Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Cosméticos – Associação completa 40 anos de apoio à evolução do setor

Hamilton Almeida
8 de junho de 2013
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    Conferência inédita – A NürnbergMesse Brasil em parceria com a ABC trará, pela primeira vez ao país, um dos mais importantes eventos científicos do mundo: a 22ª Conferência Internacional da IFSCC, marcada para 30 de outubro a 1º de novembro de 2013, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro.

    Sob a coordenação de Jadir Nunes, a Conferência IFSCC 2013 contará com a participação de cientistas de todo o mundo para um intercâmbio de informações, com apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

    Química e Derivados, Mesa composta para abertura do XII Colamiqc, em 1995

    Mesa composta para abertura do XII Colamiqc, em 1995

    A IFSCC possui um ranking que avalia o desempenho dos países por meio da quantidade de trabalhos científicos aprovados nos congressos da federação e do número de associados de cada entidade que a compõe. A ABC é a associação que representa oficialmente o país na IFSCC. Por conta de sua atuação na comunidade científica nacional, conseguiu elevar a posição do Brasil para o 4º lugar no ranking, desde 2010, estando atrás somente de Japão, Estados Unidos e França.

    Com o tema central Boosting Cosmetic Science in Rio, a conferência contará com apresentações magistrais e científicas na forma de apresentações orais e pôsteres, com prêmios para os melhores trabalhos, além de uma área de exposição para as empresas apresentarem globalmente as suas novidades e soluções para a indústria cosmética. A Conferência IFSCC 2013 (www.ifscc2013.com) trará cientistas de vários países para um intercâmbio de informações de alto nível.

    Quem vê o dinamismo atual do setor não imagina que já houve tempos sombrios. Houve época em que o setor foi subestimado, subvalorizado, taxado de indústria de supérfluos. “Hoje vivemos em um tempo em que todos sabem da importância de cuidar da beleza como elemento fundamental para a saúde. E sabem também o que representa o setor em número de empregos: são quase 4,7 milhões, sendo que na área de venda direta há cerca de 3 milhões. O nosso setor saiu de um faturamento de pouca relevância, há 40 anos, para conquistar a 3ª posição no ranking mundial em 2011, com vendas de quase R$ 30 bilhões”, conclui Maria Rita.

    “Sempre guiados pela ética, transparência e responsabilidade, continuaremos trabalhando para ser a maior e mais importante entidade representativa do setor cosmético brasileiro em assuntos técnicos e científicos, reconhecida nacional e internacionalmente como referência e excelência em capacitação técnica e formação profissional em cosmetologia”, garante Kurebayashi.

    Futuro – Levantamento da Euromonitor indica que, na América Latina, as vendas dos cosméticos mais populares e baratos, geralmente comercializados em supermercados, devem crescer 29,5% nos próximos cinco anos, ante 27,7% dos produtos premium, de valor mais elevado. As médias da região estão bem acima das globais: 15,7% para os produtos de massa e 14,6% para os de luxo.

    Segundo Claire Moulin, analista do setor da Euromonitor, o mercado latino-americano “não está pronto” para se deslocar com mais força para os produtos premium. Ela diz que há uma grande oportunidade, atualmente, em países como o Brasil, para cosméticos com múltiplas funções. Um exemplo são os hidratantes que também atuam como protetores solares.

    Moulin afirma também que a variação de canais de venda será importante para o crescimento do setor. Ela chama a atenção para o comércio eletrônico de cosméticos, que já representa 3% das vendas destes produtos no mundo.

    O Brasil é responsável por 58% das vendas de higiene e beleza da América Latina. Nos mercados emergentes, as categorias de cosméticos que impulsionam o setor são as de cuidados com a pele e os produtos para o cabelo.

    Nova diretoria (a partir de 2 de maio):

    João Alberto Hansen – Presidente
    Jadir Nunes – Vice-presidente administrativo
    Jefferson Santos – Vice-presidente financeiro
    Vânia R. Leite e Silva – Vice-presidente técnica
    Hamilton Santos – Diretor administrativo
    Maria Rita P. L. de Resende – Diretora financeira
    Tânia Cristina de Sá Dias – Diretora técnica

    Conselho consultivo:

    Presidente – Alberto Keidi Kurebayashi
    Titulares/Efetivos – Edison T. Nakayama, Dermeval de Carvalho, Luciano Fagliari, Carlos Alberto Trevisan, Álvaro Luiz Gomes, Antonio Celso da Silva
    Benfeitores – Vera Tonon, Márcia E. Nogueira de Paula

    Conselho fiscal:

    Titulares/Efetivos – Luiz Gustavo Martins Matheus, Marco Antonio de M. Carmini, Ricardo Azzini Gonçalves, Sebastião Donizetti Gonçalves, Simone Fanan Hengeltraub, Enilce Maurano Oetterer
    Benfeitores – Walteno S. B. da Silva, Marcelo Golino

    Fatos marcantes dos últimos anos

    2009

    – Simpósio de avaliação de eficácia de produtos cosméticos;
    – Primeira edição do Prêmio Reconhecimento ABC;
    – Lançamento do Index ABC – 3ª Edição (por Luiz Brandão);
    – Instituído o Centro de Documentação, Pesquisa e Memória da ABC (Cedopem-ABC).

    2010

    – Simpósio internacional em inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos;
    – Em paralelo à 20º Expo Farmácia, o 1º Ciclo científico de cosmetologia ABC, no Expo Center Norte;
    – IV Workshop de abordagens estratégicas aplicadas à cosmetologia;
    – 1ª Edição da Expo4Health – Exposição e Congresso Internacional de Bem-Estar e Saudabilidade: parceria NürnbergMesse Brasil;
    – 1º Seminário ABC de Tecnologia em Cosméticos – Salvador, Bahia.

    2011

    – IV Ciclo de palestras ABC-CRF em comemoração ao dia do farmacêutico, ABC e CRF-SP;
    – 1ª Edição do Curso de Verão 2011, ABC, Universidade Lusófona de Portugal e Sociedade Portuguesa de Ciências Cosméticas;
    – Abertura da regional no Rio de Janeiro;
    – Simpósio Internacional de Fotoproteção;
    – Encontro de ex-presidentes da ABC;
    – Abertura Regional no Nordeste (Salvador);
    – Abertura Regional em Porto Alegre;
    – Simpósio de cosmetologia capilar, em Lisboa, na Universidade Lusófona em Portugal;
    – Abertura Regional em Ribeirão Preto;
    – 1º Supplier’s Day na Regional Rio de Janeiro;
    – Lançamento do Novo Logo ABC.

    2012

    – 2ª Edição do Curso de Verão 2012, ABC, Universidade Lusófona de Portugal e Sociedade Portuguesa de Ciências Cosméticas;
    – ABC oficializa acordo de cooperação com a Anfarmag;
    – Participação no Plano Brasil Maior do Governo Dilma Rousseff;
    – Participação no 1º Congresso Internacional de Tricologia e Ciência Cosmética.

    2013

    – Lançamento do Comitê Técnico-Científico Permanente (CTCP) da ABC.



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