Cosméticos – Terceirização reduz custos e libera mais recursos para inovar

A descontinuidade do contrato com o laboratório francês e o crescimento da empresa, ocorrido em virtude da forte demanda no mercado cosmético por sachês, também contaram a favor do novo projeto de construção – quase concluída – da nova fábrica de Diadema, montada exclusivamente para prestar serviços ao setor cosmético.

“Nos últimos três anos, o crescimento da demanda do mercado cosmético por sachês foi muito substancial”, informou Marques. Os sachês atualmente não só servem para comportar pequenas amostras de produtos para a experimentação de públicos-alvo, integrando as clássicas estratégias de lançamento, mas assumiram mais recentemente status de embalagens primárias, comportando ativos e concentrados para pele, corpo e cabelos, comercializados aos milhares em perfumarias, farmácias e lojas especializadas existentes em todos os cantos do País.

Qualidade se propagou – Os grandes serviços de terceirização prestados à Nívea por mais de duas décadas renderam à Greenwood boa reputação, mantida até os dias de hoje, ao completar quarenta anos de atividades a serviço da higiene pessoal e do embelezamento.

Distante 60 quilômetros da capital paulista, na tranqüila São Roque, a empresa, ao ser fundada, se dedicava apenas à comercialização de colônias importadas de produtores europeus.

Química e Derivados, Maurici Marques, Gerente técnico e comercial do grupo Mappel, Cosméticos - Terceirização reduz custos e libera mais recursos para inovar
Marques: demanda por produtos em sachês cresce há três anos

Anos depois, as atividades se expandiram para a fabricação e comercialização de colônias, desodorantes, loções e sabonetes de duas grifes mundialmente conhecidas, a Gucci e a Fiorucci. A Greenwood operou como licenciada, mantendo em produção até hoje os produtos da marca Fiorucci.

Logo no início dos anos 80, começou a fabricar para a Nívea. Inicialmente óleos e loções destinados ao público infantil. Mais tarde, introduziu as linhas de desodorantes, loções corporais, protetores solares e o mais famoso creme hidratante de todos os tempos, aquele da latinha azul, usado e aprovado por várias gerações de consumidores. “A terceirização para a Nívea nos propiciou muito aprendizado, nos estruturamos e nos equipamos com o que havia de melhor em tecnologia no mundo. As nossas operações eram praticamente exclusivas, pois dedicávamos 95% da nossa capacidade instalada só para atender às suas necessidades de produção”, informou Reynaldo Marcondes, gerente-industrial da Greenwood.

Porém, quando a Nívea sinalizou, no final dos anos90, aintenção de instalar fábrica própria no Brasil, concretizada anos depois com a construção de unidade em Itatiba-SP, a Greenwood partiu em busca de novas oportunidades no ramo de serviços. Pouco tempo transcorreu para que firmasse novos contratos com empresas de renome, como Coty, Johnson & Johnson, Gillete e Revlon-Bozzano. Com a vinda dos novos parceiros, também expandiu sua linha de produtos para xampus, condicionadores, colônias, desodorantes (sprays, rollons e aerossóis), cremes, emulsões, hidratantes, sabonetes líquidos, loções com proteção solar, géis, óleos, espumas para barbear, entre outros.

“O mercado cosmético instiga investimentos de muitos empreendedores, representando um oásis num deserto de incertezas econômicas, mas é bom frisar que nem todo mundo consegue ganhar dinheiro. É preciso ter um bom planejamento, ter canais de distribuição e pontos-de-venda assegurados e ainda ter bastante fôlego financeiro para suportar o início das operações. Tudo isso tem que ser muito bem avaliado antes. Muitos empreendedores nos procuram com projetos para investir, mas considero muito importante alertá-los em relação a esses aspectos porque o sucesso, além de bons produtos, também depende das vendas”, afirmou Marcondes.

Química e Derivados, Cosméticos - Terceirização reduz custos e libera mais recursos para inovar
Antes restritos a amostras, sachês contêm produto final

Um dos diferenciais técnicos da Greenwood, segundo ele, está na capacidade da fábrica de produzir loções, emulsões e hidratantes com ou sem proteção solar por meio de homogeneizador a vácuo, da marca alemã Becomix, adquirido durante o período de parceria com a Nívea.

“Outro ponto que conta muito a favor de nossa empresa é ser rigorosa quando se trata da qualidade dos produtos e, como exemplo, contamos até com sistema de osmose reversa na fábrica para tratamento de toda a água utilizada para a industrialização”, acrescentou. As operações terceirizadas realizadas pela Greenwood podem abranger desde a compra dos materiais e análises de sua qualidade, fabricação, envase, incluindo a expedição para as operadoras logísticas dos clientes.

“Analisamos detalhadamente as matérias- primas e as embalagens, conforme as especificações do cliente e/ou do fornecedor antes de dar início à industrialização. O processo produtivo também é alvo de análises, pois avaliamos amostras dos produtos fabricados antes da liberação para o envase, elaborando análises físico-químicas e microbiológicas e emitimos laudos técnicos que acompanham cada um dos lotes produzidos”, explicou Marcondes.

Antes de liberar os produtos para a área de embalagem, a empresa analisa o processo de envase com apontamentos de higiene, limpeza, peso, vácuo, torque e microbiologia. “Também antes de liberar os produtos para a área de expedição, realizamos análise final em cada palete, avaliando aspectos gerais dos produtos, como marcações de lote e validade, etiquetagem e montagem”, acrescentou.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Próxima página

4 Comentários

  1. Olá boa noite, já fábrico uma linha de Cosmeticos, gostaria de criar um creme de pentear para mercados, com um custo baixo e que possa atender a todos os públicos e de todas as classes A B C D

  2. Temos a maior fôbrica para produção de Hidroxiapatita do mundo e com um custo jamais alcançado. Assim, desejamos terceirizar a nossa formulação para produção de creme dental com até 10% com o nosso produto. Caso haja interesse da Eurofarma, podemos vender também a Hidroxiapatita, que tem certificação do INN, Instituto de Nano Materiais, na Alemanha. Gostaríamos de saber o custo para a terceirização do nosso creme dental.

  3. Gostaria de saber preço para terceirização de sabonetes de Glicerina translúcido de aproximadamente 90g.
    obrigado Ronaldo Cardoso

  4. O motivo do contato é que pretendo trabalhar com encacheamento de cabelos,e pretendo fabricar o meu próprio creme relaxante para esse fim e produtos de cremes de pentear cabelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios