Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Cosméticos – Múltiplas funções ampliam o consumo de silicone

Hamilton Almeida
4 de fevereiro de 2013
    -(reset)+

     

    A Dow Corning também investe em novas aplicações, pois “os silicones estão envolvidos nas mais modernas aplicações como, por exemplo, nas anti-idade, maquiagens de longa duração, sensorial moderno e produtos que proporcionam ao cabelo hidratação com controle do frizz e volume para todos os tipos de cabelo”, informa Sevilha.

    Química e Derivados, Norton Ohori, Orica Chemicals, compartilhar informações

    Ohori: desenvolvimento técnico do país tem relação com consumo de silicone

    Diversificação – Janaina Alves, assessora técnica para a América do Sul da Wacker Química do Brasil Ltda., reforça a ideia de que a importância dos silicones está ligada à sua utilização em diferentes produtos cosméticos. Dentre estas aplicações, ela cita as principais categorias de uso: hair care (xampus, condicionadores, produtos de tratamento e sprays); skin care (produtos para o corpo, rosto e proteção solar), além de todos os tipos de maquiagens.

    “É importante salientar – frisa Janaina – que o número de lançamentos contendo silicones no Brasil e na América Latina representa a maior parte dos produtos para cabelo e há grande participação em produtos para cuidado com a pele e maquiagem.” Sevilha, por sua vez, afirma que o silicone é um agente de espalhamento e de melhora do sensorial ao tato em produtos para os cuidados com a pele como hidratantes, cremes anti-idade, maquiagem, protetores solares etc. Além disso, é um excelente agente condicionante para produtos para cuidados com os cabelos. “O silicone está associado a efeitos modernos de aplicações destinadas à pele e ao cabelo, como, por exemplo, mascaramento de rugas, controle do frizz, hidratatação, entre outros.”

    Ao ser indagado sobre quais são as aplicações de silicones em cosméticos, Ohori, o executivo da Orica, afirma que são “todas que possam ser imaginadas e criadas”. Cabelos: xampus, condicionadores, leave-in, leave-on, cremes de reparação, hidratação, reparadores de pontas, tinturas etc. Pele: cremes hidratantes, tratamentos, protetores solares, mãos, pés etc. Rosto: make-up, hidratantes, protetores solares, anti-idade, batons, lip-gloss etc.

    O que explica essa disseminação do silicone em diversos produtos é o seu “efeito imediato”. Ohori identifica os pontos: sensorial, brilho natural, diminuição do volume, do frizz, definição de cachos, manutenção da cor, proteção térmica e diminuição de irritação, entre outras vantagens. Karla adiciona que os silicones oferecem aos consumidores benefícios perceptíveis. E elenca alguns desses benefícios: melhoria de sensorial das formulações finais; maciez e condicionamento para dar a sensação de cabelo sedoso, macio e de aparência saudável; modificação de superfície para fornecer resistência à transferência, resistência à água, longa duração com conforto, e retenção de cachos em alta umidade; “espalhante” e “molhante” consistentes para melhorar a dispersão de pigmentos e a “espalhabilidade” de filtros solares, ingredientes ativos e óleos orgânicos; e ainda, propriedades ópticas que fornecem efeito soft focus, aquele que resulta em redução da aparência de linhas finas e rugas com o uso de loções faciais e maquiagens.

    Para Janaina, a grande vantagem do uso dos silicones nas formulações cosméticas é ser um produto altamente compatível com as inúmeras matérias-primas existentes no mercado. “Os silicones auxiliam na ‘espalhabilidade’ das formulações, reduzem o efeito branco, reduzem o efeito frizz, dão ótima ‘penteabilidade’ e brilho aos cabelos, não obstruem os poros, dão ótimo sensorial tanto aos cabelos quanto à pele e alguns deles auxiliam em formulações para styling e na proteção térmica e da cor de cabelos tingidos.” As formulações de proteção solar que contêm silicones “oferecem mais benefícios ao consumidor – prossegue –, pois, dependendo do tipo de silicone escolhido, este forma uma película resistente à água e auxilia na ‘espalhabilidade’ dos filtros, o que pode melhorar as propriedades do protetor solar”.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. Rosimara Cristina Dos Santos

      boa tarde eu gostaria de ler ou receber algo sobre ou tudo no mundo dos cosméticos sou apaixonda por isso me ajudem



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *