Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Cosméticos – Celulite – Laboratórios oferecem arsenal químico para combater problema visível da pele

Rose de Moraes
1 de dezembro de 2008
    -(reset)+

    lipolíticas e hidrofílicas, em total afi nidade com a estrutura da pele, facilitando a penetração do ativo de uma forma mais garantida e rápida”, acrescenta Giovana.

    Conduzindo oxigênio aos fi broblastos, X-Solve aumenta, portanto, consideravelmente a microcirculação sanguínea dos capilares, atuando indiretamente na síntese dos ácidos graxos poliinsaturados existentes naturalmente na pele, e diretamente nas células das artérias, estimulando a circulação.

    Outra tecnologia italiana para tratar a celulite é procedente da Vevy e também está disponível ao mercado via Galena. Trata-se de Iodotrat, matéria-prima composta por moléculas aminadas de iodo, estabilizadas e altamente purifi cadas. “Por se tratar de uma forma orgânica de iodo, essa matéria-prima apresenta boa absorção cutânea. Tempos atrás, pensava-se que os derivados orgânicos e inorgânicos do iodo estimulavam mecanismos hormonais, infl uenciando a atividade da glândula tireóide. Em 1983, contudo, o mecanismo de ação de Iodotrat foi elucidado e descobriu-se que somente sua forma amínica agia por estímulos diretos, sem exercer qualquer efeito hormonal, garantindo sua efi cácia com maior segurança no uso”, comentou a farmacêutica Camila Estopa, também da Galena.

    “O mecanismo de ação de Iodotrat é único e resulta da combinação de duas propriedades principais, ou seja, estimula a lipólise e ativa a microcirculação, pois quando aplicado topicamente irá estimular a degranulação de mastócitos, liberando as substâncias contidas no interior das células. Esse efeito diminui a vasoconstrição local, melhorando a circulação”, informou Camila.

    A eficácia de Iodotrat foi verificada por meio de estudo com 25 voluntárias apresentando celulite em graus 3 e 4. Em 68% dos casos, o efeito anticelulite foi alcançado plenamente, enquanto em 24% dos casos, os efeitos foram evidentes, apresentando resultados razoáveis.

    Tanto a quebra de gordura (lipólise) quanto a inibição da lipogênese (síntese de gordura) e o aumento da síntese de proteínas estruturais da pele também foram observados em composição de ativos que agem em sinergia, desenvolvida pela Mibelle, da Suíça. Trata-se de composto formado por genisteína (a fração biologicamente ativa da isofl avona, extraída da soja), cafeína, carnitina e extrato de microalgas (Spirulina platensis), denominado Iso-Slim Complex. A genisteína age no tecido adiposo, promovendo a lipólise e inibindo a formação de novos adipócitos. Na derme, ela também reforça o tecido conjuntivo, impedindo a expansão do tecido gorduroso. A cafeína aumenta a lipólise por meio da inibição da enzima fosfodiesterase. A carnitina melhora o transporte dos ácidos graxos para as mitocôndrias e o extrato de microalgas contém carotenóides e polissacarídeos que protegem a pele contra o estresse oxidativo e contra a desidratação cutânea, respectivamente.

    Os extratos anticelulite e o exclusivo tripeptídeo glicil-histidil-lisina (GHK) de Liporeductyl (Lipotec), também distribuído no Brasil pela Galena, segundo comenta a farmacêutica Natália Rodrigues, promovem uma ação global de ataque às imperfeições na pele geradas pela celulite. “A combinação de cafeína, butcher’s broom (Ruscus aculeatus), compostos iodados, ivy, carnitina, escina e GHK realmente leva a um resultado cosmético muito signifi cativo, com melhora visível da celulite, por meio da ativação da microcirculação, melhora da hidratação, da elasticidade e da maciez da pele, bem como a redução da quantidade de água extracelular, da massa gorda corporal e, conseqüentemente, a redução da circunferência das coxas e das nádegas”, informou.

    A cafeína, além de ser reconhecida por sua propriedade vasodilatora, bloqueia as enzimas responsáveis pela destruição do AMPc. O butcher’s broom é um extrato rico em rutina, fl avonóide que diminui a permeação capilar. Os compostos iodados têm propriedade lipolítica por estimulação da lípase. O extrato de ivy (Hedera helix) é rico em hederina, saponina que protege e diminui a permeabilidade dos vasos sanguíneos, e ajuda a reabsorver o edema presente na fase inicial da celulite. A carnitina acelera a quebra de triglicerídeos, enquanto o GHK aumenta signifi cativamente a efetividade dos componentes anticelulite, atuando como “varredor” de subprodutos da peroxidação lipídica como aldeídos insaturados.

    Extrato de girassol – Ingredientes ativos derivados de plantas concorrem com grande efi cácia na luta contra a celulite. Assim, extratos de girassol e cártamo, que aliam diferentes ácidos linoléicos conjugados (CLA) e nanoemulsio-nados, deram origem a Regu-Shape. Desenvolvido pela Pentapharm, tratase, segundo Magda Cristina Feltrin, supervisora de marketing da Sarfam, de complexo de ingredientes ativos capaz de diminuir num só tempo o acúmulo de novos lipídios e estimular a quebra de lipídios nos adipócitos.

    Em nanoemulsão, Regu-Shape potencializa a capacidade de penetração dos ativos, podendo surtir efeito exatamente nos pontos desejados, sendo particularmente indicado para produtos destinados a modelar o corpo, produtos para tratar a celulite, pois previne a acumulação de gordura e estimula a degradação da gordura já armazenada nas áreas afetadas.

    Substâncias naturais como o ácido cisteico, a cafeína e o guaraná são capazes de disparar a lipólise nos adipócitos e, associadas à carnitina, transportam os ácidos graxos para as mitocôndrias. Isso é o que se observa em Regu-Slim, desenvolvimento também assinado pela Pentapharm, e disponível ao mercado brasileiro via Sarfam, que reduz drasticamente a espessura dos tecidos adiposos, melhorando o aspecto de casca de laranja da pele das áreas afetadas.  



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. LORENA MEDINA

      BUEN DIA .QUIERO SABER SI SIGUEN VENDIENDO EL COMPLEJO BIO NORMALIZADOR CAPILAR . Y SI EN MEXICO TIENEN ALGUN DISTRIBUIDOR .YO VIVO EN MEXICO. GRACIAS



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *