Cosméticos – Múltiplas funções ampliam o consumo de silicone

Química e Derivados, Cosméticos, Silicone
Cosméticos – Múltiplas funções ampliam o consumo de silicone

As aplicações de silicones nas formulações de cosméticos estão em alta e a tendência é de crescimento. Em meio às reiteradas queixas do setor industrial pelo tíbio desempenho da economia ao longo deste ano, os fabricantes de silicones estão otimistas, desenvolvem novos usos para um produto que tem se mostrado muito versátil e veem o futuro como uma oportunidade de realização de bons negócios.

Especialista em aplicação cosmética da Momentive Performance Materials, com oito patentes no currículo, Karla Araújo Macian é testemunha da pujança da procura por silicones para uso em cosméticos. Ela encontra uma razão muito simples para explicar esse fenômeno:

“Há tantos usos e funções para silicones em cosméticos, o que faz com que a demanda seja muito boa. Muitos formuladores dependem de silicones para melhorar a performance sensorial dos seus produtos.”

Paulo Sevilha, gerente comercial para América Latina da Dow Corning do Brasil, comenta que a alta penetração do uso de silicones em cosméticos pode ser traduzida pelo fato de 70% dos produtos lançados conterem pelo menos um silicone em sua composição. “Além disso, o crescimento do uso do insumo supera o crescimento do próprio mercado, o que significa que cada vez mais silicone está sendo usado por kg de produto vendido”, pontua.

André Rosa, gerente de vendas para a América do Sul da Wacker Química do Brasil Ltda., comenta que o uso dos silicones, de forma geral, “tem crescido significativamente, pois a cada ano são descobertas novas áreas de utilização nas quais o desempenho superior do produto é necessário”. Especificamente na área cosmética, ele aponta um grande avanço dos silicones em várias regiões do mundo, e dentre elas o Brasil e a América Latina mais acentuadamente, com crescimento de dois dígitos há alguns anos.

Química e Derivados, Karla Araújo Macian, Momentive Performance Materials, tantos usos e funções para silicones
Karla: formuladores dependem do insumo para melhorar desempenho

Norton Ohori, gerente de vendas em personal care da Orica Chemicals, multinacional australiana que representa a fabricante japonesa de silicones Shin-Etsu, além de outras marcas, ouviu alguém dizer que o grau de desenvolvimento técnico de um país pode ser avaliado pelo seu consumo de silicones. Considerando que na área de personal care/cosméticos o Brasil está na terceira e caminha para a segunda colocação mundial, Ohori classifica a demanda atual como “de muito boa para excelente”.

As perspectivas “são positivas e interessantes”, sustenta Rosa. “Os melhores cosméticos para aplicação em hair care, make-up e skin care são preparados com silicones, justamente pelos benefícios apresentados. O mercado brasileiro é muito exigente em relação aos produtos para hair care, principalmente para tratamentos pós-química. Para ter um produto com resultados significativos com relação à ‘penteabilidade’ e ao brilho, os silicones levam ampla vantagem. A demanda por produtos de alto valor agregado em maquiagem e para pele também é grande, pois os melhores produtos são base silicone, graças ao acabamento perfeito, à rápida absorção e ao sensorial aveludado na pele.”

Karla observa que os silicones têm uma variedade de funções únicas e benéficas em cosméticos. Para ela, há sempre maneiras de usar técnicas de formulação e aplicação para encontrar novos usos. Por isso, a Momentive sempre está “explorando novos caminhos para melhorar a experiência do consumidor, enquanto busca novas tecnologias e avanços na química”.

Química e Derivados, Paulo Sevilha, Dow Corning, cosméticos com pelo menos um silicone
Sevilha: 70% dos produtos lançados contém silicone

Sevilha declara que a manutenção ou mesmo a ampliação da taxa de crescimento vai depender do aumento do poder aquisitivo da população: “Quanto maior o poder aquisitivo das pessoas, mais produtos de valor agregado podem ser adquiridos. Definitivamente, o silicone encontra o seu maior potencial em produtos de alto desempenho.” Ohori enfatiza que as perspectivas “são cada vez melhores”. “É um mercado promissor e crescente. E sempre há investimentos e desenvolvimento de novas aplicações”, acrescenta.

A Momentive investe em novas tecnologias e em inovações em geral. “Apesar de não podermos discutir projetos específicos, estamos sempre olhando para além do cuidado com os cabelos, cuidados com a pele e maquiagem. A Momentive atende também muitas indústrias e mercados fora da área de cosméticos e estamos sempre em busca de identificar e cultivar novas tecnologias e produtos”, destaca Karla.

André Rosa explica que o pilar da Wacker é a inovação. Não à toa, o lema da empresa é “Creating tomorrow`s solutions” (Criando as soluções de amanhã). Os investimentos da Wacker em inovação são “significativos, tanto em novas moléculas quanto em novas aplicações ‘ acima até mesmo da média da indústria química de forma geral”, garante o executivo.

“Trabalhamos em busca de novas soluções de silicone que atendam às tendências globais, conceitos predefinidos por nossos clientes/parceiros ou novos produtos que possam auxiliar na criação de lançamentos de conceitos.” O gerente de vendas cita o lançamento este ano, na FCE Cosmetique e In-Cosmetics, da nova família de amodimeticones (Belsil 8301E e Belsil 6300), que foi desenvolvida para atender à tendência de aumentar a proteção térmica e da cor dos cabelos tingidos.

A Dow Corning também investe em novas aplicações, pois “os silicones estão envolvidos nas mais modernas aplicações como, por exemplo, nas anti-idade, maquiagens de longa duração, sensorial moderno e produtos que proporcionam ao cabelo hidratação com controle do frizz e volume para todos os tipos de cabelo”, informa Sevilha.

Química e Derivados, Norton Ohori, Orica Chemicals, compartilhar informações
Ohori: desenvolvimento técnico do país tem relação com consumo de silicone

Diversificação – Janaina Alves, assessora técnica para a América do Sul da Wacker Química do Brasil Ltda., reforça a ideia de que a importância dos silicones está ligada à sua utilização em diferentes produtos cosméticos. Dentre estas aplicações, ela cita as principais categorias de uso: hair care (xampus, condicionadores, produtos de tratamento e sprays); skin care (produtos para o corpo, rosto e proteção solar), além de todos os tipos de maquiagens.

“É importante salientar – frisa Janaina – que o número de lançamentos contendo silicones no Brasil e na América Latina representa a maior parte dos produtos para cabelo e há grande participação em produtos para cuidado com a pele e maquiagem.” Sevilha, por sua vez, afirma que o silicone é um agente de espalhamento e de melhora do sensorial ao tato em produtos para os cuidados com a pele como hidratantes, cremes anti-idade, maquiagem, protetores solares etc. Além disso, é um excelente agente condicionante para produtos para cuidados com os cabelos. “O silicone está associado a efeitos modernos de aplicações destinadas à pele e ao cabelo, como, por exemplo, mascaramento de rugas, controle do frizz, hidratatação, entre outros.”

Ao ser indagado sobre quais são as aplicações de silicones em cosméticos, Ohori, o executivo da Orica, afirma que são “todas que possam ser imaginadas e criadas”. Cabelos: xampus, condicionadores, leave-in, leave-on, cremes de reparação, hidratação, reparadores de pontas, tinturas etc. Pele: cremes hidratantes, tratamentos, protetores solares, mãos, pés etc. Rosto: make-up, hidratantes, protetores solares, anti-idade, batons, lip-gloss etc.

O que explica essa disseminação do silicone em diversos produtos é o seu “efeito imediato”. Ohori identifica os pontos: sensorial, brilho natural, diminuição do volume, do frizz, definição de cachos, manutenção da cor, proteção térmica e diminuição de irritação, entre outras vantagens. Karla adiciona que os silicones oferecem aos consumidores benefícios perceptíveis. E elenca alguns desses benefícios: melhoria de sensorial das formulações finais; maciez e condicionamento para dar a sensação de cabelo sedoso, macio e de aparência saudável; modificação de superfície para fornecer resistência à transferência, resistência à água, longa duração com conforto, e retenção de cachos em alta umidade; “espalhante” e “molhante” consistentes para melhorar a dispersão de pigmentos e a “espalhabilidade” de filtros solares, ingredientes ativos e óleos orgânicos; e ainda, propriedades ópticas que fornecem efeito soft focus, aquele que resulta em redução da aparência de linhas finas e rugas com o uso de loções faciais e maquiagens.

Para Janaina, a grande vantagem do uso dos silicones nas formulações cosméticas é ser um produto altamente compatível com as inúmeras matérias-primas existentes no mercado. “Os silicones auxiliam na ‘espalhabilidade’ das formulações, reduzem o efeito branco, reduzem o efeito frizz, dão ótima ‘penteabilidade’ e brilho aos cabelos, não obstruem os poros, dão ótimo sensorial tanto aos cabelos quanto à pele e alguns deles auxiliam em formulações para styling e na proteção térmica e da cor de cabelos tingidos.” As formulações de proteção solar que contêm silicones “oferecem mais benefícios ao consumidor – prossegue –, pois, dependendo do tipo de silicone escolhido, este forma uma película resistente à água e auxilia na ‘espalhabilidade’ dos filtros, o que pode melhorar as propriedades do protetor solar”.

Química e Derivados, Janaina Alves e André Rosa, Wacker, continuar com investimentos em novos produtos
Janaína e André: crescimento de dois dígitos na AL

Ainda segundo Janaina, o silicone é um composto cuja cadeia principal alterna átomos de silício e de oxigênio, formando os siloxanos. A esta cadeia principal, podem ser adicionados aos átomos de silício grupos metílicos, vinílicos ou fenílicos, formando as variações dos silicones, tanto em tamanho de cadeia, viscosidade (para os fluidos) e para os diferentes tipos de silicones (fluidos, elastômeros, resinas, ceras etc.). “Com isso, os silicones têm alta compatibilidade e estabilidade química, resistência térmica, boa lubricidade, excelente sensorial e baixa tensão superficial”, salienta a assessora técnica.

Nas palavras de Karla, os silicones são polímeros sintéticos, nos quais os átomos de silício estão ligados aos de oxigênio, formando macromoléculas. “Os silicones são interessantes para cosméticos porque sua tensão superficial é diferente da dos óleos e da água. Os silicones têm uma tensão superficial de 20 dynes/cm2, comparada à tensão de 32 dynes/cm2 dos óleos e 76 dynes/cm2 para água. Isto torna possível reduzir drasticamente a tensão superficial pela incorporação de pequenas quantidades de silicones, reduzindo a ‘pegajosidade’ de produtos para a pele, aumentando a ‘espalhabilidade’ de protetores solares ou aumentando a cobertura de maquiagem”, afirma.

O silicone exibe as seguintes propriedades químicas, de acordo com Ohori: estabilidade (resiste aos raios UVA/UVB; variações de temperatura entre -50ºC a 250ºC; bom para chapinha, alisamentos térmicos etc.); hidrorrepelência; antialérgico; lubricidade; “espalhabilidade” (aumenta a cobertura aplicada); efeito sinérgico (diminui a tensão superficial no local aplicado); não comedogênico (não obstrui os poros, permitindo a respiração da pele, do cabelo etc.); sensorial diferenciado (sedoso, acetinado, aveludado, seco etc.).

Segundo Ohori, a Shin-Etsu possui uma linha única que simplifica o processo de fabricação a frio (não é necessário o uso de calor na incorporação) e proporciona maior estabilidade do produto final, com poucas matérias-primas, oferecendo um toque final muito diferenciado. Na opinião de Sevilha, as mais importantes propriedades químicas do silicone são a sua elevada resistência térmica (temperaturas extremas tanto elevadas como baixas) e a baixa tensão superficial, o que favorece o seu excelente sensorial ao tato: seco, suave e sedoso. “O silicone tem uma excelente propriedade de espalhamento e de proteção da superfície. Além disso, por estar disponível em variadas formas, torna-se um material de altíssima versatilidade para formular.”

Tanto é assim que Sevilha lembra que o desempenho do silicone é facilmente percebido no produto pelo consumidor final, o que facilita o trabalho do formulador no desenho de produtos de sensorial moderno. “É um produto de alta eficácia em pequenas doses de utilização”, resume.

Química e Derivados, Cosméticos, spray com polímero de silicone
Spray fixador com polímero de silicone

Planos – Em um mercado movido a ventos favoráveis, a Momentive se dedica a produzir inovação e produtos de desempenho orientados aos seus clientes para que estes possam atender melhor o consumidor final. “Queremos levar a tecnologia de silicone ao próximo nível e continuar aumentando a nossa presença no mercado”, assinala Karla.

A Orica tem planos de “compartilhar informações a respeito da qualidade dos silicones Shin-Etsu”, tanto no Brasil como nos demais países da América Latina. A Orica representa e distribui os silicones Shin-Etsu há aproximadamente um ano. Fundada em 1874, a Orica é uma tradicional fabricante mundial de explosivos para a área de mineração. Também representa e distribui produtos químicos de diversos segmentos, em nível mundial. Possui mais de 14 mil colaboradores em todo o planeta, marcando presença em mais de 51 países.

A Shin-Etsu Chemical, uma das maiores empresas de química do mundo, que gera mais de 20 mil empregos, produz os seguintes tipos de silicones:

-Silicone Gels (crosspolymers): tipo Victoria’s Secret sensorial (sedoso como a seda e seco como o talco);
-Silicone Powders: absorve e adsorve a oleosidade da pele, oferecendo um toque sedoso e seco;
-Inorganic Powder Dispersions: combinação de silicone e filtro solar (dióxido de titânio ou óxido de zinco);
-Silicones Acrylates: combinação de silicone com acrílico (aplicações water-proof, rímel à prova de água, FPS à prova de água, esmaltes para aumentar o brilho, “espalhabilidade” e cor com mais vivacidade etc.);

-Trimethylsiloxysilicates: cabelos, condicionamento, brilho natural, desembaraço, fechamento de cutículas etc;
-Methyl Phenyl Silicone Fluids: brilho intenso, film former, toque acetinado etc;
-Poliether Modified Silicones: coauxiliar de emulsificação, fabricação de cremes a frio etc;
-Amino Guns: cabelo, tratamento, fechamento de cutículas, brilho natural, sensorial diferenciado;
-Silicones voláteis: cabelo, pele, rosto etc. (“penteabilidade” molhado e a seco, “espalhabilidade”, diminui a espumação de cremes etc.);
-Silicone reparador de pontas;
-Silicones fluidos: dimeticones;
-SFD System – Shin-Etsu Formulation Design: sistema único Shin-Etsu para fabricação de cremes/skin care, sun screen, make-up, hidratantes e cremes para cabelo e outros a frio.

Rosa revela que o objetivo da Wacker é continuar com os investimentos em novos produtos, de acordo com as tendências globais e as necessidades locais de seus clientes, além de dar todo o suporte necessário ao desenvolvimento de produtos por meio dos laboratórios de aplicação cosmética no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Japão.

A Wacker é uma empresa química de atuação global com sede em Munique, na Alemanha, que possui aproximadamente 17.200 funcionários e faturou cerca de 4,91 bilhões de euros em 2011. Conta com um parque fabril de 24 unidades, 19 centros de competência técnica e 53 escritórios de vendas no mundo inteiro.

Após forte ganho em 2010, as vendas globais da Wacker Silicones, em 2011, aumentaram pouco menos de 1%: 1,59 bilhão de euros ante 1,58 bilhão de euros em 2010. Maiores volumes de vendas e preços foram responsáveis por esse ganho. Os efeitos negativos das taxas de câmbio, no entanto, atenuaram os negócios. Custos de matérias-primas consideravelmente mais elevados, juntamente com efeitos da taxa de câmbio, impediram o EBITDA de alcançar o nível do ano anterior. Com 183 milhões de euros, foi 20% menor que em 2010 (230 milhões de euros), sinaliza Rosa.

O grupo Wacker é um dos líderes globais de silicone do mundo, com grande participação no mercado brasileiro e na América Latina, sendo o único produtor de silicone que também fornece outras matérias-primas ao mercado cosmético, como as cisteínas de origem vegetal, as ciclodextrinas: cavamax (produzidas por biotecnologia); e as sílicas pirogênicas HDK (agente reológico com alta pureza).

A Momentive possui um portfólio de produtos muito diversificado, que contempla desde os silicones fluidos básicos até as tecnologias especiais sofisticadas e mantém uma “posição de liderança no mercado global”, como Karla faz questão de sinalizar.

Na In-Cosmetics 2012, realizada este ano em Barcelona (Espanha), a Momentive lançou sete novos produtos à base de silicone que podem ajudar os formuladores a melhorar o desempenho de seus produtos de cuidados pessoais:

-Silsoft AX-E: agente condicionante que pode promover excelente proteção térmica e dar cor em produtos para o cabelo, bem como maciez e brilho sem oleosidade;

-Silsoft Q PF: terpolímero de silicone catiônico para aumentar o volume e o corpo, proporcionando suavidade excepcional para o cabelo;

-SME253 PF: microemulsão de silicone com grupo funcional amina, para fornecer produtos para cabelos com excelente condicionamento, além de proteção da cor.

Para cuidados com a pele e maquiagens:

-SilForm 60-A emulsionante: pode atuar como emulsionante água em óleo para um amplo espectro de óleos;

-SilForm EOF emulsionante: fabricado sem a utilização de óxido de etileno e óxido de propileno. Formuladores podem utilizar este emulsionante de água em óleo livre de OE, para formular emulsões estáveis com muitos óleos cosméticos.

Para aumentar a eficácia de protetores solares FPS, melhorando a sua durabilidade, foram lançados:

-SilForm FR-10 e SilForm FR-5: podem ser utilizados para formar uma película altamente flexível sobre a superfície da pele, tornando a sensação de conforto mais duradoura, além de proporcionar maior resistência à água e maior durabilidade.

Química e Derivados, Silicone melhora desempenho em teste para penteabilidade de cabelo
Silicone melhora desempenho em teste para penteabilidade de cabelo

A Dow Corning tem constantemente lançado novos materiais com o objetivo de atender à demanda de formuladores e de consumidores cada vez mais exigentes. Sevilha cita como um recente lançamento o elastômero de silicone com maior compatibilidade com materiais solúveis em água, o Dow Corning EL-7040 Hydro Elastomer Blend, que amplia muito as possibilidades de formulação com silicones com materiais hidrofílicos.

Além disso, Sevilha relata que a Dow Corning vem fortalecendo a sua rede de distribuidores não só no Brasil como em toda a América Latina com o objetivo de estar mais próxima das empresas formuladoras, “provendo assim uma assistência mais dinâmica a todo o mercado”.

A multinacional Dow Corning se considera líder no mercado de silicone e tem mantido essa liderança nas últimas décadas com uma unidade produtora na cidade de Campinas-SP e um armazém em Embu-SP, que funciona como um centro de distribuição para produtos fabricados globalmente com as mais diversas tecnologias. Nos últimos anos, a empresa tem investido no Brasil não só em silicone, mas também em silício metálico com a aquisição de plantas de transformação do quartzo em silício localizadas no Pará e em Minas Gerais.

Bluestar – Subsidiária da China National Bluestar Corp., a Bluestar Silicones produz uma extensa linha de produtos de silicone (para as áreas de energia, eletrônica, aviação, automóveis, construção, cosméticos, paramédicos, moldagens, revestimentos têxteis e de papel e antiespumante) e considera o mercado de home e personal care como parte essencial da sua estratégia comercial, justificada pelos seus investimentos e inovações na área.

No ano passado, lançou cinco novos produtos da linha Mirasil. Alguns destes lançamentos são provenientes da molécula Hals, patente da Bluestar Silicones, que possui uma ramificação aminofuncional encapsulada. Dentre os seus principais benefícios, a empresa ressalta a melhor “penteabilidade”, o toque suave, o brilho, a estabilidade de coloração etc.

Ainda no final do ano passado, foi anunciado o lançamento do novo laboratório de desenvolvimento e aplicações, em Santa Perpétua (Espanha).
Este laboratório está destinado a formular e a desenvolver produtos de silicone para o mercado de home e personal care. “A inauguração deste laboratório foi um passo muito importante e destaca nosso site espanhol como o centro de excelência em personal care para o grupo Bluestar”, afirma Gregoire Amice, gerente global para o mercado de home e personal care na Bluestar Silicones. “Isso mostra o nosso compromisso de longo prazo com os clientes e distribuidores neste segmento.”

O laboratório tem um papel fundamental na expansão do portfólio com a linha Mirasil para a indústria de cosméticos por meio de uma coordenação entre todos os laboratórios da Bluestar Silicones no mundo. “Este é também um passo essencial para a consolidação da Bluestar como fornecedora global de silicone para o setor, combinando a ampla linha de produtos com novas capacidades de nossas unidades na China”, acrescenta o executivo.

A Bluestar lançou duas inovações na edição 2012 da Feira In-Cosmetics que permitem melhorar os efeitos de brilho e antienvelhecimento em seus produtos. A linha Mirasil fica completa, assim, com dois novos produtos. O Mirasil Bright está destinado, principalmente, para cuidados com os cabelos, e permite intensificar o efeito brilhante de seus produtos, como xampus, condicionadores e loções para cabelos. Atende também a outras exigências dos consumidores, como aumento de volume, proteção contra os elementos, duração prolongada, duração da maleabilidade e, o mais importante, brilho natural.

O desempenho do Mirasil Bright em termos de brilho foi comprovado por testes de laboratórios independentes. Foram realizadas análises ópticas em mechas de cabelos tratados com diversas formulações diferentes. Os resultados mostraram que o efeito de brilho do Mirasil Bright foi até 2,6 vezes maior do que os cabelos não tratados ou tratados com outros produtos disponíveis no mercado. Além das aplicações para cabelos, este produto também é um componente ideal para aplicações cosméticas como maquiagem, graças às suas características de alto brilho (máscara, batons etc.).

O Mirasil ADMH B100, baseado em uma tecnologia original patenteada, é um agente condicionador de alto desempenho que, graças à sua resistência térmica e capacidade de absorver radicais livres, mantém a cor com eficácia em cabelos tingidos. Análises ópticas realizadas por um laboratório independente em mechas de cabelos utilizando diversas formulações mostraram o alto desempenho de preservação de cor, mesmo após vários ciclos de lavagem com xampu, enxágues e uso de secador: até cinco vezes mais bem preservado do que em cabelos não tratados ou tratados com outros produtos disponíveis no mercado.

As análises realizadas também mostraram um aumento de quatro vezes na absorção de radicais livres e na capacidade antioxidante de um creme contendo 3% de Mirasil ADMH B100, comparado ao mesmo creme sem o componente. Essas propriedades tornam o novo produto um ingrediente indispensável para absorver radicais livres resultantes da exposição a raios UV e impactos ambientais, retardando os efeitos de envelhecimento. Esses benefícios também são aplicáveis à maquilagem, aos cuidados com a pele (protetor solar) e aos cuidados com os cabelos (condicionador, musse para modelar/fixar etc.).

Química e Derivados, Gregoire Amice, Bluestar Silicones, compromisso com clientes
Amice: laboratório na Espanha para desenvolver aplicações

A Bluestar testou as inovações em animais. Os dois novos produtos são hipoalergênicos, não citotóxicos e não irritantes para a pele e para os olhos. “Essas duas inovações confirmam o nosso interesse em nos posicionarmos como os principais parceiros dos profissionais do setor de cosméticos. O desenvolvimento desses produtos é o resultado de consultas feitas com nossos clientes e demonstra o nosso bom entendimento de suas necessidades e as dos usuários finais”, diz Amice.

A Bluestar informa também que oferece uma linha completa de dimeticonas, ciclometiconas, amodimeticonas, silicones funcionais e silicones com outras especialidades projetados para aplicações cosméticas como cuidados com a pele e cabelos, proteção solar e desodorantes. Nas aplicações para cabelos, os produtos da linha Mirasil tornam os cabelos brilhantes e permitem um condicionamento leve ou um condicionamento sustentado, graças às propriedades diferenciadas.

Nos cuidados com a pele, eles promovem hidratação, proporcionando um toque macio e sedoso. A sua compatibilidade e durabilidade exclusivas são amplamente utilizadas para fornecer ingredientes orgânicos e ativos em cremes, protetores solares e antiperspirantes. Um dos maiores fabricantes de silicones do mundo, com mais de 50 anos de experiência na área, a Bluestar Silicones emprega quase 3 mil pessoas no mundo e fatura cerca de 600 milhões de euros.

Na Farmacosmética 2012, um dos mais importantes congressos para os mercados farmacêutico e cosmético da América Latina, realizada em Cartagena (Colômbia), Luciana Viviani, coordenadora de desenvolvimento e aplicações da Bluestar Silicones Brasil, discorreu sobre os benefícios do silicone Mirasil C-DM para cabelos. Luciana apresentou um estudo que comprova a eficácia do produto em formulações de cosméticos capilares. O estudo comparou resultados entre uma molécula de maior e menor peso molecular, sendo que para a maior molécula (Mirasil C-DM) foi empregada metade da concentração, comprovando assim uma relação ótima de custo/benefício nos diversos quesitos avaliados.

A tecnologia do silicone, aplicada sobre o fio de cabelo, tem a capacidade de se espalhar e de interagir por meio de forças intermoleculares e de ancoramento físico; e, consequentemente, reveste a superfície e alinha as cutículas. Por meio de estudos científicos, o Mirasil C-DM atua na camada superficial da estrutura do cabelo (cutícula), incrementando cerca de 25% de resistência ao fio com uso contínuo e possui compatibilidade com ativos cosméticos, proporcionando uma melhor eficiência com metade da concentração.

Em relação ao teste de aumento de brilho, os resultados obtidos foram excelentes, na ordem de 579% para o tratamento com Mirasil C-DM em razão do tamanho da molécula do produto e da sua capacidade de espalhamento em relação à área superficial e, como resultado, ocorre o selamento da cutícula.

A característica intrínseca do polímero de silicone, como repelência à água ou à hidrofobicidade, pôde ser comprovada através do ensaio de redução de volume. Quando aplicado sobre as mechas de cabelos em situação crítica, simulando dias chuvosos, o tratamento com Mirasil C-DM reduziu em 32% o volume. O produto também foi testado por profissionais em salões de beleza quanto ao condicionamento do cabelo.

Leia Mais:

Um Comentário

  1. boa tarde eu gostaria de ler ou receber algo sobre ou tudo no mundo dos cosméticos sou apaixonda por isso me ajudem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.