Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Cosméticos – Formuladores se dividem entre antioxidantes naturais ou sintéticos

Hamilton Almeida
16 de novembro de 2011
    -(reset)+

    Neste processo, a fração concreta após a remoção de glicerídeos, ceras e outros materiais resulta no isolamento de absolutos. Entre os concretos e absolutos, incluem-se jasmim, óleo de rosa, óleo de ylang ylang, flor de laranja (neroli), narciso, musgo de carvalho e alfazema.

    O óleo de picnogenol é extraído do Pinus pinaster e, em associação com outros antioxidantes (vitaminas C e E), é capaz de reduzir rugas, a espessura da epiderme, a hiperplasia e a hiperqueratose.

    O óleo de arroz, semelhante aos demais óleos vegetais, contém componentes com propriedades antioxidantes, como tocoferóis/tocotrienóis e γ-orizanol, em quantidades significativas.

    Muitas frutas são ricas em compostos fenólicos com propriedade queladora de íons metálicos e/ou sequestrante de espécies reativas. O extrato da semente de uva é um produto natural que contém lipídios, proteínas, carboidratos e polifenóis. O óleo extraído dessas sementes contém ácido palmítico, palmitoleico, esteárico, oleico e linoleico, a-linoleicos, icosanoico e docosanoico com atividade hidratante e emoliente. Tanto o óleo como o extrato da semente da uva da espécie Vitis vinifera contém flavonoides como a epicatequina, catequina e procianidina (polímeros naturais). Esses compostos polifenólicos combatem os radicais livres com a capacidade dessas moléculas de doar elétrons para eles.

    O chá verde (de Camellia sinensis), planta nativa da China, apresenta em sua composição polifenóis (catequina, galocatequina, epicatequina, epigalocatequina galato e epicatequina galato) com propriedades antioxidantes, flavonoides e compostos fenólicos do ácido cafeico e clorogênico. Os polifenóis do chá verde reduzem em 50% o marcador de oxidação proteica (carbonilação).

    Os flavonoides são substâncias encontradas, geralmente, em frutas e outros vegetais, inibem a atividade da enzima lipo-oxigenase e diminuem a lipoperoxidação nas células. Possuem ação sinérgica com a vitamina C. O extrato aquoso de alecrim (Rosmarinus officinalis) também reduz a lipoperoxidação e, ainda, aumenta os níveis de glutationa.

    A genisteína, uma isoflavona, inibe a formação de dímeros de pirimidina, combatendo o ataque de radicais livres ao DNA. A sua ação antioxidante previne a cascata de sinalização presente no fotoenvelhecimento.

    O xantorrizol, presente no extrato da Curcuma (Curcuma xanthorrhiza Roxb), e os flavonoides (quercetina, luteolina, 3-O-metilquercetina), presentes no extrato de marcela (Achyrocline satureioides), também têm sido aplicados na formulação de produtos cosméticos.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *