Conheça o óxido de cálcio ou cal viva

Óxido de Cálcio: venha conferir uma matéria completa sobre este produto muito consumido em diversos ramos

O óxido de cálcio possui uma alta demanda em variados segmentos, como o de produção de aço, construção civil, indústria química, indústria de papel e celulose, de alimentos e muito mais. Descubra a seguir outras aplicações relevantes, além de suas propriedades e principais fornecedores. Vem com a gente!

Acesso Rápido no post

O que é óxido de cálcio?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características?
Aplicações do óxido de cálcio
Manuseio do óxido de cálcio
Onde comprar o óxido de cálcio?

O que é óxido de cálcio?

O óxido de cálcio se trata de uma substância inorgânica que tem aspecto de sólido branco e é pouco solúvel em água à temperatura ambiente. Faz parte da classe dos óxidos, ou seja, de substâncias formadas pela combinação de dois elementos e sendo um deles o oxigênio (O).

Também é denominado de cal virgem ou cal viva. A nomenclatura cal, de forma geral, é usada para diversos produtos obtidos a partir da calcinação do calcário.

O óxido de cálcio, por exemplo, é o obtido através do sal carbonato de cálcio, que está no calcário. Da calcinação (aquecimento ou decomposição térmica) se obtém a cal viva e gás carbônico. Já o hidróxido de cálcio, conhecido como cal hidratada ou cal extinta, é o resultado da calcinação do carbonato de cálcio + hidratação (reação com a água). Por sua vez, a reação entre o hidróxido de cálcio e o gás carbônico resulta no carbonato de cálcio.

Vale ainda dizer que o calcário é originário de rochas, sedimentos ou concheiros naturais. Da calcinação das rochas calcárias é possível se obter, além do óxido de cálcio, o óxido de magnésio, que também apresenta diversas aplicações na indústria.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

     

    Qual é sua fórmula?

    A fórmula química da cal viva é (cal sem apagar) é CaO, enquanto a da cal hidratada (cal extinta ou cal apagada) é Ca(OH)2 e do carbonato de cálcio é CaCO3.

    Quais são suas principais características?

    • Aspecto: sólido.
    • Cor: branco.
    • Odor: Inodoro.
    • CAS: 1305-78-8.
    • Solubilidade: pouco solúvel em água à temperatura ambiente.
    • Temperatura de fusão: 2850 ºC.
    • Massa molar: 56,08 g.mol

    Aplicações do óxido de cálcio

    Como vimos, se emprega o óxido de cálcio em variados segmentos, destacando-se o siderúrgico, de construção civil e químico. Confira a seguir as principais aplicações da cal viva:

    • Usada para obter a cal hidratada: esta tem ampla utilização na construção civil em argamassas para alvenaria.
    • Indústria de papel e celulose:  a cal é utilizada na produção de polpa de madeira, visto que ela é muito alcalina. Aplicada também nos processos de branqueamento.
    • Indústria de alumínio.
    • Indústria de tintas.
    • Indústrias de refratários.
    • Cerâmicas.
    • Curtume.
    • Indústria química: pode ser usada para fabricação de produtos químicos, como carbureto de cálcio, óxido de propeno, carbonato de cálcio precipitado, fostato bicálcico.
    • Indústria alimentícia: a cal viva pode ser aplicada na produção do açúcar e como desidratante na transformação de polpas cítricas em pellets para alimentação animal (CPP).
    • Setor de saúde: usada no preparo de materiais dentários, utilizados em restaurações e tratamento de canal. Outra utilização se destina ao tratamento de queimaduras.
    • Indústria siderúrgica: usada na produção de aços e outros metais. Outro uso é como regulador de pH no tratamento de águas e remoção de enxofre. Vale ainda destacar que a cal pode formar misturas com silicatos.
    • Agronegócio: serve para correção de solo e nutrição das plantas. Dessa forma, ela é capaz de elevar o pH rapidamente; fornecer cálcio e magnésio; elevar a produtividade.

    Quanto ao carbonato de cálcio, podemos afirmar que ele pode ser natural ou precipitado. O natural é compacto, duro e pesado, enquanto o precipitado é leve e sedoso. Também são usados para diversas aplicações, como fabricação de vidros, correção da acidez do solo (calagem), produção de cimento, de aço, de medicamentos, cremes dentais, em tintas, papel e muito mais.

    Por fim, o hidróxido de cálcio é um composto inorgânico que tem aparência de pó branco e pouco solúvel em água. Ele é usado para tratamento de água, indústria química, setor de tintas, petrolífero, farmacêutico, agrícola, alimentos e bebidas, curtume, cosmético, adesivos, entre outros.

    Leia Mais
    Propionato de Cálcio: conservante para pães e outros produtos
    Óxido de magnésio aplicado em compostos de fluorelastômeros
    Potassa Cáustica se destaca no setor agropecuário
    Ácido propiônico: um conservante muito utilizado em alimentos
    Bicarbonato de Sódio: Produto Tradicional tem Mercados para Avançar e Ampliar a Produção de Forma Sustentável
    Bauminas anuncia projetos para 2016 com destaque para novas fábricas
    Reúso de Água – Algumas indústrias evitam desperdício com recirculação, mas poucas reúsam de fato
    Cerâmica: Nanopartículas permitem fórmulas inovadoras

    Manuseio do óxido de cálcio

    Para uma manipulação segura do óxido de cálcio é importante que seja evitado o contato do produto químico com a pele e olhos. Uma ventilação adequada também necessita ser providenciada em locais onde ocorra a formação de pós.

    Medidas de primeiros socorros

    – Após a inalação: retirar a vítima para o ar fresco e colocá-la em uma posição que não dificulte a respiração. Em caso de indisposição, vale consultar um médico.

    – Após contato com a pele: lavar abundantemente o local contaminado com água. Também é importante tirar a roupa contaminada. Esta vestimenta deve ser lavada antes de uma reutilização.

    – Após contato com os olhos: enxaguar abundantemente os olhos com água, mantendo as pálpebras superior e inferior abertas. Se usar lentes de contato, retire-as, se for possível. Consultar um oftalmologista.

    – Após a ingestão: enxaguar a boca e beber em torno de 2 copos de água. Em caso de indisposição, procurar atendimento médico.

    É preciso que o óxido de cálcio seja conservado em embalagem hermeticamente fechada e armazenado em local seco e bem ventilado.

    Onde comprar o óxido de cálcio?

    Para encontrar os principais fornecedores de óxido de cálcio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.