Cumarina: um importante aromatizante para várias indústrias

Cumarina: matéria completa! Confira conceito, fórmula, propriedades, principais aplicações e fornecedores no Brasil

A cumarina é uma substância fortemente utilizada pelos setores cosméticos, de perfumaria, domissanitários e farmacêutico. Essa grande procura deve-se ao se poder aromatizante e as suas propriedades, como antimicrobianas e antioxidantes, que podem oferecer funções significativas aos produtos. Venha conhecer um pouco sobre este produto e como ele atua nos mais segmentos industriais

Acesso Rápido no post

O que é cumarina?
Fórmula química
Principais características
Para que serve a cumarina?
Manipulação da cumarina?
Onde comprar a cumarina?

O que é cumarina?

Cumarinas são lactonas do ácido o-hidroxicinâmico e a origem do seu nome vem da planta cumaru, uma árvore típica do Brasil que pode chegar até 30 metros de altura. O nome científico dessa planta é Dipteryx odorata, uma espécie da família das leguminosas fabaceae. Cumaru é uma palavra de origem tupi, em que se escreve “kumarú”.

Além da presença na fruta cumaru e em outros alimentos como morango, cereja e damasco, as cumarinas estão em uma grande variedade de vegetais, principalmente nas angiospermas (apiaceae, rutaceae, asteracea, graminae e orquidaceae), e até fungos e bactérias. Dentre as plantas em que podem ser encontradas podemos destacar o guaco, erva-doce, canela, agrião, feno-grego, trevo-doce, entre outras.

Quanto ao guaco é importante dizer que se trata de uma planta medicinal que possui ação expectorante e broncodiladora, auxiliando o tratamento de doenças do sistema respiratório, como tosse, dor de garganta, gripe e bronquite.

De forma geral, as cumarinas são substância de origem natural resultantes do metabolismo secundário das plantas e que tem a aparência de um cristal incolor ou branco. Possuem aroma forte doce e amadeirado, semelhante a uma mistura de baunilha, amêndoa, cravo e canela, uma característica importante que faz com que a cumarina seja muito procurada para a produção de perfumes, cosméticos, aromatizantes e produtos de higiene pessoal.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Fórmula química

    Sua fórmula molecular é C9H6O2.

    Principais características

    • Aparência: sólida (cristal);
    • Incolor ou branco;
    • Odor doce e amadeirado característico;
    • Ponto de fusão: cerca de 68-70°C;
    • Solúvel em solventes orgânicos, como o álcool e o éter;
    • Insolúvel em água;
    • Propriedades anticoagulantes, antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias;
    • Alto poder aromatizante: aromatizantes são substâncias capazes de oferecer um odor agradável a um produto ou substância. Eles podem ser naturais ou sintéticos. A cumarina é um aromatizante natural;
    • CAS: 91-64-5;
    • Massa molar: 146.143;
    • Densidade: 0,94 g·cm³ (20°C);
    • Ponto de fusão: 68 – 71°C;
    • Ponto de ebulição: 298 – 302ºC.

    Para que serve a cumarina?

    Tendo em vista suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, a cumarina pode ser utilizada para a produção de uma infinidade de produtos nos mais diferentes setores econômicos. Ela também é responsável por entregar um odor agradável aos produtos, que consiste em um cheiro doce e amadeirado, fazendo com que ela seja um aromatizante muito procurado pela indústria cosmética, de perfumaria, domissanitário entre outros.

    – Cosméticos e Perfumaria: desodorantes, produtos para banho, loções corporais, xampus, sabonetes, produtos para o cuidado da pele e do cabelo, e outros produtos de higiene pessoal.

    Nos produtos para a pele, a função antioxidante da cumarina é extremamente relevante, uma vez que ela ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres induzidos por UV. Dessa forma, ela proporciona uma melhor da pele, oferecendo maior hidratação e reduzindo a inflamação. Quanto ao couro cabeludo, ela contribui para prevenir a caspa e melhorar a saúde do cabelo.

    • Produtos de limpeza: sabões, detergentes, limpadores multiuso e muito mais. Sua aplicação neste setor deve-se não apenas ao seu aroma, mas ainda a propriedades antimicrobianas que servem para promover a limpeza e impedir o crescimento de bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos.
    • Indústria farmacêutica. A cumarina está presente em diversos medicamentos graças as suas propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e broncodilatadoras. Ela também é aplicada como anticoagulante.
    • Indústria química;
    • Agricultura: ela pode ser aplicada como agente químico no controle de pragas.
    • Inseticidas: nos inseticidas, a cumarina pode ser usada como um ingrediente coadjuvante capaz de melhorar o aroma do produto.
    • Corante e laser de corantes: a cumarina é aplicada neste setor por causa da sua capacidade de exibir forte fluorescência;
    • Tabaco

    No passado, a cumarina era bastante utilizada como aromatizante pelo setor de alimentos e bebidas, mas essa aplicação foi restringida em diversos países em razão da sua toxidade.

    Leia Mais
    Cosméticos – Formulações exigem funcionalidade de ingredientes naturais e orgânicos
    Aromas e fragrâncias: Saúde e bem-estar dos consumidores
    ABC: Fragrâncias e as Substâncias Aromáticas
    Aromas e Fragrâncias – Indústria química garante o suprimento de insumos

    Manipulação da cumarina

    Embora esta substância não seja classificada como perigosa de acordo com a legislação é relevante que, durante a manipulação deste produto químico, sejam atendidas todas as normas de segurança e que a inalação de pós seja evitada para garantir a saúde e bem estar dos colaboradores.

    Medidas de primeiros socorros:

    – Em caso de inalação: a vítima deve ser removida para local ventilado. Em caso de indisposição, consultar o médico

    – Em caso de contato com a pele: retirar a roupa e sapatos contaminados e lavar o local com água corrente.

    – Em caso de contato com os olhos: Lavar os olhos com água corrente, pelo menos 15 minutos. Vale consultar imediatamente um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: Beber bastante água. Consultar um médico, se necessário.

    Quanto às condições de armazenamento, a cumarina precisa ser guardada em local hermeticamente fechado e disposta em ambiente bem arejado e seco.

    Onde comprar a cumarina?

    Os principais fornecedores de cumarina podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.

    Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.