Congresso de Cosmetologia dá ênfase à inovação tecnológica

Química e Derivados, Congresso de cosmetologia dá ênfase à inovação tecnológica - ABC

O 29º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia, foi concluído no dia 12 de maio de 2016, em São Paulo e teve uma repercussão imensamente positiva, segundo depoimentos dos participantes.

O tema deste ano “Criatividade e Inspiração: o poder da transformação” acertou em cheio ao alertar para o comportamento esperado durante a crise vivida no país para que uma empresa ou profissional se torne relevante no mercado. Existe a necessidade urgente de inovação que é esperada do setor, que deve alcançar os consumidores por meio de produtos que ofereçam estímulos, sensações e experiências únicas.

Por essas razões, o conteúdo oferecido durante os três dias de congresso apostou em atualidades e tendências em pesquisas e tecnologias, além de contar com grupos de palestras temáticas sobre assuntos que estão em alta, como repelentes e dermocosméticos.

Química e Derivados, Congresso de cosmetologia dá ênfase à inovação tecnológica - ABC

Neste contexto, o Fórum de Repelentes foi pensado após a intensa procura por informações sobre essa categoria de produto cosmético devido ao surto de dengue, zika e chikungunya que acomete várias regiões do Brasil desde 2015. Sob coordenação de Enilce M. Oetterer, também membro da Comissão Organizadora desta edição do Congresso, e João Hansen, atual presidente da ABC, o fórum dispôs de quatro palestras que abriram o evento no primeiro dia, em 10 de maio. A primeira delas foi apresentada pelo entomologista João Paulo Correia Gomes, do Senac, e tratou sobre o mosquito Aedes aegypti e as três doenças transmitidas pela sua picada. Silvana Nakayama, da Merck, prosseguiu a programação com informações sobre formulações para repelentes com IR3535. Na sequência Ricardo Azzini, da HallStar-Fortinbrás, definiu todo o contexto para o desenvolvimento de um repelente (resoluções a serem seguidas, ativos repelentes permitidos, requisitos de segurança e eficácia, além de indicar as preferências dos consumidores ao escolher um produto) para atingir o objetivo inicial da sua palestra: sugerir a utilização de ingredientes derivados de oliva em formulações repelentes. Por fim, as palestras do fórum foram encerradas com a ilustre participação especial de Ethel Cardoso Freitas, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, que abordou os aspectos regulatórios desse produto, incluindo informações importantes sobre o uso de repelentes por gestantes.

A programação seguiu com a primeira palestra magistral do congresso, que foi proferida por Majella Lane, diretora da UCL Skin Research Group, da University of London, que discutiu sobre os métodos alternativos para segurança e eficácia de cosméticos em sua apresentação “Desenho racional da formulação”, que traz como orientação principal que haja uma liberação efetiva das substâncias ativas na pele em formulações cosméticas, para que esta seja considerada eficaz e satisfatória. Na palestra, foram fornecidos exemplos que demonstram que a liberação ideal dos ativos na pele é selecionada com base na combinação entre polaridade e solubilidade. Por fim, foi realçada a importância emergente de técnicas que provam como o veículo é distribuído sob e sobre a pele.

A segunda palestra magistral aconteceu ainda no primeiro dia do evento, no início da tarde, e chamou a atenção do público por sua temática inovadora nesses tempos de crise. Michel Alcoforado, antropólogo renomado e proprietário da Consumoteca, discorre sobre “Um novo olhar sobre o consumo”, que aponta, em uma via de mão dupla, estratégias para as marcas atuais se sobressaírem, levando em conta a percepção de mudanças e tendências sócio-culturais atuais, além de identificar o consumo como um fenômeno capaz de explicar a sociedade contemporânea. Como ponto alto da sua palestra, proferiu sobre o movimento crescente de empoderamento feminino e a oportunidade de marcas se aproveitarem disso como estratégia de marketing: o discurso do seu negócio deve fazer sentido para o consumidor, fazê-lo se sentir compreendido e incitar desejos que culminem na compra.

Para abrir o segundo dia do evento, mais uma palestra magistral, do publicitário global Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular, que foi propiciada pela Cosmetic Innovation: “Atitudes e comportamento dos novos consumidores brasileiros neste cenário de crise”. Ele citou o empoderamento do consumidor nas últimas décadas, dados sociais e afirmou que os brasileiros estão mais exigentes em suas compras. Valeu-se de características e comportamentos de grupos, pensando em seus diferentes poderes aquisitivos, para se criar personas coerentes com o público alvo do produto, o que elevaria os resultados dos negócios. Assim como Michel Alcoforado, apontou para o empoderamento da mulher como ponto chave para se obter sucesso nas vendas. Por fim, definiu estratégias de sucesso para se conectar com o consumidor e com a experiência de compra durante uma época de crise econômica.Outra atração oferecida foi a Mesa de Dermocosméticos, que, sob coordenação de Alberto Keidi Kurebayashi, da Protocolo Consultoria, contou com a participação de dois grandes nomes sobre o tema: Dr. Sérgio Schalka, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Rodrigo Kurata, da IMS Health. Durante a Mesa de Dermocosméticos, foram apresentados apontamentos dos estudos de segurança e eficácia, além de inúmeros dados de mercado dessa categoria de produtos. Por fim, também foi exposta a necessidade de se atentar às demandas específicas dos diferentes grupos de consumidores dos dermocosméticos para se ter sucesso nas vendas.

Química e Derivados, Dieamant: empresas precisam adotar modelos de criatividade
Dieamant: empresas precisam adotar modelos de criatividade

O início da tarde do segundo dia do congresso, 11 de maio, se deu com a palestra magistral de Gustavo Dieamant, do Grupo Boticário, “Inovação e criatividade no desenvolvimento de produtos cosméticos”, que definiu pontualmente inovação e criatividade, para então correlacionar ambas ao processo de desenvolvimento de qualquer produto, incluindo os cosméticos. Utilizou-se de afirmações concisas e rígidas, que deram um ar de aconselhamento, como a de que inovação e criatividade podem e devem acontecer em qualquer lugar, mas que nem todos são bons naquilo que fazem. Foram abordadas, de forma objetiva, boas práticas relacionadas à geração de ideias, a modelos de criatividade pré-estabelecidos e praticados por companhias, além de ser sugerido o exercício criativo e novas propostas relacionadas ao tema.

O terceiro e último dia teve início com a quinta palestrante magistral, Maria Luisa Pérez, da Universidad Autónoma Metropolitana do México (UAM-X), que, tendo como base a sua pesquisa, dissertou sobre a correlação entre neurociência e o papel social do cosmético, sob a ótica do aumento da confiança emocional de crianças carentes em situações vulneráveis, como orfanatos, creches e escolas no México. Foi possível concluir que a utilização de produtos de higiene e limpeza por essas crianças, além de prevenir doenças e manter a higiene (função original dos cosméticos), aumentou significantemente a confiança emocional de se apresentar-se limpo e asseado frente a pessoas que pudessem vir a ser benfeitores ou possíveis pais adotivos (função neurosocial dos cosméticos).

Para fechar o congresso, Bernhard Fink, antropólogo evolucionista da Universidade de Göttingen, profere sua palestra magistral “O que é a beleza? Perspectivas de um cientista evolucionista”. Bernhard inicia sua palestra afirmando que a sociedade julga a atratividade e faz inferências da aparência física alheia seguindo um determinado padrão e que as pesquisas afirmam que existe um acordo entre tais julgamentos. Assinala-se que o interesse humano na morfologia facial e corporal – e as percepções sociais evocadas pelas características físicas – não são nem arbitrárias e nem culturais, mas refletem adaptações moldadas pela seleção sexual. O palestrante abordou as causas, mecanismos e percepção do dano crônico do sol na pele, considerando a obsessão humana por uma aparência jovem e saudável um facilitador da adoção de estratégias de proteção solar nos próximos anos.

Na sequência, deu-se início à Cerimônia de Premiação, na qual os cinco melhores trabalhos de cada categoria (científico oral e e-poster) foram mencionados pela Comissão Científica, formada por André Baby, Silvia Mussolini e Erica Bighetti Ribas, sob coordenação de Ana Carolina Ribeiro. A partir dos conteúdos destes trabalhos, é possível avaliar em quais temas e sob quais perspectivas as principais universidades do país estão realizando suas pesquisas sobre cosmetologia.

Na categoria e-poster, corroborando as considerações sobre neurociência da palestrante magistral mexicana Maria Luisa Pérez, o trabalho vencedor foi para a autora principal Iris Ramos Torres Giovanini, da UFRJ, e teve como título “Desenvolvimento e avaliação de uma maquiagem corretiva fotoprotetora para pacientes portadores de vitiligo”.

Na categoria científico oral, indo ao encontro dos ideais proferidos pela palestrante magistral inglesa Majella Lane, o primeiro lugar foi para o autor principal Silas Arandas Monteiro e Silva, da UNIFESP – com co-autoria de alunos da USP-Ribeirão Preto e UNICAMP – com o trabalho “Iontoforese catódica: estratégia tecnológica para otimizar a retenção cutânea de antioxidantes”.

Por fim, durante a Cerimônia de Encerramento, a Comissão Organizadora do tradicional Congresso Brasileiro de Cosmetologia, formada este ano por Ricardo Azzini, Ana Carolina Ribeiro, Enilce M. Oetterer e Renato Santos, despediu-se oficialmente do Transamérica Expo Center e anunciou o seu novo local de realização para o próximo ano: o recém inaugurado São Paulo Expo.

Após o imenso sucesso deste ano, convidamos a todos a participarem do congresso do próximo ano. A 30ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia já está com tema confirmado – “Inovação e tendências: a influência do consumidor” – e acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, no São Paulo Expo.

FCE Cosmetique

A ABC esteve presente também na FCE Cosmetique, com um estande que trouxe muitas atrações para os participantes da feira. No estande da ABC, foram inaugurados dois novos espaços: Insight Lab e CosmeTalk.

O Insight Lab teve por intuito oferecer palestras gratuitas, ministradas por especialistas, definidas por eixos temáticos distintos em cada um dos três dias de evento.

O primeiro dia teve como tema “Inovação”. As palestras proferidas nesse dia foram: “Panorama da inovação no Brasil: novidades ou mais do mesmo?”, de Emiro Khury; “Novo olhar para conceituação e criação de perfumes”, de José Luis de Paula; “Processo de inovação: por onde começar?”, de Enilce M. Oetterer; “Aspectos comparativos de inovação nas indústrias cosmética e farma”, de Alberto Keidi Kurebayashi; e “Panorama de repelentes no Brasil”, de Enilce M. Oetterer.

Durante o segundo dia, foram apresentadas cinco palestras sobre a temática de sustentabilidade: “Validade de MP’s: reteste ou descarte”, de João Hansen; “P&D Sustentável”, de Jadir Nunes; “O que mudou com a nova lei de Biodiversidade?”, de Luiz Gustavo Martins Matheus; “Caminhos da sustentabilidade: redução de custos pela eficiência energética”, oferecida pelo SENAI-SP; e “O reuso de água na indústria cosmética”, de Sebastião Gonçalves.

O tema central do terceiro dia foi “Assuntos Regulatórios” e as palestras foram: “Panorama de alisantes capilares sobre o aspecto da segurança do consumidor”, de Adriano Pinheiro; “Harmonização global: quão longe, quão perto estamos?”, de João Hansen; “Pontos críticos detectados nas inspeções sanitárias”, de Rita Baccocini, da CVS-SP; “Embalagens cosméticas: aspectos técnicos e legais”, de Antonio Celso da Silva; e, por fim, “RDC 48”, de Rosana Malícia.

O CosmeTalk, por sua vez, foi um espaço para os visitantes tirarem suas dúvidas técnicas com os diretores e parceiros da entidade. Os temas dos tira dúvidas foram bem amplos e seguiram os eixos temáticos do Insight Lab: assuntos de P&D e inovação no primeiro dia da feira, sustentabilidade no segundo dia, e regulatórios no terceiro dia. O CosmeTalk ofereceu um plantão tira dúvidas sobre os mais diversos assuntos relacionados a esses três eixos temáticos, que foram desde dermocosméticos, perfumes, formulações, até terceirização e tributos, reuso de água, eficiência energética, bem como GHS, fiscalizações, RDC 48, embalagens e rotulagens.

O estande deste ano contou com uma nova opção de entretenimento para testar os conhecimentos técnicos dos visitantes: foi organizado um quiz com diversas perguntas relacionadas à química cosmética básica, assuntos regulatórios etc. Os jogadores puderam se divertir e concorrer a brindes, caso acertassem as questões propostas.

Além disso, a apresentação de pôsteres em formato eletrônico (E-Posters) foi mantido este ano dentro do estande, reforçando o compromisso de sustentabilidade e inovação da ABC.

Texto elaborado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC)

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