Química

Desmineralização de água: Reposição e serviços conseguem manter fornecedores ativos

Hamilton Almeida
18 de outubro de 2016
    -(reset)+

    “O trabalho envolve um acompanhamento intensivo das etapas de limpeza química e aplicação dos produtos. Este tipo de tratamento pode ser muito interessante atualmente, visto que há possibilidade de adiar-se o alto investimento inerente à aquisição de novas membranas”, pondera.

    Dentre as tecnologias que a GE oferece no Brasil para sistemas de desmineralização, Simionato realça: a OR é utilizada para reduzir os sólidos dissolvidos em águas de alimentação com salinidade até 45.000 ppm de TDS (sólidos totais dissolvidos). Para os que demandam água ultrapura, a EDI (eletrodeionização) apresenta “vantagens essenciais sobre os processos tradicionais de troca iônica”: elimina o uso dos produtos químicos caros e perigosos utilizados na regeneração das resinas de troca iônica; reduz despesas operacionais e com energia; reduz a necessidade de mais espaço na planta; ajuda as plantas a cumprirem as exigências das normas IS0 14000.

    Química e Derivados, Equipamento móvel da GE Water atende aos picos de produção

    Equipamento móvel da GE Water atende aos picos de produção

    A empresa também tem investido em sistemas integrados, montando em um único skid duas tecnologias distintas, controladas a partir de um único PLC: a série PRO E-Cell é projetada para tratar água de reposição ultrapura usada em sistemas de geração de energia de turbinas a gás de ciclo combinado e turbinas a vapor. Outras aplicações incluem o tratamento de águas de alimentação para caldeiras em substituição a sistemas antigos de troca iônica.

    Combinando um sistema de OR série PRO com um de eletrodeionização (EDI) E-Cell, a série PRO E-Cell é montada sobre uma única armação, com um controlador. “Este design oferece aos clientes uma instalação simples, facilidade na operação e um impacto ambiental até 40% menor”, afirma o executivo. Os sistemas Propak combinam a experiência técnica da empresa em ultrafiltração (UF) e OR em uma plataforma integrada. O Propak fornece água de alta qualidade a partir de águas de superfície de alta variabilidade.

    Química e Derivados, Sistema Propak combina as técnicas de ultrafiltração e OR

    Sistema Propak combina as técnicas de ultrafiltração e OR

    A Lanxess é fabricante, há mais de 80 anos, das resinas de troca iônica da marca Lewatit (ex-Bayer) e, desde 2013, é um player no mercado de OR, com fábrica na Alemanha. Além disso, o software de dimensionamento Lewaplus é um dos mais completos do mercado, que pode realizar projetos com as duas tecnologias, destaca Pinheiro. OR e troca iônica são as duas soluções mais usadas no mundo.

    Química e Derivados, Pinheiro e as resinas Lewatit: mais de 80 anos de atuação mundial em tratamento de água

    Pinheiro e as resinas Lewatit: mais de 80 anos de atuação mundial em tratamento de água

    “A questão do uso de uma tecnologia em detrimento da outra vai depender de aspectos econômicos e operacionais dos clientes”, opina Pinheiro. “Às vezes, a escolha tem a ver com quebra de paradigmas. A Lanxess acaba de lançar uma OR com um novo desenvolvimento de espaçador chamado ASD, que tem resultado em operações com pressões menores e menor tendência ao fouling orgânico, devido às suas características construtivas de alternância fios grossos e finos”.

    Dini sugere que a preferência por tecnologia de troca iônica (trocadores catiônico e aniônico) e de OR varia de acordo com as especificações e condições de projeto. A Mann+Hummel desenvolve várias linhas de pesquisa com perspectiva de conclusão e disponibilização no mercado a curto e médio prazos.

    Apresenta tecnologias com a aplicação de resinas (trocadores iônicos – abrandador, trocadores catiônico, aniônico e de leito misto, trocadores iônicos específicos) e aplicação de membranas (nanofiltração, OR e eletrodeionização) e também as consideradas verdes: as gerações de correntes de rejeitos não agressivas (com baixas concentrações de químicos), podem, em muitas oportunidades, ser reutilizadas em processos na planta do cliente mediante algum tratamento mais simplificado (exemplo: apenas filtração convencional através de filtros polidores), gerando economia com o menor consumo de água.

    Química e Derivados, Resinas Lewatit: mais de 80 anos de atuação mundial em tratamento de água

    Resinas Lewatit: mais de 80 anos de atuação mundial em tratamento de água

    Nos sistemas que a Nalco fornece, aplica-se a maioria das tecnologias disponíveis no mercado, como OR, eletrodeionização e troca iônica, cuja seleção depende das diversas necessidades dos clientes, bem como da qualidade da água de alimentação e da qualidade requerida para a água desmineralizada.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *