Dados – A Abihpec conta com cerca de 400 associadas, representando 90% do segmento, de acordo com a publicação anual Panorama do Setor. O Brasil é o 2º maior mercado no mundo em desodorantes, perfumes e produtos masculinos (dados de 2018); o 3º em produtos infantis e proteção solar; e o 4º em produtos para banho, cabelo e higiene oral; o 5º em maquiagem; o 6º em depilatórios; e o 8º em produtos para pele.
Atualmente, 165 países recebem os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Brasil. Os principais são: Argentina (25,9% de representatividade), Colômbia (10,3%), México (9,8%), Chile (9%) e Paraguai (7,9%). Juntos eles representam 62,9% das exportações, de um total de U$$ 417,4 milhões FOB. O total exportado em 2018 foi de U$$ 664,5 milhões, um aumento de 2,9% comparado com o ano anterior (U$$ 645,7 milhões).
Por sua vez, as importações, oriundas de 76 países, tiveram queda de 3,8%, passando de U$$ 752,8 milhões, em 2017, para U$$ 724,5 milhões, em 2018. O saldo negativo da balança comercial do setor diminuiu para U$$ 60 milhões, contra U$$ 107 milhões negativos em 2017.