Química

Desmineralização de água: Reposição e serviços conseguem manter fornecedores ativos

Hamilton Almeida
18 de outubro de 2016
    -(reset)+

    Química e Derivados, Búfalo oferece soluções de tratamento de todos os portes

    Búfalo oferece soluções de tratamento de todos os portes

    Estratégias – Nesses tempos de austeridade, o comportamento dos consumidores se distancia do habitual. Fernandes identifica uma tendência para o “redimensionamento dos tratamentos químicos”, tornando-os mais baratos, “sem, contudo, impactar negativamente na campanha dos sistemas de OR. Há um claro indicativo de que estão evitando investir alto neste momento. Em alguns casos, há até uma redução do tempo de operação dos sistemas de desmineralização por conta do menor volume de produção das fábricas. A predisposição está mais para corte de gastos do que instalação de novos sistemas”.

    Com relação às resinas de troca Iônica, a maior preocupação, conforme o executivo da Kurita, é “com o tempo de campanha dos leitos existentes, pois o maior gasto que os sistemas de resinas apresenta está relacionado com as soluções usadas para regeneração”.

    Simionato concorda: “Percebemos que os clientes estratégicos procuram, cada vez mais, a relação custo-benefício. Querem um produto ou serviço de preço justo e com qualidade. A vida útil e a assistência técnica oferecida também influem nas concorrências”. Pinheiro observa que a qualidade, o consumo de energia, o baixo consumo de regenerantes e de água são os pontos mais importantes na realização de um projeto atualmente.

    Química e Derivados, Pasqualini se prepara para a retomada da economia do país

    Pasqualini se prepara para a retomada da economia do país

    Os clientes de soluções de terceirização DBOOM e O&M também buscam otimização de custos, segundo Piaia, além de aumento de confiabilidade no abastecimento de água desmineralizada, no que se refere à qualidade e quantidade, e a consequente redução de riscos mediante a contratação de uma empresa altamente especializada. Do ponto de vista de Dini, as prioridades dos projetos apresentados pelos clientes permanecem inalteradas, com foco sempre em custo-benefício, com menor tempo de retorno do investimento.

    Búfalo diz que os clientes conhecem a qualidade dos produtos e serviços da Veolia e não abrem mão disso: “O que eles têm solicitado é uma flexibilidade maior nas condições de fornecimento”. Pasqualini acrescenta que buscam-se tecnologias com alta confiabilidade e menor custo operacional: “Como exemplo de custo-benefício, a Veolia fornece sistemas para reuso de águas industriais e, em alguns casos, aplica tecnologia com membranas de OR com baixo consumo energético e menor custo operacional. Em outros casos, fornece sistemas de troca iônica com resinas com elevada capacidade de troca ou em configurações com baixo consumo de produtos químicos regenerantes e de águas de lavagens”.

    Quando indagado sobre a tática da Kurita diante da crise, Fernandes é taxativo: “A cultura da empresa é a de que a solução para os problemas de tratamento de água de uma planta envolve diversas variáveis inter-relacionáveis. É imprescindível, portanto, que haja o entendimento correto de todo o processo de tratamento existente, bem como a avaliação de desempenho de cada equipamento instalado ao longo deste processo. Estamos convictos de que um tratamento de água bem dimensionado e com controle bem realizado continua sendo muito interessante para o setor industrial, principalmente nos momentos difíceis da economia, como o que estamos passando”. A Kurita se faz presente em praticamente todos os principais segmentos que demandam água desmineralizada, com destaque para as indústrias de papel e celulose, petroquímicas e no mercado de reuso para o caso específico de sistemas de OR.

    A estratégia da Lanxess é estar em contato com os OEMs (original equipment manufacturer – fabricante original do equipamento; empresas de engenharia que montam e vendem os equipamentos completos) e usuários finais. “Os usuários finais podem contar com o nosso apoio nos dimensionamentos, tanto para sistemas de troca iônica, quanto para de OR. Uma projeção feita pelo programa Lewaplus pode ser usada como base para lançamento de uma RFQ (request for quotation – pedido de cotação) no mercado”, declara Pinheiro.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *