Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Cosméticos – Produtos infantis requerem testes e ingredientes especiais

Rose de Moraes
31 de dezembro de 2007
    -(reset)+

    Química e Derivados, Francisco Santin de Souza, Farmacêutico bioquímico da Cosmotec, Cosméticos - Produtos infantis requerem testes e ingredientes especiais

    Francisco: hortelã refresca e tem ação antiinflamatória

    Hortelã refrescante – Com frações especiais de hortelã, com comprovada ação antiinflamatória por estimular as beta-endorfinas da pele, a Cosmotec também está propiciando bem-estar para bebês e crianças com peles delicadas e irritáveis. “Especialmente para produtos infantis, oferecemos frações de hortelã (Calmiskin), fabricadas pela Silab, que proporcionam excelente refrescância para cremes, pomadas pós-troca de fraldas, loções pós-banho, tônicos para limpeza facial e corporal”, informou o farmacêutico bioquímico Francisco Santin de Souza, da Cosmotec.

    Um concentrado de diferentes tipos de ceramidas, que também agrega colesterol, ácidos graxos livres e fitoesfingosina, é uma das últimas novidades para mimetizar a barreira lipídica do extrato córneo da pele. “Trata-se do SK-Infl ux, concentrado de ceramidas 1,3 e 6, fitoesfingosina, colesterol e ácidos graxos produzido pela Evonik, que se destaca por ser um produto ideal para os cuidados das peles sensíveis, e que resulta em profunda hidratação, protegendo a pele infantil em produtos solares e hidratantes de uso diário”, explicou Souza.

    Também para cuidar da pele infantil, a Cosmotec traz ao mercado manteigas vegetais (Biochemica) de flores e frutos, como camomila, lima, limão, tangerina e lavanda. Segundo comentou Souza, muitas delas foram extraídas a partir de óleos essenciais de suas plantas de origem, mas cada versão possui propriedades terapêuticas e aromas característicos dos óleos dos quais se originaram, conferindo à pele hidratação, emoliência e aproveitando o apelo de ser isento de fragrâncias artificiais.

    Banho prazeroso – A hora do banho dos bebês e crianças também pode se tornar mais agradável e prazerosa com o uso de outro ingrediente produzido pela Evonik. Trata-se de Rewoteric AMC (cocoanfoacetato de sódio), um tensoativo anfótero de origem vegetal que apresenta alta compatibilidade dérmica, desenvolvido especialmente para a formulação de produtos suaves.

    A última novidade da Cosmotec para essa faixa de consumidor consiste no Poliquatérnio-47 (Merquat 2001). Produzido pela Nalco, esse ingrediente oferece excelentes propriedades desembaraçantes e penteabilidade a úmido aos finos e delicados fios de cabelos infantis, muito superiores, segundo Souza, aos demais poliquaternários convencionais. O ingrediente também se caracteriza pela fácil incorporação às formulações e por estabilizar a espuma, conferindo também brilho e maciez aos cabelos.

    Preservantes para peles delicadas– Peles sensíveis, como a dos bebês, realmente necessitam de cuidados especiais. Cosméticos, produtos de higiene e limpeza que ofereçam alto grau de segurança, comprovados por testes, como os hipoalergênicos, asseguram total conforto aos pimpolhos.

    Química e Derivados, Nelson Perassinoto, Gerente técnico da ISP, Cosméticos - Produtos infantis requerem testes e ingredientes especiais

    Nelson: seleção de preservantes com amplo espectro biocida

    Alguns ingredientes de formulações cosméticas, contudo, alerta Nelson Perassinoto, gerente técnico da ISP, apresentam maior potencial para irritar a pele, como as fragrâncias e preservantes. “Por conta disso, a maior parte dos produtos destinados ao público de pele sensível e aos bebês não tem perfume e, na maior parte dos casos, também há preocupação dos formuladores em selecionar preservantes especiais, com amplo espectro de ação e altamente efetivos contra bactérias Gram positivas e Gram negativas, além de fungos e leveduras”, afirmou.

    A ISP oferece ao mercado preservantes desse tipo. Um deles é o Suttocide que, além de exercer a função protetora, também promove a ação neutralizante, sem prejuízo da primeira função. “Suttocide atua em pH neutro e ácido, mas permanece ativo em pH alcalino, possuindo características mais suaves devido à presença de glicina na molécula”, informou Perassinoto. A diversidade de aplicações de produtos como Suttocide também é bastante ampla. Apresentado em solução aquosa a 50%, o hidróxi-metilglicinato de sódio pode ser adicionado a cremes, loções, ungüentos, tônicos, xampús, condicionadores, géis, mousses, lenços umedecidos, entre muitos outros.

    Um ativo muito importante para regular peles reativas ou sensíveis é o GemmoRegule. Certifi cado pela conceituada Ecocert, esse ativo atende aos requisitos dos consumidores atuais, interessados em usar produtos orgânicos de origem vegetal para manter cuidados com a pele.

    “Coerente com a filosofia de trabalho da ISP de oferecer ao mercado cosmético produtos multifuncionais, também estamos trazendo um exclusivo ativo com propriedades antiinflamatória, antieritema, antiacne e antiirritante, denominado Vital ET”, afi rmou. Trata-se de complexo estável formado por fosfato de tocoferol e lauriliminodipropionato dissódico, que amplia a biodisponibilidade do primeiro, reduzindo significativamente a formação de ‘sunburn cell’, danos ao DNA e peroxidação de lipídeos, como explicou Perassinoto.

    Com propriedades antieritema e antiinflamatória, Vital ET, além de indicado para peles sensíveis, pode ser usado na formulação de produtos para a prevenção e alívio de queimaduras solares, para acne e para tratamentos antienvelhecimento.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. Célia Cassamo

      Gostava de saber se fornecem materia prima natural para produçao de linha infantil.



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *