Cosméticos – Substâncias são antiage
O mecanismo do envelhecimento da pele tem gerado a elaboração de diversas hipóteses e estudos científicos. Alessandra Guerra, gestora de marketing da Química Anastácio, declara que “para prevenir e contornar este processo, é de suma importância reforçar as nossas defesas naturais antioxidantes endógenas”. E acrescenta: “Diversas substâncias antioxidantes exógenas, como vitaminas, extratos vegetais, dentre outras, as quais se referem a substâncias que têm por característica diminuir ou bloquear as reações de oxidação induzidas pelos radicais livres, são utilizadas pela cosmetologia nos produtos antienvelhecimento.”

A fotoproteção contra a radiação ultravioleta (UV) é uma das principais preocupações da cosmetologia. Os produtos naturais com efeito antioxidante mais utilizados para essa finalidade são, segundo Alessandra, o ácido ascórbico, que estimula a síntese de colágeno; betacaroteno, um precursor da vitamina A; e a vitamina E, encontrada no mercado como tocoferol. São pesquisadas, entretanto, fontes alternativas para promover a fotoproteção e prevenir o envelhecimento precoce da pele por meio de substâncias como polifenóis do chá verde e genisteína.
Alessandra frisa que os vegetais são ricos em substâncias antioxidantes. “Atribui-se esta característica ao processo evolutivo destas espécies, como proteção natural aos radicais livres formados pela radiação UV necessária à fotossíntese.” Ela diz que o chá verde ou preto extraído da espécie Camellia sinensis constitui um extrato rico em antioxidantes. Muitas espécies vegetais são utilizadas para fins terapêuticos e possuem atividade comprovada cientificamente. “Podemos ainda citar o ginkgo biloba e ervas usadas na culinária como alecrim, orégano, canela, sálvia e tomilho, que também apresentam concentração elevada de antioxidantes”, comentou.
A Química Anastácio é distribuidora de matérias-primas. Na área de antioxidantes, trabalha com ácido ascórbico, óleos vegetais e também possui uma linha de filtros solares OMC, OCR e BMDM, que ajudam no combate aos radicais livres, informa Renata Mariucci, executiva de vendas Consumer Care.