Conheça o potencial do nano magnésio na produção de soluções cosméticas

O magnésio é um dos cinco minerais mais abundantes no corpo humano

Existem tecnologias que já estão consolidadas no mercado e que, por serem muito bem aceitas pelo grande público, provocam um movimento tímido de mudanças. Porém, buscar sempre fazer o melhor e se antecipar a grandes demandas deveria ser uma constante, não é mesmo? É justamente essa a possibilidade que o nano magnésio oferece!

Para você entender melhor, nano magnésio é o resultado da mistura de hidróxido de magnésio e carbonato de magnésio extraídos da água do mar e encapsulados em partículas lipídicas com um tamanho superior a 200 nm. Trata-se de um ótimo substituto aos sais de alumínio na produção de diversos produtos cosméticos, garantindo fórmulas mais sustentáveis, eficientes e seguras.

Os benefícios dos produtos que utilizam nano magnésio

O magnésio é um dos cinco minerais mais abundantes no corpo humano. Ele atua como cofator em pelo menos 300 sistemas enzimáticos que regulam várias reações bioquímicas, como a síntese proteica, a transmissão muscular e nervosa, o controle de glicemia e a regulação da pressão arterial. Por isso, trata-se de um dos melhores elementos para soluções de autocuidado.

Aplicado à pele, tanto o magnésio quanto seus derivados já são considerados relevantes pela sua capacidade de aumentar a permeabilidade dérmica, garantindo a reparação de barreiras, facilitando a proliferação e diferenciação epidérmica e possibilitando a redução de inflamações.

O nano magnésio em si é bastante eficaz no auxílio a diversos processos da pele, contribuindo para uma aparência mais saudável e na manutenção de cuidados básicos. Mas até que ele se transforme em produtos que possam ser utilizados pelo público final, existe todo um cuidado nas etapas industriais que garante que este seja um composto essencial e eficaz nas formulações.

Tudo começa com a encapsulação do ativo, que possibilita a entrega inteligente e segura do composto, aumentando a estabilidade e proporcionando a garantia de melhores resultados nos produtos finais.

Outro benefício é que ele pode ser utilizado como substituto ao cloridróxido de alumínio nas formulações de desodorantes, pois é um ativo que proporciona resultados muito positivos sem agredir a pele, minimizando reações alérgicas e a presença de alumínio no organismo, apontado como um elemento potencialmente danoso à saúde.

Muito embora não haja estudos conclusivos sobre os malefícios dos derivados do alumínio em produtos de higiene pessoal, pesquisas continuam se debruçando sobre esta possibilidade e, na dúvida, muitas pessoas já procuram alternativas a formulações sem este ativo, justamente por se preocuparem com uma rotina mais natural e sustentável.

Desenvolver produtos alternativos, portanto, é uma forma de alcançar um público crítico, qualificado e crescente. Sem contar que, por apresentar em sua composição um mineral biocompatível, o nano magnésio não gera qualquer risco com relação à absorção pelo organismo, nem mesmo tem efeitos tóxicos. Por isso, inclusive, ele é seguro para uma parcela da população ainda maior, como o público infantil.

A qualidade dos produtos com nano magnésio

Um produto com base creme feito a partir de derivados do magnésio pode ser útil ao tratamento de dermatite atópica leve a moderada, por exemplo, o que comprova a segurança do uso deste ativo em diferentes condições de pele. Outro uso muito eficaz é em peles secas, já que a função hidratante do magnésio é amplamente reconhecida.

Vale ressaltar que a hidratação é essencial para a flexibilidade da pele. Quando ela é pouco hidratada, perde-se elasticidade e, assim, a rugosidade e a descamação aumentam. Nesse sentido, o magnésio é apontado como solução ideal na prevenção da perda da umidade natural da pele e o consequente aumento da hidratação do estrato córneo.

O magnésio também tem propriedades antibacterianas, algo fundamental para a eficácia de soluções desodorantes, por exemplo. Sabemos que o mau odor é ocasionado pelas bactérias que se proliferam por conta da sudorese. Então, para atuar contra isso, o mecanismo de ação do magnésio funciona por meio dos íons divalentes que afetam as membranas das células bacterianas, tornando-as mais sensíveis e suscetíveis ao rompimento.

Com a utilização de hidróxido de magnésio e carbonato de magnésio, esse fator antibacteriano proveniente do aumento de pH é ampliado, desfavorecendo o surgimento de bactérias que, entre outros problemas, causam o mau odor do corpo. Essa característica substitui os compostos de alumínio que falamos antes, que são utilizados para criar uma camada protetora que impede a transpiração.

O mecanismo de ação do blend de magnésio é diferente, mas igualmente eficiente e muito mais sustentável e seguro para os cuidados pessoais, como vimos. Inclusive, ao combinar o nano magnésio com outros ativos, há a chance de promover ainda mais benefícios.

De início, já é possível assegurar a capacidade anti-inflamatória, a redução da oleosidade e o odor, a potencialização do efeito calmante e a função adstringente. Por conta dos derivados de magnésio, ainda pode-se garantir o estímulo ao colágeno, o equilíbrio e o controle do pH, bem como a uniformização do tom da pele. O efeito antioxidante é, por fim, outro benefício do ativo.

Diante do que apresentamos neste artigo, você ficou interessado no potencial do nano magnésio para a formulação de produtos inovadores, facilmente aceitáveis no mercado e altamente sustentáveis? Acesse nosso site www.belmag.com.br ou entre em contato com nosso time (47) 3461-2700 para conhecer melhor a nossa solução e levar essa tecnologia para os seus produtos também!

A Buschle Lepper é uma empresa destaque no GuiaQD.com.br, para mais informações sobre os produtos da empresa acesse clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.