Comércio e Distribuição de Produtos Químicos e Especialidades

In-Cosmetics: Tecnologia dos ingredientes cria benefícios para cosméticos

Marcelo Fairbanks
6 de outubro de 2014
    -(reset)+

    Exposição – Um dos pontos marcantes do encontro será a apresentação novos ingredientes para maquiagens. Embora não seja o maior filão de mercado, com apenas 8% do faturamento setorial, esses produtos possuem características tecnológicas únicas, sendo consumidos por todas as classes sociais, devendo proporcionar pelo menos 6% de crescimento anual ao setor.

    “As maquiagens consumidas na Europa precisam ser adaptadas às condições locais de clima”, afirmou o presidente da Abihpec, João Carlos Basílio da Silva. “Os produtos nacionais já estão climatizados, deixam a pele respirar livremente.” Estudos de mercado apontam que as brasileira buscam produtos mais fáceis e práticos para usar, exigindo combinar composição química com embalagens adequadas.

    Entre os expositores, a Croda apresentará a linha OleoCraft de polímeros termoplásticos sólidos de baixa cor e odor, com alto desempenho para formar géis termorreversíveis. São poliamidas estruturantes de óleos vegetais que podem formar filmes sobre lábios, pele e cílios, oferecendo maior resistência ao desgaste da cor dos cosméticos e de ingredientes de proteção contra o sol. Podem ser usados em diferentes apresentações.

    A Dow Corning levará para a feira o ES-5300, auxiliar de formulação para maquiagem, loções corporais e protetores solares. Trata-se de um surfactante de silicone capaz de formar emulsões de água em silicone ou de óleo em água com alta estabilidade, oferecendo sensação de leveza ao toque e baixa pegajosidade, além de melhorar a dispersão de pigmentos e partículas de ingredientes. A companhia também apresenta o EP-9801 HydroCosmetic Powder, elastômero em pó de fácil dispersão na fase aquosa, proporcionando sensação agradável na pele, após a aplicação, com textura seca, suave e lubrificante. Oferece acabamento mate (fosco), com efeito óptico que ajuda a esconder as rugas e imperfeições.

    A norte-americana Sensient traz os pigmentos minerais e orgânicos Unipure LC ADT-C, tratados hidrofobicamente para alcançar alto desempenho em maquiagem. As partículas monodispersas de efeito 3D da linha Covabead Velvet contribuem para ocultar rugas e oferece efeito iluminado à pele.

    A distribuidora holandesa IMCD levará para a exposição os elastômeros Polysilicone-11, pós micronizados e outras inovações em silicones. Além disso, terá produtos da Ineos Oligômeros para maquiagens, removedores e loções especiais, bem como os óleos e manteigas vegetais e demais ingredientes da linha habitual da companhia.

    Na linha de cuidados para a pele, a Lanxess lançará o Purolan Glucan, ingrediente ativo de origem natural com propriedades antienvelhecimento e e anti-inflamatórias. Também mostrará a linha Solbrol de conservantes para produtos finais, com opções isentas de parabenos.

    A Química Anastácio divulgará o Piroctone Olamina, inibidor de substâncias irritantes ao couro cabeludo, que estimulam a formação da caspa. Possui ampla atividade antibacteriana e antifúngica in vitro, atuando como anticaspa e antiseborréico.

    A Evonik enfatizará na feira os produtos de mais recente introdução no mercado cosméticos, como o Tego Care PBS 6, emulsionante livre de polietilenoglicóis para sistemas água/óleo, com amplo uso na formulação de protetores solares modernos, com alta carga de filtros UV solúveis e ingredientes difíceis, como repelentes de insetos e conservantes anturais, apresentando propriedades hidratantes. Também será divulgado o Sphingony, esfingóide natural eficaz contra a queda de cabelos, indicado para tônicos antiqueda, condicionadores leave-on e fluidos multifuncionais para o couro cabeludo. O Tego Solve 61 é um solubilizante de origem natural para incorporação de componentes lipofílicos em formulações hidrossolúveis, isento de PEG. É formado por ésteres de poliglicerila e não afeta a formação de espuma do produto final. A companhia também aproveitará a ocasião para mostrar aspectos da fábrica para 50 mil t/ano de produtos para cuidados pessoais e domissanitários que vai inaugurar em outubro, em Americana-SP.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *