Desafios e perspectivas do setor de colas, adesivos e selantes frente à pandemia de Covid-19 – ABIQUIM

Os executivos também acreditam que ocorrerão transformações no consumo e na atuação das empresas. Segundo o CEO da Artecola, Eduardo Kunst, a forma de fazer negócios ocorrerá com maior frequência pelo meio digital e o consumidor buscará produtos mais inteligentes e responsáveis, que respeitem o meio ambiente e facilitem o uso pelo consumidor final. “O segmento voltado para o consumidor final deve crescer neste ano, até pelo fato dos consumidores finais estarem mais em casa, associado também ao trabalho na modalidade home office, cada empresa tem uma estratégia distinta em relação a este segmento, porém podemos sim dizer que ele deverá ter mais atenção neste cenário”. O head de Desenvolvimento de Produtos para Packaging & Consumer Goods da Henkel para a América Latina, Carlos Motta, explicou que o home office e o atendimento remoto aos clientes, que já aconteciam antes pandemia, deverão ser mantidos pela empresa. Entre os mercados importantes para a segurança nacional que poderão ser abastecidos pelo segmento de colas, adesivos e selantes, Motta explica que as máscaras, protetores faciais usados na área médica e até respiradores usam adesivos. “São produtos importados que podem ser fabricados aqui e não será por falta de adesivos que não serão fabricados”, finaliza Motta. 

Outros temas 

Durante a live, também foram recebidas perguntas sobre outros temas relacionados ao setor de colas, adesivos e selantes. Seguem abaixo as respostas do CEO da Artecola e vice-presidente do Conselho Diretor da Associação, Eduardo Kunst; do head de Desenvolvimento de Produtos para Packaging & Consumer Goods da Henkel para a América Latina e coordenador da Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes da Abiquim, Carlos Motta: e do gerente de Vendas da América do Sul da Parker Lord, Andrios de Souza:

Quais seriam os drives de matérias-primas renováveis frentes àqueles derivados do Petróleo, para o curto e médio prazo?

No caso de nossa empresa, sim temos objetivos e metas claras neste sentido, inclusive com vários resultados muito positivos e já em aplicação comercial.  (Eduardo Kunst/Aretcola)

Na Henkel, as matérias-primas de fonte renovável estão sempre no nosso foco, desde que sejam técnica e economicamente viáveis. Este é um grande foco para a companhia, tanto que o Brasil é considerado um hub para o desenvolvimento de soluções biorrenováveis. Temos produtos desenvolvidos no Brasil que utilizam em sua composição 86% de insumos de fontes renováveis, em comparação a produtos para a mesma finalidade com matérias-primas totalmente fósseis. (Carlos Motta/Henkel)

Temos algumas iniciativas com produtos que envolvem matérias-primas de fontes renováveis, no entanto, ainda devido a desafios técnicos, esta questão fica bastante limitada. Também temos iniciativas que envolvem produtos mais amigáveis a base de água. (Andrios de Souza/Parker Lord)

Quais seriam as expectativas futuras do mercado de adesivos para embalagens alimentícias, que estão com altas demandas. Isso deve ter continuidade?

Certamente este segmento deve seguir com desenvolvimentos muito importantes, inclusive pela vocação de nosso País como um dos maiores produtores de alimentos para o mundo todo. (Eduardo Kunst/Aretcola)

A tendência é que os adesivos para embalagens de alimentos cumpram cada vez mais papel de destaque, tanto por agregar funcionalidades (como por exemplo a barreira), atender às exigências de colagem de novos materiais para embalagens, exigências de materiais recicláveis e as exigências das legislações sobre segurança alimentar em embalagens para alimentos. Há uma tendência forte de sair de adesivos base solvente orgânico para adesivos sem solventes. (Carlos Motta/Henkel)



No mercado moveleiro, a perspectiva foi oposta. Recuperação deveria ser apenas daqui a12 meses?

De fato este segmento está tendo uma retomada significativa, entretanto seu futuro no curto/médio prazo dependerá das vendas na ponta, do consumidor final. (Eduardo Kunst/Aretcola)

Clique aqui para assistir a live “Desafios e soluções do mercado de adesivos frente à pandemia de Covid-19” no canal da Abiquim no YouTube

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