Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

O papel da ABC Cosmetologia no desenvolvimento científico e crescimento do setor

Quimica e Derivados
11 de maio de 2015
    -(reset)+

    A preocupação com o meio ambiente é traduzida pelos movimentos ecológicos, com embalagens pequenas de design simples e requintado e linhas de tratamento profissional em frascos maiores e diferenciados.

    A indústria de cosméticos brasileira é responsável por 1,8% do PIB nacional e promove oportunidades de trabalho para 4,8 milhões de pessoas, das quais 80% das vagas são ocupadas por mulheres.

    Conclusão:

    A Associação Brasileira de Cosmetologia, como parte de seu compromisso histórico de promover a Cosmetologia no âmbito técnico e cientifico, ao longo de seus 41 anos, como órgão consultor junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em conjunto com as demais entidades vem desde a sua fundação contribuindo de forma efetiva para o crescimento do mercado do setor.

    Com intensa dedicação e comprometimento junto aos seus associados, atualmente a ABC destaca a inovação como um diferencial, desenvolvendo novos formatos de eventos, como congressos, workshops, cursos abrangendo as diversas áreas da indústria além do âmbito científico.

    Visando cada vez mais oferecer melhor capacitação e formação aos profissionais e estudantes que desejam ingressar no segmento, as palestras são também direcionadas às áreas de marketing, vendas, planejamento estratégico, recursos humanos e outras, com temas atuais e relevantes, de interesse de seus associados, proporcionando o conhecimento e crescimento profissional.

    Química e Derivados,

    Eng. Enilce Maurano Oetterer

    Referências:

    www.abc-cosmetologia.org.br/
    www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/milagre-economico-brasileiro.htm
    Cosmetics & Toiletries (Brasil) / 77
    Revista Exame
    www.suapesquisa.com/musicacultura/anos_70.htm
    www.youtube.com/watch?v=Ws_Y5NncZwg – História da ABC
    abc-abc
    Livro ABC 40 anos – A história contada por quem fez.
    www.cosmeticosbr.com.br

    A autora: Enilce Maurano Oetterer é formada em Engenheira Química, especialista em Gestão de Negócios de Ingredientes Cosméticos e Cosmetologia Aplicada. Graduada pela Faculdade de Engenharia Industrial, possui MBA em Gestão de Negócios – BI International, com módulos internacionais de extensão:
    Business Innovation Seminar – Berkeley University – California USA, Oct. 2010, e Macroeconomic Risk Management at Emergent Markets Seminar – Columbia University/SIPA School of International and Public Affairs – New York, USA, Oct. 2010.

    Desenvolveu carreira em empresas nacionais e internacional, fabricantes e distribuidores de insumos para os segmentos de indústria de cosméticos. Entre suas atividades profissionais, agregou a liderança no gerenciamento das Unidades de Negócios Cosméticos em conceituadas empresas como Symrise, Arinos-Univar e Brasquim. Ministrou palestras e cursos de especialização e pós-graduação em renomadas instituições tais como ABC, Unesp, USP, Senac, FEI e Universidade Oswaldo Cruz, Anhembi Morumbi. Atualmente é sócia-diretora da Encosmética Consultoria Ltda. e diretora-administrativa da Associação Brasileira de Cosmetologia.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *