos:

A Sabará Químicos e Ingredientes é uma das maiores fabricantes em soluções para o mercado de tratamento de águas e distribuidora de cloro da América latina.

Focada no desenvolvimento de tecnologias específicas, oferece soluções capazes de contribuir efetivamente para que as empresas de saneamento, públicas ou privadas, e as indústrias garantam o abastecimento de água a grandes populações urbanas e rurais.

Sobre o Grupo Sabará:

O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo.

É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Consulte para mais informações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios