Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Cosméticos – Múltiplas funções ampliam o consumo de silicone

Hamilton Almeida
4 de fevereiro de 2013
    -(reset)+


    -Trimethylsiloxysilicates: cabelos, condicionamento, brilho natural, desembaraço, fechamento de cutículas etc;
    -Methyl Phenyl Silicone Fluids: brilho intenso, film former, toque acetinado etc;
    -Poliether Modified Silicones: coauxiliar de emulsificação, fabricação de cremes a frio etc;
    -Amino Guns: cabelo, tratamento, fechamento de cutículas, brilho natural, sensorial diferenciado;
    -Silicones voláteis: cabelo, pele, rosto etc. (“penteabilidade” molhado e a seco, “espalhabilidade”, diminui a espumação de cremes etc.);
    -Silicone reparador de pontas;
    -Silicones fluidos: dimeticones;
    -SFD System – Shin-Etsu Formulation Design: sistema único Shin-Etsu para fabricação de cremes/skin care, sun screen, make-up, hidratantes e cremes para cabelo e outros a frio.

    Rosa revela que o objetivo da Wacker é continuar com os investimentos em novos produtos, de acordo com as tendências globais e as necessidades locais de seus clientes, além de dar todo o suporte necessário ao desenvolvimento de produtos por meio dos laboratórios de aplicação cosmética no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Japão.

    A Wacker é uma empresa química de atuação global com sede em Munique, na Alemanha, que possui aproximadamente 17.200 funcionários e faturou cerca de 4,91 bilhões de euros em 2011. Conta com um parque fabril de 24 unidades, 19 centros de competência técnica e 53 escritórios de vendas no mundo inteiro.

    Após forte ganho em 2010, as vendas globais da Wacker Silicones, em 2011, aumentaram pouco menos de 1%: 1,59 bilhão de euros ante 1,58 bilhão de euros em 2010. Maiores volumes de vendas e preços foram responsáveis por esse ganho. Os efeitos negativos das taxas de câmbio, no entanto, atenuaram os negócios. Custos de matérias-primas consideravelmente mais elevados, juntamente com efeitos da taxa de câmbio, impediram o EBITDA de alcançar o nível do ano anterior. Com 183 milhões de euros, foi 20% menor que em 2010 (230 milhões de euros), sinaliza Rosa.

    O grupo Wacker é um dos líderes globais de silicone do mundo, com grande participação no mercado brasileiro e na América Latina, sendo o único produtor de silicone que também fornece outras matérias-primas ao mercado cosmético, como as cisteínas de origem vegetal, as ciclodextrinas: cavamax (produzidas por biotecnologia); e as sílicas pirogênicas HDK (agente reológico com alta pureza).

    A Momentive possui um portfólio de produtos muito diversificado, que contempla desde os silicones fluidos básicos até as tecnologias especiais sofisticadas e mantém uma “posição de liderança no mercado global”, como Karla faz questão de sinalizar. Na In-Cosmetics 2012, realizada este ano em Barcelona (Espanha), a Momentive lançou sete novos produtos à base de silicone que podem ajudar os formuladores a melhorar o desempenho de seus produtos de cuidados pessoais:

    -Silsoft AX-E: agente condicionante que pode promover excelente proteção térmica e dar cor em produtos para o cabelo, bem como maciez e brilho sem oleosidade;
    -Silsoft Q PF: terpolímero de silicone catiônico para aumentar o volume e o corpo, proporcionando suavidade excepcional para o cabelo;
    -SME253 PF: microemulsão de silicone com grupo funcional amina, para fornecer produtos para cabelos com excelente condicionamento, além de proteção da cor.
    Para cuidados com a pele e maquiagens:
    -SilForm 60-A emulsionante: pode atuar como emulsionante água em óleo para um amplo espectro de óleos;
    -SilForm EOF emulsionante: fabricado sem a utilização de óxido de etileno e óxido de propileno. Formuladores podem utilizar este emulsionante de água em óleo livre de OE, para formular emulsões estáveis com muitos óleos cosméticos.
    Para aumentar a eficácia de protetores solares FPS, melhorando a sua durabilidade, foram lançados:
    -SilForm FR-10 e SilForm FR-5: podem ser utilizados para formar uma película altamente flexível sobre a superfície da pele, tornando a sensação de conforto mais duradoura, além de proporcionar maior resistência à água e maior durabilidade.

    Química e Derivados, Silicone melhora desempenho em teste para penteabilidade de cabelo

    Silicone melhora desempenho em teste para penteabilidade de cabelo

    A Dow Corning tem constantemente lançado novos materiais com o objetivo de atender à demanda de formuladores e de consumidores cada vez mais exigentes. Sevilha cita como um recente lançamento o elastômero de silicone com maior compatibilidade com materiais solúveis em água, o Dow Corning EL-7040 Hydro Elastomer Blend, que amplia muito as possibilidades de formulação com silicones com materiais hidrofílicos.

    Além disso, Sevilha relata que a Dow Corning vem fortalecendo a sua rede de distribuidores não só no Brasil como em toda a América Latina com o objetivo de estar mais próxima das empresas formuladoras, “provendo assim uma assistência mais dinâmica a todo o mercado”.

    A multinacional Dow Corning se considera líder no mercado de silicone e tem mantido essa liderança nas últimas décadas com uma unidade produtora na cidade de Campinas-SP e um armazém em Embu-SP, que funciona como um centro de distribuição para produtos fabricados globalmente com as mais diversas tecnologias. Nos últimos anos, a empresa tem investido no Brasil não só em silicone, mas também em silício metálico com a aquisição de plantas de transformação do quartzo em silício localizadas no Pará e em Minas Gerais.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. Rosimara Cristina Dos Santos

      boa tarde eu gostaria de ler ou receber algo sobre ou tudo no mundo dos cosméticos sou apaixonda por isso me ajudem



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *