Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Cosméticos – Ativos funcionais ajudam maquiagens a proporcionar mais beleza e saúde

Rose de Moraes
18 de outubro de 2008
    -(reset)+

    “Os clientes escolhem com quais plataformas de tendências de cores gostariam de trabalhar e nós podemos concretizálas”, informou a administradora Patrícia Cavalheri, gerente de marketing regional de Personal Care Ingredients da Basf.

    “Não é nosso core-business trabalhar com tendências para maquiagem, mas temos parceria com uma renomada casa de tendências de Nova York, que nos presta consultoria para que possamos orientar nossos clientes com antecedência de um ano”, completou Patrícia.

    Química e Derivados, Patrícia Cavalheri, gerente de marketing regional de Personal Care Ingredients da Basf,  Cosméticos - Ativos funcionais ajudam maquiagens a proporcionar mais beleza e saúde

    Patrícia Cavalheri: brasileiras preferem tons suaves

    As tendências de cores para 2009, apresentadas em primeira mão aos clientes estratégicos da companhia, revelam quatro grandes plataformas de inspiração ousadas e inovadoras como Wild Magic, Luxe Organic, Crazy Garden e Lost Land.

    A tendência Wild Magic representa a magia selvagem e traz resultados especialmente indicados para peles ne gras. A criação dos pigmentos foi inspirada em vários elementos como pedras preciosas, texturas diferenciadas e perceptíveis ao toque e aspecto oleoso, quase molhado, para sombras líquidas, batons cremosos pigmentados em tons de laranja vibrantes, sem brilho (mate), efeitos iridescentes sobre a pele e alto brilho (ultraverniz) em tom violeta também para batons.

    Inspirada em cores monocromáticas em tons de bege, madeira, areia, mel e quartzo, a tendência Luxe Organic, originalmente criada para peles brancas, remete aos elementos da natureza e propicia a criação de bases, sombras em pó e batons com brilho suave, bem próximos do natural.

    As texturas siliconadas são as que mais se destacam na tendência Crazy Garden, trazendo tons cítricos, rosas, vermelhos e florais. A última tendência Lost Land traz tons escuros, mais carregados, densos e suntuosos de roxo, cinza e também tons pastel.

    As tendências são várias, mas, na América do Sul, à exceção das colombianas e venezuelanas, as mulheres preferem maquiagem mais suaves e os especialistas da Basf procuram adaptar as grandes tendências mundiais de acordo com a preferência das brasileiras, segundo destacou Patrícia.

    Na opinião do químico Luis Julian, coordenador de serviços técnicos de Care Chemicals para Personal Ingredients da Basf, as tendências mais fortes no momento também apontam para a multifuncionalidade. “As maquiagem devem apresentar mais atribuições, além de sua principal função que é embelezar, observando-se cada vez mais claims de tratamento e proteção solar UVA e UVB, área para a qual a Basf oferece ao mercado ampla gama de filtros UV”, disse Julian.

    Química e Derivados, Luis Julian, coordenador de serviços técnicos de Care Chemicals para Personal Ingredients da Basf, Cosméticos - Ativos funcionais ajudam maquiagens a proporcionar mais beleza e saúde

    Luis Julian: mercado tende à multifuncionalidade

    As maiores exigências quanto à qualidade, a seu ver, também constituem forte tendência em maquiagem. Quanto aos batons, devem proporcionar melhor fi xação e mínima transferência. As máscaras devem evitar ingredientes que possam irritar os olhos. As sombras devem propiciar melhor fixação e fácil aplicação; enquanto os principais atributos para as bases são: mais resistência à água e ao suor.

    Em se tratando de pigmentos de efeito, a Basf oferece ao mercado grande variedade de tecnologias baseadas em substratos de mica das linhas Tímica, Flamenco e Cloisonne, de borossilicato (linha Reflecks) e oxicloreto de bismuto (linhas Biju, Pearl Glo e Chroma Lite), os quais podem ser revestidos com óxidos metálicos e/ou pigmentos de absorção.

    “Os revestimentos possibilitam uma grande variedade de cores e efeitos e os produtos são apresentados em vários tamanhos de partículas para a obtenção de distintas intensidades de brilho, desde acetinados, aveludados, cintilantes até glitters; e esses são os diferenciais dos nossos pigmentos de efeito, que possibilitam combinações de cores, brilhos e texturas que não são obtidas apenas com pigmentos de absorção”, esclareceu Julian.

    Uma das grandes novidades para maquiagem são os pigmentos da linha Reflecks MultiDimensions, que apresentam efeitos de cor diferentes e de acordo com o ângulo de visão do observador. Assim, os pigmentos da linha Reflecks MultiDimensions Changing Cherry mudam do verde ao roxo, oferecendo grande impacto visual às maquiagem. Os pigmentos também podem ser empregados para dar efeitos de maior impacto a produtos fi nais, como perolar xampus ou sabonetes líquidos.

     

     



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *