Cosméticos – Fragrâncias – Espécies vegetais da Amazônia podem abrir mercados sofisticados para a produção local

O mais importante, contudo, segundo ele, é que a produção brasileira de perfumes está inovando nos conceitos. “Pouco a pouco, os chamados contratipos estão perdendo importância, cresce a cada dia o volume das criações patrocinadas por clientes que valorizam a identidade dos perfumes nacionais, encomendando colônias com fragrâncias tipicamente brasileiras, com o objetivo também de exportá-las.”

Na opinião de Mônica Paiva, responsável pela área de marketing na Isan, o mercado de perfumaria e cosméticos cresce consideravelmente a cada ano. Tanto isso é uma realidade que já se posiciona em terceiro lugar no ranking dos maiores produtores mundiais.

Um dos segmentos de maior crescimento, segundo Mônica, é o de cuidados com a pele, com destaque para os produtos antiidade. “As pessoas estão cada vez mais se preocupando com o bem-estar, a longevidade e a qualidade de vida. Os homens também já estão aderindo aos novos conceitos e, por essa razão, o mercado está cada vez mais de olho neles”, comentou. De acordo com pesquisa realizada pela Fator de Solução/Kline Group, à qual a Isan teve acesso, em 2006 as fragrâncias femininas representaram 61,8% das vendas, enquanto as masculinas, 38,2%.

Segundo Mônica, as tendências mais marcantes em perfumaria hoje apontam para as notas florais, frescas e gourmand. Na opinião da especialista, o Brasil assumirá importância cada vez maior no lançamento de tendências, sobretudo no que diz respeito aos ativos e essências provenientes da Amazônia.

Na opinião de Tarcízio Candelária, diretor de Scent & Care Division da Symrise, os perfumes femininos possuem hoje uma grande concentração de notas florais. Nos masculinos, a predominância é de notas cítricas, similares aos cítricos femininos contendo extratos de cascas de frutos, como limão, tangerina, mandarina, laranja e bergamota, mas apresentando notas com diferentes intensidades.

Química e Derivados, Antonio Carlos Vanzo Júnior, Gerente técnico regional de fragrâncias da IFF, Cosméticos - Fragrâncias - Espécies vegetais da Amazônia podem abrir mercados sofisticados para a produção local
Vanzo Jr.: extração supercrítica confere alta pureza aos óleos

“As fragrâncias masculinas também são dominadas por notas fougère, inicialmente consideradas fragrâncias femininas, mas depois adaptadas com misturas de especiarias, lavandas e frutais cítricos, verdes, herbais e gerânios.”

Para a consultora Sonia Corazza, as tendências olfativas em perfumaria revelam a preferência por cheiros que possam resgatar a sensação de bem-estar e os momentos agradáveis da vida de cada pessoa, o que atualmente está fortemente ligado à natureza. As notas gourmand, gustativas, porém, também continuam em alta.

A perfumaria fi na, segundo Sonia, deve ser subdividida em perfumes para o dia e para a noite. “Para o dia, os destaques entre os perfumes femininos são buquês florais sensuais, enriquecidos com âmbar ou musk, florais românticos e intensos com notas de saída verdes e marcantes, e os florais-frutais”, afirmou. Mas é preciso lembrar, segundo ressaltou, que as notas alimentícias, como cereais e farináceos, além dos tons leitosos estão convivendo com notas licorosas e achocolatadas, revelando a busca do conforto e de atmosferas de relaxamento e sensualidade. “Veja que no Fifi Awards, considerado o “Oscar” da perfumaria, os perfumes vencedores foram Nina (Nina Ricci), Perles de Lalique (Lalique) e Kenzo Amour (Kenzo Parfums), todos dentro dessa genealogia olfativa”, explicou Sonia.

“Para homens, a tendência energizante é bem forte, com cheiros de cascas de frutos cítricos trazendo à tona a tendência para que se mantenham em forma, além de fougères sensuais e ambarados. Para os adolescentes, o destaque fica por conta das notas das flores de laranjeira e outros acordes alavandados e mixados aos musks brancos e a tons aldeídicos.

Para a noite, prevalecem os perfumes com notas clássicas de chipre (combinação de bergamotas, jasmins, rosas, ilangue-ilangue etc.) para as mulheres e notas amadeiradas intensas para o público masculino. “Isso significa que a família dos ingredientes spice-amadeirados, com adição de couro e notas de olíbano, além de especiarias, como gengibre e todas as pimentas, continuarão fazendo sucesso entre as mulheres”, considerou a especialista.

“No passado, há cerca de quinze anos, o mercado internacional inspirava o lançamento de perfumes na mesma direção olfativa, mas isso mudou de uns tempos para cá, pois as grandes empresas, como as brasileiras Natura, O Boticário e Avon, começaram a desenvolver idéias próprias, perfumes com personalidade brasileira, sem recorrer a inspiraçõesexternas”, afirmou Candelária, da Symrise.

Outro ponto importante, segundo ele, é que as notas utilizadas em perfumaria fina acabam sendo também requisitadas para inspirar fragrâncias para outras linhas, como amaciantes de roupas, sabões em pó e produtos de limpeza. “A famosa fragrância Amarige, por exemplo, foi adaptada para produtos de limpeza e as notas florais são as mais requisitadas para limpadores e desinfetantes, entre outros produtos.”

Antigamente, os produtos domissanitários contavam apenas com algumas opções em fragrâncias de jasmim, eucalipto, pinho ou lavanda, mas, atualmente, esse mercado está se sofisticando e pedindo grande variedade de fragrâncias, melhor elaboradas e de efeito mais duradouro, apreciando notas florais, florais alavandadas, florais com toque de perfumaria fina, frutadas e fragrâncias com notas marinhas. Tudo isso é muito importante para os fabricantes de fragrâncias, sendo bom lembrar que o Brasil talvez já seja o terceiro maior consumidor de sabões em pó do mundo, mercado que mais consome fragrâncias no setor domissanitário, seguido pelo de amaciantes de roupas, segundo maior em consumo de fragrâncias.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios