Conheça o projeto de engenharia que uniu recuperação de resíduos e economia circular em petroquímica

Allonda

O que é economia circular?

A base da economia circular é repensar a forma como se produz e se comercializa produtos, associando o desenvolvimento econômico a um relacionamento mais responsável com os recursos naturais e sua utilização. Para isso, são necessários novos modelos de negócio, que priorizem insumos com maior durabilidade e que sejam recicláveis e renováveis, para ser possível reduzir a necessidade de matéria-prima e produzir com menor impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é redesenhar o modo de produção do linear para circular.

Como a economia circular pode ser aplicada na indústria química?

O conceito de economia na indústria química proporciona benefícios operacionais e demonstra grande potencial de inovação nas empresas que o adotam. A minimização do desperdício gera valor à cadeia produtiva e promove a competitividade. Assim como em outros setores, neste campo, a economia circular visa reutilizar, reprocessar ou reciclar os materiais e produtos utilizados no processo produtivo.

Como exemplo, podemos citar a recuperação dos sólidos depositados no tanque de efluentes, que foram completamente reutilizados, após a dragagem e desidratação, proporcionando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Como foi possível aplicar economia circular neste caso?

No caso mencionado acima, o assoreamento dos Buffer Tanks do cliente ocasionou um impacto negativo na produtividade da empresa que precisou buscar por soluções para este problema inicial. A solução proposta pela Allonda foi a dragagem e desidratação do lodo que se acumulava nos tanques da petroquímica em tubos geotêxteis, que permitiram retirar o líquido e retorná-los para os tanques.

Este sólido confinado nos tubos seria descartado, mas ao fazer a análise do resíduo, seguindo as bases da economia circular, a engenharia permitiu que o lodo fosse reutilizado em um novo processo produtivo, renovando insumos e eliminando o desperdício.

Quais foram os resultados?

Com os conceitos de Economia Circular aplicados, foi possível retornar o insumo à cadeia produtiva, o que acarretou significativos ganhos econômicos à petroquímica, já que a companhia reduziu custos com matéria-prima e descarte de resíduos, além de poder expandir seu projeto, visto que os recursos utilizados permitiram o crescimento de produtividade da planta, já que os tanques desassoreados não mais limitavam a capacidade de efluentes a receber.

Dimensões do projeto

  • Mais de 4.500 m³ de lodo
  • Destinação em tubos geotêxteis
  • Vazão de bombeamento de 120m³/h
  • Percentual de sólidos no final do processo: 58%

Conheça todos os serviços para indústria química e petroquímica realizados pela Allonda.

Sobre a Allonda:

Transformar a engenharia através da sustentabilidade. Esse é o propósito da Allonda, empresa que há mais de 20 anos atende o setor industrial e de infraestrutura, acumulando centenas de entregas relevantes no Brasil e América Latina.

Com equipe própria de especialistas, a Allonda projeta, implanta e gerencia soluções focadas em economia circular, tanto para água quanto para resíduos, assim como em projetos de emergências ambientais, remediação e compensação.

Saiba mais no site da Allonda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios