Destino limpo para o lixo industrial

Química e Derivados: Lixo Industrial: Aterro da Sasa para classe 2 - biogás canalizado.
Aterro da Sasa para classe 2 – biogás canalizado.

Outra grande vantagem do aterro vertical baiano decorre da cir­cuns­tância de ser construído a partir do nível do solo, e não escavado, pos­sibilitando, por­tanto, a drenagem horizontal do chorume por gravidade.

Isso facilita a limpeza das tubulações drenantes. O modelo horizontal apresenta algumas vantagens em relação ao vertical, admite Lemos Passos.

O descarregamento dos resí­duos é através do basculamento com espalhamento e compactação por um trator de esteira D-6 ou D-65. Não se faz mais a cobertura diária com manta ou solo areno-argiloso, como se fazia nos aterros horizontais, pois as águas pluviais que entram no aterro vertical são percoladas pelos resíduos e drenadas para posterior tratamento.

Em 1998 os aterros verticais pas­saram a ser concebidos com base de impermeabilização formada por uma camada de argila de meio metro so­breposta a uma manta Gundseal – camada de 5 cm de bentonita conjugada a uma manta de PEAD de 2 mm. Esta composição assegura estanqueidade superior a 7 mil anos, “caso haja infiltração e o chorume não seja remo­vido”, revela Lemos Passos. “A questão principal de um aterro, seja sanitário, doméstico ou industrial, é a garantia da retirada do chorume do seu interior”.

Todos os aterros verticais apresentam drenagem de fundo para a retirada do chorume. Após coletado, o chorume é enca­minhado, via gravidade, até uma das estações de bombeamento da Cetrel, a mais próxima, e daí para tratamento na Estação Central, onde é submetido ao processo dos lodos ativados.

Mensalmente é procedida uma limpeza na drenagem através de carro a vácuo de alta pressão. A camada de dre­nagem é em brita e os drenos são em tubos de PVC, com diâmetro médio de 300 mm.

Em nome da segurança am­biental há também poços de moni­toramento ao redor do aterro na direção preferencial do fluxo do lençol freático, com profundidade variando desde 14 a 20 metros, a depender das variações do perfil hidrogeológico. A determinação da Cetrel é proceder o monitoramento por 30 anos após a conclusão do aterro.

Química e Derivados: Lixo Industrial: Passos - Cetel vai encapsular classe1.
Passos – Cetel vai encapsular classe1.

São quatro os aterros verticais: um de 50 m3 já concluído, ou “envelopado”; outro, com a mesma capacidade, em construção, e dois em operação – um para 100 mil m³ e outro para 300 mil m³. Envelopar o aterro sig­nifica revestir todo o volume acumulado com a mesma manta de PEAD de 2 mm e sobrepor à manta uma camada de argila compactada e outra de terra vegetal. A terra vegetal é o suporte do gramado.

Envelopado e gramado, o aterro enquadra-se na paisa­gem, passa a ser visto como uma colina, visualmente semelhante a outras colinas da to­pografia, estas outras esculpidas pela própria natureza e com altura entre 15 a 20 metros. Justamente para não destoar da paisagem, a altura máxima prevista nos aterros verticais é limitada a 20 metros. “Não fosse a preocupação com a paisagem, alguns aterros verticais, de­pendendo do tipo do resíduo, poderiam ser projetados para 50 metros de altura”.

A estabilidade do aterro vertical depende fundamentalmente das características fí­sicas dos resíduos (peso específico e umi­dade in situ) e dos parâ­metros de re­sistência (coesão e ân­gulo de atrito). Os parâmetros estão relacionados diretamente com a forma de dispo­sição dos re­síduos no aterro.

Para construir seus aterros, a Cetrel dispõe dos 80 hecta­res da área de resíduos especiais, dos quais 23 são destinados a futuras ampliações. Podem ser acumulados apenas re­síduos classe 2, se­gundo a classificação NBR 10.004/87 da ABNT, ou adequados aos con­dicio­nantes adotados pela autoridade am­biental local para disposição em aterro industrial (Resolução Cepram 620/92).

Todo resíduo inicialmente é ca­dastrado e posteriormente avaliado e classificado segundo a NBT 10004 de ABNT para definição do destino final. De acordo com a clas­sificação, quan­tidade, propriedades físicas e outras con­dições o clien­te paga, de uma só vez, entre R$ 130 e R$ 214, por metro cúbico do re­síduo classe 2.

Lemos Passos anuncia que em função da cogitada disposição final de resíduos só­lidos da classe 1, está em fase de conclusão estudo de viabilidade técnica e eco­nômica, prevendo a implan­tação de uma unidade de encapsula­mento. Encapsular é mis­turar o resíduo classe 1 com cimento, cal e substâncias argilo-mineral, trans­formar tudo em uma substância estável, capaz de ser reduzida à classe 2. Nessa condição, pode ser disposta em aterro industrial. “A bancada piloto já está pronta”. (Colaborou José Valverde, de Salvador-BA)

CETREL adere a aterros verticais

Química e Derivados: Lixo Industrial: Em construção - camadas de argila e 2mm de PEAD.
Em construção – camadas de argila e 2mm de PEAD.

Ressalta Lemos Passos que os aterros escavados (valos ou trincheiras) da Cetrel eram construídos com base de 1 metro de espessura feita com argila comum compactada, material cujo coeficiente de permeabilidade (CP) é de 10-7 cm/s – velocidade correspondente a 30 anos para percorrer um metro, na hipótese de haver infiltração. Entre o resíduo e a argila era posta uma manta de PVC, com espessura de 1 mm.

Já os aterros verticais estão sendo construídos com base de 0,5 metro constituída da mesma argila comum e mais uma camada de 5 cm de bentonita, cujo coeficiente de permeabilidade é de 10-9 cm/s, correspondente a 3 mil anos para percorrer o mesmo 1 metro.

A manta plástica, de 2 mm, e não mais de 1 mm, passou a ser de PEAD, cujo CP excede a 10-11 cm/s. Desde 1990, antes da bentonita entrar na história, o PVC já havia sido substituído pelo PEAD. Em função dos mesmos resíduossó­lidos, o PEAD mostrou maior resistência e durabilidade em países mais avançados tec­nologicamente. J.V.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios