Notícias

Conselhos Comunitários Consultivos promovem a comunicação transparente

Quimica e Derivados
29 de julho de 2018
    -(reset)+

    A Comissão ainda desenvolveu um treinamento em parceria com o Sesi. “Atendemos uma demanda, que foi apresentada pelos próprios representantes dos CCC no Encontro realizado em 2016, na Clariant, em Suzano-SP. O treinamento tem 24 horas de duração e ajudará os líderes das comunidades a replicar o conhecimento adquirido”, explica Sylvia. A primeira edição do treinamento será realizada até junho deste ano e unirá os representantes dos CCC da Dow, no Guarujá, e da Unipar Carbocloro, em Cubatão, ambos no litoral paulista.

    Química e Derivados, Reunião do CCC do Cofip ABC: mais diálogo com a comunidade

    Reunião do CCC do Cofip ABC: mais diálogo com a comunidade

    No caso do Conselho do Polo do Grande ABC, o treinamento deverá ser realizado em 2019. “O CCC tem pouco mais de um ano e este é um período de consolidação, tanto no aspecto de integração do grupo com as empresas, e vice-versa, quanto no que diz respeito à permanência e à atuação efetiva de seus membros. Ainda estamos trabalhando com o número mínimo de pessoas, mas estamos empregando todos os esforços para trazer novos membros da comunidade. Entendemos que a capacitação deve acontecer quando o CCC estiver consolidado em seus aspectos relacionados ao engajamento e à participação efetiva de seus membros, confirmação de suas convicções cidadãs e compromisso com os propósitos do Conselho, além da consolidação das demandas apresentadas tanto pelos conselheiros, quanto pelas empresas”, afirma Laudemir Sarzeda da Silva, responsável pelo relacionamento com a comunidade do Cofip ABC.

    A Comissão de Diálogo com a Comunidade também promove uma sala temática no Congresso de Atuação Responsável da Abiquim. Na próxima edição do Congresso realizará a sala “Comunidades Sustentáveis: O que queremos para o futuro?”. “Daremos continuidade ao trabalho realizado no último Encontro de CCC, quando apresentamos e envolvemos os conselheiros no planejamento das empresas em ações que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que são disseminados mundialmente pelo Pacto Global. Os ODS também são objetivos próximos à realidade das empresas e de todos nós como cidadãos”, explica Sylvia.

    Para mais informações sobre como participar e o trabalho desenvolvido pela Comissão de Diálogo com a Comunidade visite sua página oficial: https://abiquim.org.br/comissoes/sobre/dialogo-com-a-comunidade


    Conselhos Comunitários Ativos

    Atualmente estão ativos 12 Conselhos Comunitários Consultivos (CCC), sendo quatro dos seguintes polos industriais: Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), formado por Air Liquide, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, Ultragaz e Vitopel; Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Bahia (COFIC), formado por Basf, Birla Carbon, Braskem, Cristal, Deten Química, Dow, Elekeiroz, Monsanto, Oxiteno e Unigel; Polo Petroquímico de Triunfo – Rio Grande do Sul, formado por Arlanxeo, Braskem, Innova e Oxiteno; e Polo Industrial de Cubatão, formado por Birla Carbon, Braskem, CMOC, Dow, Petrocoque, Rhodia, Unipar Carbocloro, Vale Fertilizantes e Yara.

    Os demais CCC são das empresas: Arlanxeo, em Duque de Caxias-RJ; Basf, em Guaratinguetá e São Bernardo do Campo-SP; Braskem, em Maceió e Marechal Deodoro-AL; Clariant, em Suzano-SP; Dow, em Guarujá-SP; Nitro Química, em São Miguel Paulista-SP; Oxiteno, em Tremembé-SP; e Unipar Carbocloro, em Cubatão-SP.


    A sala temática “Comunidades Sustentáveis: O que queremos para o futuro?” será realizada no primeiro dia do 17º Congresso de Atuação Responsável, que acontece em 15 e 16 de julho, no Novotel Center Norte, na capital paulista, e que terá como tema “Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”.

    O Congresso AR tem o patrocínio da Braskem, Comissão Setorial de Silicones, Croda, Dow, Huntsman, Ingevity, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Unigel e Unipar Carbocloro.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *