Diatomita: terra diatomácea ou sílica diatomácea
Diatomita: Veja suas principais características, aplicações e fornecedores

A diatomita é um aditivo mineral com grande importância para o setor industrial, além do agronegócio. Suas propriedades contribuem para a melhora dos processos, qualidade do produto e redução de custos. O sistema de filtragem é o segmento que mais aplica a diatomita, em razão da sua alta capacidade de absorção.
Acesso Rápido no post
O que é diatomita?
Características
Aplicação da diatomita
Confira a seguir uma abordagem completa sobre o tema com destaque para as características, principais funções e melhor lugar para encontrar este produto.
O que é diatomita?
Trata-se de uma rocha de origem sedimentar composta por fósseis de diatomáceas (diatomaceus), que consistem em um tipo de alga, comum em terras úmidas, lagos e mares.
Em outras palavras, podemos dizer que a diatomita é uma matéria-prima mineral, porosa e absorvente, de origem sedimentar e biogênica, constituída por carapaças e esqueletos de algas ricas em sílica (dióxido de silício: SiO2).
Características
- Rocha sedimentar;
- Sólido (em pó);
- Insolúvel em água;
- Inodoro;
- Não inflamável;
- Não perecível;
- Atóxico;
- Baixa densidade aparente;
- Alta área de superfície;
- Estrutura interna porosa;
- Alta abrasividade;
- Elevada capacidade de absorção;
- Inércia química (inércia aos ácidos);
- Efeito isolante e elevado índice de alvura;
- Possui baixa granulometria;
- Peso específico baixo;
- Resistência ao desenvolvimento de bactérias;
- Resistência a altas temperaturas
- Insignificante condutibilidade térmica e sonora.
Leia Mais
Insumos avançados elevam a qualidade nutricional dos alimentos- FiSA
Filtração: Evolução dos auxiliares busca aumentar qualidade e eficiência do processo
Filtração: Mineral com celulose filtra melhor
Cargas Minerais – Aditivos evoluem e ampliam funções nas tintas para além do simples enchimento
Aplicação da diatomita
O destino da diatomita está intimamente relacionado a região que é extraída, visto que ela implica no tamanho e a estrutura das carapaças, além do tratamento aplicado.
Sua maior utilização se dá no setor industrial, em razão das suas múltiplas funções, como auxiliar de filtração ou coadjuvante; isolante térmico e acústico; abrasivo; carga em grande variedade de produtos; absorvente de líquidos e gases e muito mais.
Em torno de 60% da diatomita extraída é aplicada nos processos de filtração, 30% como carga funcional, principalmente para indústria de tintas, plásticos e comércio, e o restante empregado para funções de absorção, abrasivas e isolantes.
Confira suas principais aplicações:
- Tratamento industrial e Purificação da água: a dolamita serve para deixar a água mais potável e limpar outros líquidos, auxiliando na redução de partículas e reduzindo ou excluindo a turbidez. É empregada por empresas químicas, metalúrgicas, de petróleo, entre outras.
A filtração mecânica pode ser realizada com várias substâncias, incluindo a dolamita, que é muito eficiente para clarificação e purificação da água, uma vez que separa naturalmente os resíduos sólidos e microrganismos do líquido. Ela consegue formar uma pré-capa nas bordas do filtro, contribuindo para retenção de partículas e melhora da vazão.
A filtragem com baixa vazões é mais comum na indústria de alimentos e bebidas, nos processos de filtragem de cervejas, refrigerantes, uísques, sucos, xaropes, glucose e outros. Por sua vez, a com alta vazões destina-se aos processos de filtragem de aditivos de óleos, lubrificantes, óleos de corte, colas, adesivos, resinas, ceras, soluções de galvanoplastia, soluções de sulfato de titânio e mais.
- Purificação de bebidas, como cerveja, vinho, licores, uísques, refrigerantes e sucos de frutas: ela serve como auxiliar de filtração ou coadjuvante, capaz de melhor a turbidez dessas bebidas;
- Filtragem de ceras, óleo, graxas, lubrificantes, colas, resinas, adesivos, vernizes, laquês e diversos produtos químicos.
- Filtragem de produtos farmacêuticos;
- Material de construção: esta matéria-prima é utilizada como mistura a fabricação de argamassa, cimento e concreto;
- Tintas e vernizes: usado como agente tixotrópico em tintas à base de polivinil acetato (PVA);
- Papel: aqui ela tem a função de contribuir no controle da cor, melhorando a qualidade do papel.
- Plásticos: a diatomita é utilizada como agente antibloqueio na produção de plásticos poliestireno (PE).
- Cosméticos: aplicada como carga funcional na fabricação de produtos de beleza, cremes dentais, entre outros.
- Agronegócio: neste setor, ela é usada como agente anti-empedrante para o desenvolvimento de fertilizantes e pesticidas.
- Isolações térmicas;
- Polimento;
- Borracha;
- Refino do açúcar;
- Industria de abrasivos: a matéria-prima é usada para a limpeza e polimento de diversos materiais.
- Indústria Química: sua maior aplicação neste setor se dá como auxiliar para processo de filtração e como agente de desfluorização na produção do ácido sulfúrico.
- Refratários: é aplicada na produção de produtos refratários e isolantes em razão da sua baixa condutibilidade térmica.
Onde encontrar fornecedores de diatomita?
Os principais fornecedores de diatomita encontram-se no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.
Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.
Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!