Couro e Curtumes

Couro: Curtumes aderem à onda ecológica

Fernando C. de Castro
24 de outubro de 2003
    -(reset)+

    APLICAÇÕES DOS EXTRATOS MODIFICADOS DE MIMOSA.
    Joaquim Font, Elena Martí, Lluís Ollé.Otávio Guimarães Decusati, Luiz Henrique Lamb, Escola Universitària d’Enginyeria Tècnica Industrial d’Igualada – Escuela de Tenería
    Nos últimos anos, o consumo dos extratos da acácia mimosa foi aumentado na indústria de curtume, em lugar de outros produtos cujo custo no mercado é cada vez maior. Entretanto, determinadas aplicações seguem com reservas dependendo da aplicação. Neste trabalho conduzido numa escola de curtimento a utilização dos extratos modificados da acácia é descrita pela companhia Tanac do Brasil e apresentada como alternativa a outros extratos vegetais e a outros produtos como o cromo tanto na etapa de curtimento como recurtimento.

    AVALIAÇÃO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DE UM INCINERADOR DE LEITO FIXO PARA RESÍDUOS SÓLIDOS DA INDÚSTRIA COUREIRO-CALÇADISTA
    Marcelo Godinho, Nilson Romeu Marcilio, Leonardo Masotti, Celso Brisolara Martins – Departamento de Engenharia de Química, Universidade Federal do RS
    Neste trabalho foram realizadas análises das emissões atmosféricas de um incinerador de leito fixo para resíduos sólidos da indústria coureiro-calçadista. A taxa de alimentação do incinerador utilizada durante as análises foi 70 kg/h de aparas de couro provenientes da indústria calçadista. Os parâmetros analisados no gás efluente foram as concentrações de CO, SO2, NOx, CO2 e CxHy e, a partir dos resultados obtidos neste trabalho, observou-se que as emissões atmosféricas geradas pela planta piloto estão abaixo dos limites máximos previstos pela legislação ambiental.

    CARVÃO ATIVADO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES, BUSCANDO A REMOÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO
    Alexandre Kuhn, Isabel Cristina Claas, Roberto Augusto Moraes Maia – Senai/RS.
    As altas quantidades de nitrogênio em efluentes de curtumes sempre representaram um grande problema e desafio para os profissionais e pesquisadores que trabalham com efluentes de curtume. A partir do Projeto Couro Brasil-Alemanha, se desenvolveu e testou tecnologias para o tratamento de efluentes de curtume, em escala piloto. Os resultados colhidos nesse projeto foram bastante animadores. Este trabalho tem o intuito de utilizar o know how produzido no Projeto Couro e aplicá-lo a situações mais realistas que os protótipos utilizados durante os testes realizados nos curtumes participantes do projeto em diversas regiões do Brasil.

    COUROS HIDROFUGADOS – PARÂMETROS DE PRODUÇÃO E SUA CORRELAÇÃO COM EFEITO HIDROFUGANTE
    Engenheiro químico Ricardo Meira Peres/Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnipiel.
    É cada vez maior e mais diversificada a demanda mundial por artigos em couro hidrofugado. Isto se deve, por um lado, ao surgimento de uma série de soluções tecnológicas de mais simples aplicação por parte dos curtumes e, por outro lado, ao enorme benefício em termos de performance e conforto apresentado por este tipo de couro. O presente estudo tem por objetivo fazer uma abordagem bastante prática do processo de hidrofugação, levantando questões e procedimentos do dia-a dia do curtume que estão relacionadas diretamente com o resultado final da manufatura de couros hidrofugados, ou seja, que cuidados deveremos ter em cada etapa do curtimento para obtermos os artigos com as diferentes exigências do mercado quanto a resistência à passagem de água.

    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM CURTUMES
    Mariliz Guterres – Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    O conceito do novo paradigma de desenvolvimento sustentável surgiu devido à necessidade de preservação do meio ambiente conjugada com a de melhoria das condições de vida das populações. Neste trabalho são revistas as causas, dimensões e efeitos dos problemas ambientais relevantes: crescimento populacional, perda de biodiversidade, produção de emissões de CO2, esgotamento do ozônio estratosférico e ocorrência de chuvas ácidas. São apresentados os princípios que norteiam o desenvolvimento sustentável e os sistemas de gestão ambiental

    ENZIMAS NA INDÚSTRIA COUREIRA
    Carlos Augusto Jesus da Silva – Buckman Laboratórios Ltda. – Rogério Pfeifer – Buckman Laboratórios Ltda.
    Durante os últimos anos a tecnologia enzimática vem se mostrando como uma das mais inovadoras fontes de aplicações à diversos processos, propiciando imensa diversificação e moldando-se às mais rígidas exigências ambientais e/ou necessidades industriais. Por estes motivos a aplicação das formulações baseadas em enzimas tem apresentado expressivo crescimento, assumindo papel de destaque também na indústria coureira exatamente por reunir as vantagens de uma tecnologia limpa e renovável, com os resultados práticos mensuráveis (tanto no aspecto financeiro como no ambiental).

    FORMALDEÍDO EM COURO: OCORRÊNCIAS E SOLUÇÕES
    Claus Reineking Dr. Matt Walker Dr. Song Ma,da Clariant Internacional
    O formaldeído tem sido um dos produtos mais amplamente usados na indústria química durante os últimos 100 anos. É fácil de obter, muito versátil, altamente reativo, econômico e tem, por essa razão, representado um papel importante na produção de materiais poliméricos, substâncias químicas de processamento/tratamento, preservativos, substâncias químicas agrícolas e produtos para o cuidado de saúde. Desde 1950 a indústria tem estado atenta para os altos riscos à saúde e à segurança oferecidos pelo formaldeído, especialmente mediante exposição direta. Sua utilização tem-se tornado crescentemente restringida e há uma demanda crescente para reduzir o conteúdo de formaldeído livre em produtos finais. Em recentes décadas, os aspectos ecologia, saúde e segurança tem representado um papel muito importante e crescente, não só na produção de substâncias químicas, mas também na produção de vários tipos de couro.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *