Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Cosméticos – Múltiplas funções ampliam o consumo de silicone

Hamilton Almeida
4 de fevereiro de 2013
    -(reset)+

    Química e Derivados, Janaina Alves e André Rosa, Wacker, continuar com investimentos em novos produtos

    Janaína e André: crescimento de dois dígitos na AL

    Ainda segundo Janaina, o silicone é um composto cuja cadeia principal alterna átomos de silício e de oxigênio, formando os siloxanos. A esta cadeia principal, podem ser adicionados aos átomos de silício grupos metílicos, vinílicos ou fenílicos, formando as variações dos silicones, tanto em tamanho de cadeia, viscosidade (para os fluidos) e para os diferentes tipos de silicones (fluidos, elastômeros, resinas, ceras etc.). “Com isso, os silicones têm alta compatibilidade e estabilidade química, resistência térmica, boa lubricidade, excelente sensorial e baixa tensão superficial”, salienta a assessora técnica.

    Nas palavras de Karla, os silicones são polímeros sintéticos, nos quais os átomos de silício estão ligados aos de oxigênio, formando macromoléculas. “Os silicones são interessantes para cosméticos porque sua tensão superficial é diferente da dos óleos e da água. Os silicones têm uma tensão superficial de 20 dynes/cm2, comparada à tensão de 32 dynes/cm2 dos óleos e 76 dynes/cm2 para água. Isto torna possível reduzir drasticamente a tensão superficial pela incorporação de pequenas quantidades de silicones, reduzindo a ‘pegajosidade’ de produtos para a pele, aumentando a ‘espalhabilidade’ de protetores solares ou aumentando a cobertura de maquiagem”, afirma.

    O silicone exibe as seguintes propriedades químicas, de acordo com Ohori: estabilidade (resiste aos raios UVA/UVB; variações de temperatura entre -50ºC a 250ºC; bom para chapinha, alisamentos térmicos etc.); hidrorrepelência; antialérgico; lubricidade; “espalhabilidade” (aumenta a cobertura aplicada); efeito sinérgico (diminui a tensão superficial no local aplicado); não comedogênico (não obstrui os poros, permitindo a respiração da pele, do cabelo etc.); sensorial diferenciado (sedoso, acetinado, aveludado, seco etc.).

    Segundo Ohori, a Shin-Etsu possui uma linha única que simplifica o processo de fabricação a frio (não é necessário o uso de calor na incorporação) e proporciona maior estabilidade do produto final, com poucas matérias-primas, oferecendo um toque final muito diferenciado. Na opinião de Sevilha, as mais importantes propriedades químicas do silicone são a sua elevada resistência térmica (temperaturas extremas tanto elevadas como baixas) e a baixa tensão superficial, o que favorece o seu excelente sensorial ao tato: seco, suave e sedoso. “O silicone tem uma excelente propriedade de espalhamento e de proteção da superfície. Além disso, por estar disponível em variadas formas, torna-se um material de altíssima versatilidade para formular.”

    Tanto é assim que Sevilha lembra que o desempenho do silicone é facilmente percebido no produto pelo consumidor final, o que facilita o trabalho do formulador no desenho de produtos de sensorial moderno. “É um produto de alta eficácia em pequenas doses de utilização”, resume.

    Química e Derivados, Cosméticos, spray com polímero de silicone

    Spray fixador com polímero de silicone

    Planos – Em um mercado movido a ventos favoráveis, a Momentive se dedica a produzir inovação e produtos de desempenho orientados aos seus clientes para que estes possam atender melhor o consumidor final. “Queremos levar a tecnologia de silicone ao próximo nível e continuar aumentando a nossa presença no mercado”, assinala Karla.

    A Orica tem planos de “compartilhar informações a respeito da qualidade dos silicones Shin-Etsu”, tanto no Brasil como nos demais países da América Latina. A Orica representa e distribui os silicones Shin-Etsu há aproximadamente um ano. Fundada em 1874, a Orica é uma tradicional fabricante mundial de explosivos para a área de mineração. Também representa e distribui produtos químicos de diversos segmentos, em nível mundial. Possui mais de 14 mil colaboradores em todo o planeta, marcando presença em mais de 51 países.

    A Shin-Etsu Chemical, uma das maiores empresas de química do mundo, que gera mais de 20 mil empregos, produz os seguintes tipos de silicones:

    -Silicone Gels (crosspolymers): tipo Victoria’s Secret sensorial (sedoso como a seda e seco como o talco);
    -Silicone Powders: absorve e adsorve a oleosidade da pele, oferecendo um toque sedoso e seco;
    -Inorganic Powder Dispersions: combinação de silicone e filtro solar (dióxido de titânio ou óxido de zinco);
    -Silicones Acrylates: combinação de silicone com acrílico (aplicações water-proof, rímel à prova de água, FPS à prova de água, esmaltes para aumentar o brilho, “espalhabilidade” e cor com mais vivacidade etc.);



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. Rosimara Cristina Dos Santos

      boa tarde eu gostaria de ler ou receber algo sobre ou tudo no mundo dos cosméticos sou apaixonda por isso me ajudem



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *